24h Le Mans: Alpine mais próxima da frente

Por a 10 Junho 2025 12:55

As 24h de Le Mans têm um apelo especial para todos os que estão envolvidos no desporto motorizado, especialmente para as marcas francesas. A jogar em casa, as estruturas gaulesas tentam sempre dar motivos de alegria aos fervorosos adeptos que vestem as suas cores. Com duas marcas francesas representadas, há uma que parece ter mais argumentos para tentar chegar ao triunfo. A Alpine.

Já com um triunfo à geral, a marca francesa quer repetir o feito, sabendo que não tem tarefa fácil pela frente. Mas do que já se viu e pela história, antiga e recente, há motivos para ter algum otimismo.

As Origens: Pioneirismo e Determinação (1963–1969)

Fundada por Jean Rédélé em 1955, a Alpine nasceu da paixão pelas estradas sinuosas dos Alpes e rapidamente se projetou no automobilismo francês e até mundial. O seu ‘habitat’ eram os troços de ralis, onde rapidamente chegou ao sucesso. Na resistência, a chegada ao topo demorou um pouco mais. A sua estreia em Le Mans aconteceu em 1963, com três carros M63, todos forçados a abandonar a prova. No entanto, essa primeira participação marcou o início de uma jornada metódica rumo ao sucesso.

Entre 1964 e 1969, a Alpine acumulou seis vitórias de classe e, em 1966, alcançou o seu primeiro grande destaque ao posicionar quatro A210 entre os dez primeiros colocados. Em 1968, chegou ao oitavo lugar geral (três carros no top 10), demonstrando que os seus pequenos protótipos, com motores menos potentes, podiam enfrentar gigantes, sempre munidos de fiabilidade e consistência.

A Rumo à Vitória: A Era Renault-Alpine (1975–1978)

Com a aquisição da Alpine pela Renault em 1973, iniciou-se uma nova fase. Em 1975, a Alpine retornou a Le Mans com o A441, pilotado por Marie-Claude Beaumont e Lella Lombardi — um marco também pela presença feminina.

Nos anos seguintes, a Alpine intensificou o seu foco em protótipos turboalimentados. O modelo A442 estreou em 1976, mas foi em 1978 que a glória se concretizou: Didier Pironi e Jean-Pierre Jaussaud levaram o Renault-Alpine A442B à vitória geral, superando os dominantes Porsche 936. Esse triunfo marcou o ápice do programa de resistência da Renault, que logo voltou as suas atenções para a Fórmula 1.

O Renascimento: Signatech Alpine e a Era Moderna (2013–2020)

Após décadas de ausência nas categorias principais, a Alpine retornou às corridas de longa duração em 2013 com o apoio da equipa Signatech. Um tal de Carlos Tavares, que durante a sua carreira recorreu várias vezes ao truque de puxar pela emoção do motorsport para dar visibilidade às marcas, entregou a Philippe Sinault a responsabilidade de elevar o nome Alpine no mundo das corridas. Competindo na classe LMP2, a Alpine venceu o campeonato da European Le Mans Series (ELMS) em 2013 e 2014, mostrando consistência e performance sólida.

A partir de 2015, a Alpine ingressou no Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC), vencendo a classe LMP2 nas 24 Horas de Le Mans em 2016, 2018 e 2019, com nomes como Nicolas Lapierre, Gustavo Menezes e André Negrão. O sucesso foi acompanhado do lançamento do novo Alpine A110 em 2017, consolidando a marca como símbolo do renascimento desportivo da Renault.

O Presente e o Futuro: A Classe Hypercar (2021 em diante)

O regresso da Alpine ao topo da resistência é feito de forma também metódica, com a visão de Sinault a resultar na perfeição. No arranque da nova regulamentação Hypercar, ainda quando os LMP1 competiam, a Alpine apostou no A480 (um LMP1 Rebellion R13 rebatizado). Apesar da diferença por demais evidente para a Toyota que dominava sem concorrência à altura, os homens da Alpine fizeram uma operação de charme às chefias da Renault: mostrar que o projeto Hypercar era viável e que justificava uma potencial aposta. Duas épocas e duas vitórias depois, o projeto Hypercar recebeu luz verde e a Alpine lançou-se no desenvolvimento do A424.

O A424 é um protótipo LMDh desenvolvido para a classe Hypercar do WEC, estreando-se em 2024. Utiliza um chassi Oreca em fibra de carbono e um motor V6 3.4L turbo Alpine V634, montado em posição central longitudinal, com potência regulada em cerca de 680 hp. O sistema híbrido padrão inclui um motor elétrico traseiro de 50 kW, bateria Williams.

As primeiras corridas revelaram-se difíceis, especialmente com o motor (fornecido pela Mecacrome, cuja base era usada na F2) a não corresponder ao pretendido, algo corrigido a meio da temporada. As 24h de Le Mans de 2024 foram a última corrida em que a Alpine ficou fora do top 10 nesse ano. Depois de algumas atualizações, a performance subiu de forma clara.. O pódio em Fuji, na penúltima corrida, foi um prémio pelo esforço feito. Em 2025, depois de melhorias no carro, tanto ao nível da fiabilidade e da gestão de pneus, a Alpine chega a Le Mans com mais experiência, mais competitividade e mais capacidade para lutar pelos primeiros lugares.

A Alpine Endurance Team alinhará no WEC 2024 com dois Alpine A424. No carro #35 estarão Paul-Loup Chatin, Ferdinand Habsburg e Charles Milesi. No carro #36 competirão Mick Schumacher, Frédéric Makowiecki e Jules Gounon. A Alpine aparece no lote de equipas que pode lutar pela vitória. Depois da desilusão do ano passado, tudo parece estar alinhado para uma participação meritória da equipa.

Foto abertura – Philippe Nanchino / Restantes – oficiais

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado