24h de Le Mans, H3: Ferrari na frente, Albuquerque (muito) mais longe da vitória

Por a 10 Junho 2023 18:06

Na entrada da segunda hora de competição, o Porsche #75 subiu à terceira posição. Os Porsche começavam a apresentar um ritmo forte e o Toyota #7. A primeiras paragens começaram pouco depois do final da primeira hora, com os Toyota a pararem um pouco mais cedo do que o Ferrari #51.

Depois das primeiras paragens concluídas, o Ferrai #50 passou para a frente da corrida, como era de esperar, por ter parado mais cedo, seguido do Cadillac #3 e com o Toyota #8 a fechar o top3. Seguia-se o Ferrari #51, o Cadillac #2, os Porsche #75, #6, o Toyota #7, o Porsche #5 e o Porsche #38. 

A corrida complicou-se para o Corvette #33, que conseguiu a pole para esta corrida, que entrou na garagem, pouco antes do meio da segunda hora, no mesmo momento em que Jake Aitken regressou à pista com o carro #31, com 15 voltas de atraso. O #33 regressou à corrida pouco depois

A meio da segunda hora, o Oreca #14 da Nielsen Racing perdeu a traseira do carro na entrada para a primeira curva, danificando muito o seu carro. Rodrigo Sales tentou ainda levar o carro a dar uma volta, mas era uma tarefa impossível. Foi imposta uma Slow Zone no local do incidente.

Na frente, o Ferrari #50 de Nicklas Nielsen era pressionado pelo Cadillac #3 de Sebastien Bourdais. Ambos entraram nas boxes (tinham parado mais cedo durante o primeiro Safety Car) e o Toyota #8 regressou à liderança da prova, com Félix da Costa a parar novamente, o que causava alguma estranheza.

O Aston Martin #98 apareceu com o capot levantado, com Alex Riberas a ter de regressar às boxes para resolver o problema. 

A corrida acabou mais cedo para Ricky Taylor, com um possível toque a provocar o impacto contra as proteções perto da zona de Tertre Rouge no Oreca #13 da Tower Motorsport, com mais uma Slow Zone. 

Depois de resolvidos os incidentes a corrida recomeçou com muitas lutas na frente e com o Porsche #38 de Félix da Costa imiscuído nas lutas pelos primeiros lugares, com lutas espetaculares com o Porsche #6 de Kevin Estre e o Ferrari #50 de António Fuoco. Entretanto, um cinco incidente entre dois LMGTE motivou mais uma Slow Zone, já estávamos na terceira hora de corrida.

As piores notícias chegaram a meio da terceira hora de corrida. Frederik Lubin, que já tinha tomado o lugar de Albuquerque no Oreca #22 da United não evitou um toque com o Porsche #77 da Dempsey Proton, danificando muito o protótipo. O sonho de voltar a vencer Le Mans acabava ali para o piloto português, mais uma vez sem culpa nenhuma. Os dois carros conseguiram regressar às boxes para reparações, mas acabaram por perder muito tempo. 

A dez minutos do fim da terceira hora de corrida, a chuva voltou a dar problemas aos pilotos, com uma zona da pista completamente molhada e outra zona completamente seca.

As condições complicaram-se, com vários carros a saírem de pista e Eduardo Freitas não teve outra opção senão lançar os Safety Cars, pois nas curvas Porsche até perto da linha de meta, caiu muita chuva.

Neste momento, o Ferrari #50 lidera, seguido do Peugeot #94 na segunda posição, com o Ferrari #51 na terceira, com o #38 da Hertz Jota na quarta posição, depois de uma excelente recuperação de Félix da Costa. 

O Alpine #36 (M. Vaxiviere / C. Milesi / J. Canal) lidera nos LMP2 enquanto a liderança nos LMGTE está entregue ao Porsche #86 ( M. Wainwright / B. Barker / R. Pera). Uma corrida de cortar a respiração, com muitas trocas de posição, estratégias diferentes e muitas lutas. 

Resultados AQUI

Live Timing AQUI

Foto: José Bispo

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado