24h de Le Mans: Toyota bem na frente, luta na GTE Pro muito intensa à 6ª hora

Por a 16 Junho 2018 21:13

Os dois Toyota #8 e #7, por esta ordem passaram a sexta hora de corrida separados por 12.587s, uma margem mais significativa do que sucedia há uma hora. Uma volta mais atrás continua o BR Engineering BR1 – AER #17 da SMP Racing, agora pilotado por Maletos Isaakyan. O Rebellion #3 é terceiro uma volta mais atrás, com os seus colegas de equipa do Rebellion R13 – Gibson #1 outra volta mais atrás.

Voltando um pouco atrás, Durante a quarta hora, os Toyota trocaram de posição, já que depois de de Fernando Alonso ter liderado a maior parte do tempo, a última paragem nas boxes permitiu a Jose Maria Lopez colocar o Toyota 050 Hybrid #7 novamente na liderança. O argentino teve um furo, que permitiu a Alonso distanciar-se na frente, a entrada do safety car em pista, causada pelo furo de um das rodas do #38 da Jackie Chan DC Racing ORECA, na reta de Mulsanne, quando o carro era guiado por Gabriel Aubry, fez abrir ainda mais a margem entre os dois Toyota, mas Alonso teve que ir Às boxes e Lopez passou para a frente. Com os dois Toyota a serem os únicos dois carros na mesma volta, o Egor Orudzhev, da SMP Racing passou a ser o melhor LMP1 privado, depois de passar o Rebellion Racing R-13 de Mathias Beche. Em recuperação, o outro Rebellion, o de Bruno Senna chegou ao quarto lugar.

Na quinta hora de corrida, Alonso recuperou a posição a Lopez, passando o argentino pouco depois do safety car sair de pista, em Arnage, passando a quinta hora com uma vantagem de meio segundo. Egor Orudzhev manteve a terceira posição no BR1 #17 da SMP Racing, passando a rodar com cerca de 1m20s na frente do Rebellion-Gibson R-13 #3 de Mathias Beche, mesmo tendo feito menos uma paragem nas boxes. O segundo Rebellion teve que voltar às boxes para mais uma reparação, mas regressou à pista em quinto. Já o segundo carro da SMP Racing, o #11 onde milita Jenson Button, voltou à pista após duas horas de reparações nas boxes. distava na altura 33 voltas do líder.

LMP2 muito calma

Na LMP2, o #26 da G-Drive de Jean-Eric Vergne / Roman Rusinov / Andrea Pizzitola, lidera com uma volta de avanço para o Ligier JSP217 – Gibson #23 da Panis Barthez Competition deWill Stevens / Timothe Buret / Julien Canal. O Alpine-Gibson A470 #36 de Nicolas Lapierre / Andre Negrao / Pierre Thiriet é terceiro, sendo que os dois últimos do pódio provisório rodam a uma volta dos líderes. O Ligier-Gibson JSP217 #22 de Paul di Resta / Filipe Albuquerque / Phil Hanson, já recuperou até 10º mas está a duas voltas dos líderes.

Nesta mesma classe, à quarta hora a G-Drive still dava cartas. Andrea Pizzitola mantinha o Oreca #26 na frente, com o período de safety a ajudar a estender a margem na liderança da G-Drive Racing, para quase minuto e meio face ao Signatech-Alpine #36 de Pierre Thiriet.

Na quinta hora, ainda na LMP2, o Oreca #26 da G-Drive, permanecia na liderança, na altura nas mãos de Roman Rusinov, mas a margem caiu para 1m10s, depois do segundo período de safety car, que favoreceu o perseguidor Signatech-Alpine de Pierre Thiriet.

Luta fantástica nos GTE Pro

Nos GTE Pro está tudo novamente muito equilibrado, com apenas 3.412s entre o primeiro e o quarto classificado. Os líderes são os homens do Porsche 911 RSR #92 de Michael Christensen / Kevin Estre / Laurens Vanthoor (Porsche GT Team Manthey), com 0.304s para o Porsche 911 RSR #93 de Nick Tandy / Patrick Pilet / Earl Bamber (Porsche GT Team CORE) com o BMW M8 GTE #81 de Martin Tomczyk / Nicky Catsburg / Philipp Eng (BMW Team MTEK) na terceira posição. A 3.412s está o Porsche 911 RSR #91 de Gianmaria Bruni / Richard Lietz / Frederic Makowiecki (Porsche GT Team Manthey). Uma volta mais atrás está o Ford GT #68 de Sebastien Bourdais / Dirk Muller / Joey Hand (Ford Chip Ganassi Team USA) e logo a seguir está o BMW M8 GTE #82 de Augusto Farfus / Antonio Felix da Costa / Alexander Sims (BMW Team MTEK). Como se percebe, muito equilíbrio, que só o safety car evitou, como explicamos a seguir.

Durante a quarta hora, o período de safety car estragou a luta nos GTE Pro, já que os dois carros da frente ficaram retidos no final do pit lane. Laurens Vanthoor já tinha passado o Porsche #92 ao colega de equipa, Kevin Estre, mas Richard Lietz (passado por Makowiecki) e Joey Hand (que substituiu Sebastien Bourdais no Ford GT #68) tiveram que esperar pelo safety car seguinte e com isso perderam muito tempo. Scott Dixon, no Ford GT #69 também beneficiou, ao passar para segundo, o mesmo sucedendo com Nick Catsburg no BME M8 GTE #81.

Na quinta hora, o Porsche #92 de Kevin Estre consolidou a larga liderança ue conseguiu com o período de safety car, ao liderar com 1m38s de avanço para o BMW M8 GTE #81 de Nick Catsburg, outro dos carros que foi beneficiado pelo primeiro período de safety car, que baralhou por completo a ordem que estava estabelecida até à quarta hora entre os GTE Pro. Dois dos carros prejudicados, os Porsche #93 e #91, recuperaram um pouco, passando a rodar em 3º e 4º nas mãos de Earl Bamber e Richard Lietz. Chegou a ser terceiro, mas o Ferrari 488 GTE #52 Ferrari de Antonio Giovinazzi caiu para o 5º lugar, na frente do melhor dos Corvette, o de Mike Rockenfeller, e de um trio de Ford GT.

Pedro Lamy já é 5º

Na GTE Am, o Porsche #77 da Dempsey-Proton liderava confortavelmente, ao fim a quarta hora, margem que caiu para 20 segundos na quinta hora, ainda que tenham menos uma ida às boxes do que o rival mais próximo, Liam Griffin, no JMW Ferrari #85.

Neste momento, os líderes são os mesmos, Matt Campbell/ Julien Andlauer/ Christian Ried (Porsche 911 RSR, Dempsey-Proton Racing) mas o segundo classificado é agora o Porsche 911 RSR #56 de Jorg Bergmeister / Patrick Lindsey / Egidio Perfetti (Team Project 1 ), que dista 21.5s. O Ferrari 488 GTE #54 de Giancarlo Fisichella / Francesco Castellacci / Thomas Flohr (Spirit of Race) caiu para terceiro, mas está ’em cima’ dos segundos classificados.

Boas notícias para os homens do Aston Martin Vantage GTE #98, Pedro Lamy/ Mathias Lauda/ Paul Dalla Lana, pois já são quintos classificados.

Quanto aos portugueses, à passagem da quarta hora o Ligier #22 de Hanson, Albuquerque e Di Resta era 12º da classe, na GTE Pro, o BMW M8 GTE #82 de Farfus, Felix Da Costa, e A. Sims era 11º e na GTE Am, o Aston Martin Vantage #98 de Dalla Lana, Lamy e Lauda era quarto.

Finalizada que está a sexta hora, Albuquerque está em 10º, Félix da costa em 6º e Pedro Lamy em quinto.

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