24h de Le Mans: Ferrari arrasou na Hyperpole

Por a 8 Junho 2023 20:06

Foi a Ferrari a fazer a pole para a corrida do centenário de Le Mans. Numa sessão em que o domínio da Scuderia foi claro, a Ferrari deixou a Toyota a pouco menos de um segundo e meio. Os carros italianos foram constantemente os mais rápidos durante a Hyperpole e a desilusão do lado da Toyota foi claro. Em LMP2 tivemos uma surpresa em LMGTE, Ben Keating voltou a mostrar qualidade.

A derradeira sessão de qualificação, que decidia a pole para as três categorias em pista começou com muitos protótipos em pista, com asfalto seco e condições ótimas para os carros. Esta sessão acontecia depois do terceiro treino em que os dois Ferrari ficaram nas primeiras posições, com o #50 (A. Fuoco / M. Molina / N. Nielsen) a ficar com o melhor registo –  3:26.579  –  à frente do Ferrari #51 (A. Pier Guidi / J. Calado / A. Giovinazzi ), seguidos dos Toyota #7 (M. Conway / K. Kobayashi / J. Lopez ) e #8 (S. Buemi / B. Hartley / R. Hirakawa). Quem fechou o top 5 foi o Porsche 963  #38 de Félix da Costa (A. Da Costa / W. Stevens / Y. YE). Em LMP2 foi o #28 da JOTA (D. Heinemeier-Hansson / O. Rasmussen / P. FittipaldI) a ficar com o melhor tempo – 3:34.071 – com o #22 de Filipe Albuquerque a ficar com o quarto tempo. Em LMGTE, foi o Ferrari #54 da AF Corse (T. Flohr / F. Castellacci / D. Rigon) a assinar o melhor tempo – 3:53.681.

Sem reabastecimentos, mas com a possibilidade de entrar nas boxes para trocar de pneus, a Ferrari começava bem com os dois carros da Scuderia na frente aquando das primeiras tentativas, com o #51 a Pier Guidi a instalar-se no topo da tabela, seguido do #50 de Antonio Fuoco. Na terceira posição, tínhamos o #7 de Kamui Kobayashi e o #8 de Brendon Hartley, com o #3 da Cadillac Racing a fechar o top 5 (S. Bourdais / R. Van Der Zande / S. Dixon). António Fuoco passou para a frente com oito minutos para o fim da sessão, destronando, sendo o primeiro a entrar no segundo 22.

Nos LMP2 era o carro #14 da Nielsen Racing Ben Hanley de na frente nos primeiros minutos, seguido do #28 de Pietro Fittipaldi, com o #48 da IDEC Sport a passar este duo pouco depois, pela mão de Paul Loup Chatin. Em LMGTE, tínhamos o #33 da Corvette Racing de Bem Keating a instalar-se no topo da tabela.

Entretanto, a sessão foi interrompida com o Cadillac #3 a ficar parado em pista com um começo de incêndio levando à interrupção da sessão. Após removido o carro de pista a sessão recomeçou e assistimos às últimas tentativas, mas a ordem não se alterou muito e os pilotos que tinham feito os melhores tempos antes da interrupção mantiveram a posição. 

Assim, Antonio Fuoco ficou com a pole para a corrida do centenário de Le Mans – 3:22.982 – e a Ferrari larga da linha da frente com dois carros nas duas primeiras posições. O #50 à frente do #51. Na terceira posição ficou o Toyota #8 de Hartley e no quarto lugar o Porsche #75 (F. Nasr / M. Jaminet / N. Tandy) de Felipe Nasr, com o Toyota #7 de Kobayashi a fechar o top 5. O Cadillac #2(E. Bamber / A. Lynn / R. Westbrook) ficou com o sexto registo, à frente do Porsche #5 (D. Cameron / M. Christensen / F. Makowiecki) e do Cadillac #3.

Em LMP2 tivemos surpresa com Chatin a ficar com a pole para a IDEC – 3:32.923- com  o #28 da JOTA em segundo e o #41 de Louis Deletraz (R. Andrade / L. Delétraz / R. Kubica) a fechar o top 3.

Em LMGTE, mais uma excelente prestação de Keating com uma pole clara – 3:52.376 – ficando à frente do Aston Martin #25 (A. Al Harthy / M. Dinan / C. Eastwood) e do Ferrari #54.

Foi uma pole algo surpreendente para a Ferrari. Eram favoritos, com a Toyota, mas a distância entre os italianos e os nipónicos foi considerável. Na corrida a história pode ser outra, mas em velocidade pura, a Ferrari ganhou por larga margem. A Porsche conseguiu colocar um carro ao nível dos Hypercars, o que é positivo e a Cadillac não conseguiu mostrar o mesmo desempenho que a Porsche. Em LMP2 a pole parecia estar “encomendada” para Fittipaldi, mas Chatin e a IDEC surpreenderam com uma excelente volta. Em LMGTE, Keating mostrou porque é um dos melhores pilotos bronze da atualidade, com uma excelente pole.

Resultados AQUI

Foto: José Bispo

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5 Comentários
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F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
11 meses atrás

Fantástico, muito melhor que qualquer corrida ou sessão de F1, Sábado e Domingo cá estarei, a corrida promete.

Cágado1
11 meses atrás

Fui tifoso. Dexei de ser precisamente há 50 anos, com a decisão de abandonarem os protótipos e concentrarem-se na F1. Acho que nunca mais sofri de clubite, gosto de ver todas as marcas dar o seu melhor. Será que esta ressurreição em grande me vai fazer voltar o tifo?…

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
11 meses atrás

Para quem sonha, como eu, com a vitoria da Ferrari mais vale tirar o cavalinho da chuva. Ferrari sabe que ainda nao estao prontos para ganhar Le Mans, nem se preocuparam com o BOP, a Toyota esta muito forte ainda. Ate digo mais, Toyota ainda estao tão fortes que so no tempo de boxe devem ganhar mais que uma volta. Mas como convem deixar um qualquer brilharete na primeira passagem em Le Mans depois de tanto tempo e esse brilharete é partir de primeiro e fazer a primeira hora a frente de todos. Mais que isso para mim ja é… Ler mais »

Last edited 11 meses atrás by Fast Turtle
canam
canam
11 meses atrás

Desde há mais de 20 anos que não se via uma luta tão acesa entre vários construtores na frente. Muito bom. A Ferrari entra para ganhar.. mas a Toyota e a Porsche estão lá também…fora outros .Agora a fiabilidade e as “americanices tristes” em que esta prova parece também enfileirar, podem deitar por terra o esforço de quem vai na frente. Ritmo, consumo, resistência e sorte com as americanices do pace car, são a chave para a vitória. Quanto ás outras 2 classes…. Só para especialistas: o que fica para a História é sempre a marca vencedora à geral. Os… Ler mais »

Last edited 11 meses atrás by Canam
Homem_do_Leme
Homem_do_Leme
11 meses atrás

Um autentico banho de Ferrari esta Hyperpole! Se forem fiáveis não estou a ver ninguém a conseguir acompanhá-los, nem mesmo a Toyota, mas tratando-se de uma corrida de 24 horas acaba por ser imprevisível. Sendo um adepto ferrenho da Porsche esta Hyperpole não me trouxe lá grandes alegrias que no entanto foram compensadas pela fantástica qualidade das equipas presentes no escalão principal. Resta esperar que estas novidades do safetycar não estraguem a prova e lá vai ser mais uma direta no Eurosport com aqueles intervalos intermináveis (não se pode ter tudo) mas este ano não deu mesmo para ir ver… Ler mais »

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