24h Le Mans: BMW quer voltar a triunfar

Por a 10 Junho 2025 15:12

A trajetória da BMW nas 24 Horas de Le Mans é marcada por quase um século de paixão, inovação tecnológica e design artístico, culminando numa vitória geral histórica que consolidou a marca no imaginário do automobilismo mundial. Com a marca bávara a ter uma presença alargada na história da mítica prova, 2025 pode ser o ano do regresso ao primeiro lugar da geral.

Os Primeiros Passos e o Primeiro Sucesso (1939)

A estreia da BMW em Le Mans aconteceu em 1939, quando a marca alemã levou o elegante 328 Touring Coupé para a disputa. Apesar da sua primeira participação, o modelo surpreendeu ao garantir a vitória na sua categoria e terminar em quinto lugar na classificação geral — um feito impressionante para uma estreia em uma das corridas mais desafiadoras do mundo.

Retorno e a Era dos Carros-Artísticos (Anos 1970–1980)

Após um longo hiato, a BMW retornou às 24 Horas de Le Mans na década de 1970, inicialmente com o modelo 2800CS e, em seguida, com o icónico 3.0 CSL. Este último não apenas marcou a presença da BMW nas pistas, mas também deu início ao famoso projeto dos “BMW Art Cars”. O primeiro Art Car foi pintado pelo escultor Alexander Calder em 1975, inaugurando uma série que contou com obras de Frank Stella, Roy Lichtenstein e Andy Warhol, cujo BMW M1 conquistou um respeitável sexto lugar na geral em 1979.

Durante as décadas de 1970 e 1980, tanto equipas oficiais quanto privadas competiram com diversos modelos da BMW, incluindo o M1 e as versões CSL, acumulando experiência e reconhecimento, embora sem alcançar a vitória geral.

Fornecedor de Motores e a Grande Vitória (Anos 1990)

Nos anos 1990, a BMW ganhou destaque ao fornecer motores para o McLaren F1 GTR, que conquistou a vitória geral em Le Mans em 1995 com o poderoso motor V12 da BMW. Esse sucesso incentivou a BMW a investir nos seus próprios protótipos, com os modelos V12 LM em 1998 e V12 LMR em 1999. Este último, desenvolvido em parceria com a Williams, garantiu a única vitória geral da BMW em Le Mans até hoje, superando a forte concorrência da Audi, Toyota, Mercedes e Nissan.

Era Moderna: GT Racing e Retorno à Classe Principal

Após a vitória em 1999, a BMW direcionou os seus esforços para as categorias GT, competindo com modelos como o M3 GT2, que conseguiu a pole da sua categoria e um pódio em 2011, e o M8 GTE, que participou da classe WEC GTE Pro a partir de 2018. Foi com esta máquina que António Félix da Costa fez a estreia em Le Mans. AFC estreou-se em 2018 e correu em Le Mans nos GTs por duas vezes, antes de se mudar para os protótipos onde conseguiu vencer (LMP2, em 2022). Mas os primeiros passos nesta grande prova foi dado com a BMW, numa altura em que já era piloto de fábrica.

A Década de 2020: Retorno à Classe Principal

Em 2024, a BMW voltou à principal classe dos protótipos em Le Mans após 25 anos, com o lançamento do BMW M Hybrid V8.

O BMW M Hybrid V8 possui um motor V8 biturbo de 4,0 litros, combinado com um sistema híbrido LMDh padronizado, debitando cerca de 680 cv combinados. É equipado com um chassis monocoque em fibra de carbono desenvolvido em parceria com a Dallara.

A equipa BMW M Team WRT competirá com dois carros BMW M Hybrid V8 na classe Hypercar. O carro #15 terá como pilotos Dries Vanthoor (Bélgica), Raffaele Marciello (Suíça) e Kevin Magnussen (Dinamarca). Já o carro #20 contará com René Rast (Alemanha), Robin Frijns (Países Baixos) e Sheldon van der Linde (África do Sul). A BMW chega a Le Mans sem o rótulo de grande favorita, mas com argumentos para conquistar um bom resultado, dada a especificidade desta prova. O BMW M Hybrid V8 já mostrou que pode ser um carro competitivo, resta saber se Le Mans vai escolher a BMW para regressar às vitórias.

Foto: Abertura – Philippe Nanchino / Restantes – oficiais

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado