WEC: 1000 milhas no regresso à competição

Por a 13 Março 2019 19:17

Faltam apenas três provas para o fim da Super Season. E nesta recta final, o campeonato terá três palcos míticos. Spa e Le Mans são as últimas paragens mas para já é tempo de regressar a Sebring, a pista que recebeu a primeira prova do WEC.

Sebring foi uma das novidades do calendário da Super Season e tem também direito a um sistema de pontos adaptado, com o vencedor a levar para casa 32 pontos, o segundo lugar 23 e o terceiro 19.

Não há grandes novidades na lista de inscritos com sete LMP1, sete LMP2, onze LMGTE Pro e nove LMGTE AM.

Nos LMP1 o domínio incontestado da Toyota mantém-se, com a liderança na tabela à frente da Rebellion, a única equipa privada que se tem aproximado dos nipónicos. Segue-se a SMP, a ByKolles, que não estará presente nesta ronda, a Dragonspeed e a Ginetta que continua sem se estrear na competição.

A Toyota é claramente a favorita e os resultados dos últimos dois dias de testes são evidentes. A diferença de quase dois segundos para os não-híbridos mostra bem que a luta mais acesa será interna entre os Toyota #7 e o #8. Fernando Alonso, Kazuki Nakajima e Sébastien Buemi são os lideres do campeonato de pilotos, com 102 pontos, mas os colegas José Maria Lopez, Kamui Kobayashi e Mike Conway estão perto com 97 pontos. Seguem-se as duas tripulações da Rebellion, que para esta ronda tem uma novidade… a ausência de André Lotterer. O germânico tem sido presença assídua no endurance, mas as suas obrigações na Fórmula E impedem-no de estar na pista onde tudo começou no WEC. Mathias Beche é o homem que substitui a estrela alemã.

Também na SMP há uma baixa de peso no carro #11 com Jenson Button a dar primazia aos compromisso nos Super GT Japoneses, entrado para o seu lugar Brendon Hartley, que estará a competir na prova do WEC e do IMSA. Sergey Sirotkin é também novidade na SMP no carro #17.

Nos LMP2 a luta está renhida entre os dois carros da Jackie Chan DC Racing e da Signatech Alpine. O #38 da DC Racing está na frente com 112 pontos, seguidos do #36 da Alpine e do #37 da DC Racing. A grande novidade deste fim de semana é a estreia dos novos pneus Dunlop, um terceiro composto desenvolvido pela marca britânica que responde assim a Michelin. A Alpine mudou da Dunlop para a Michelin enquanto a DC Racing se mantém com a Dunlop. Os Oreca mantém-se como o chassis mais competitivo deste grupo, mas será interessante nesta nova guerra de pneus, ver quem sai por cima.

Nos LMGTE Pro há uma novidade com a entrada de um Corvette. O resto do pelotão dos GTE mantém-se sem grande surpresas. A Porsche lidera a competição com 181 pontos, seguidos da Ford (105) e da Ferrari (102).

Kevin Estre e Michael Christensen são os lideres com 111 seguidos de Olivier Pla e Stefan Mucke a alguma distância e em igualdade pontual com Gianmaria Bruni e Richard Lietz. Nesta categoria o nosso destaque tem de ir forçosamente para António Félix da Costa que regressa ao endurance, na companhia de Augusto Farfus e Bruno Spengler, que troca com Alexander Sims, que passou para o #81. Os Porsche continuam muito fortes, mas a Ford conhece bem a pista e quer certamente mostrar serviço nesta que poderá muito bem ser a última época. Esperemos que os BMW continuem a evoluir e que possam chegar ao topo.

Em LMGTE temos com grande destaque Pedro Lamy com os companheiros do costume. O português é vice- líder, atrás da tripulação do Porsche da Team Project 1 que teve um incidente nos testes que antecederam esta prova. Os danos foram tais que obrigaram a equipa a recorrer a outro chassis que veio da Alemanha. A TF Sport fecha o top 3 na luta por equipas e por pilotos.

É um fim de semana em cheio em Sebring com o WEC e o IMSA para animar os fãs de Endurance. Esperemos que os ressaltos da pista beneficiem os nossos pilotos e que cheguem boas notícias dos EUA.

Horário:

Quarta-Feira, 13 de março

WEC Treino Livre 1 19h00

WEC Treino Livre 2 23h45

Quinta-Feira, 14 de março

WEC Treino Livre 3 23h45

WEC Qualificação (LMGTE PRO & GTE Am) 01h30

WEC Qualificação (LMP1 & LMP2) 02h00

Sexta-Feira, 15 de março

WEC (Corrida/1000 Milhas) 20h00

Sábado, 16 de março

IMSA Warm-Up 12h00

IMSA (Corrida 12 Horas Sebring) 14h40 

NOTA: Hora de Portugal continental

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado