24 Horas de Le Mans: Porsche 911 GT3 R vence na estreia da LMGT3 em Le Mans | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

24 Horas de Le Mans: Porsche 911 GT3 R vence na estreia da LMGT3 em Le Mans

José Luis Abreu by José Luis Abreu
17 Junho, 2024
in Newsletter, VELOCIDADE, WEC
A A
24 Horas de Le Mans: Porsche 911 GT3 R vence na estreia da LMGT3 em Le Mans

Share on FacebookShare on Twitter

A Porsche era considerada a equipa favorita à vitória nas 24 Horas de Le Mans, já que os seus carros tinham vencido duas das três primeiras provas do WEC 2024, o #6 da equipa oficial venceu no Qatar e o Porsche #12 da JOTA triunfou em Spa. Nas sessões de treinos e qualificação em La Sarthe a Porsche foi sempre rápida pelo que foi com alguma estranheza a que se assistiu às suas dificuldades na corrida face à Ferrari e Toyota.

Paralelamente, Le Mans 2024 terminou com a 111ª vitória de um Porsche. A equipa de fábrica, Richard Lietz, Morris Schuring e Yasser Shahin foram os primeiros a ver a bandeira de xadrez na nova categoria LMGT3 com o Porsche 911 GT3 R da Manthey EMA.

Na classe Hypercar, o Porsche Penske Motorsport n.º 6 cruzou a linha de chegada em quarto lugar da geral como o 963 mais bem colocado. O carro irmão nº 5 e os dois protótipos híbridos da equipa cliente Hertz Team Jota também terminaram no top 10.

Artigos relacionados

Fórmula E: Porsche bicampeã de construtores… discretamente e fora de horas

Fórmula E: Porsche bicampeã de construtores… discretamente e fora de horas

28 Julho, 2026

F1: Honda testa esta semana atualização da unidade motriz

27 Julho, 2026

A 92ª edição das 24 Horas de Le Mans caracterizou-se por um tempo ‘selvagem’. A chuva torrencial levou o diretor da corrida a acionar os carros de segurança e a neutralizar a pista. Outros aguaceiros a cerca de duas horas do fim e durante os momentos finais da corrida levaram a batalha pela glória ao extremo. Graças a uma estratégia perfeita e a fortes desempenhos de condução, Richard Lietz da Áustria, o holandês Morris Schuring e Yasser Shahin da Austrália cruzaram a linha de chegada em primeiro lugar na classe LMGT3 sem quaisquer incidentes de maior.
Ao fim de 24 horas, o 911 GT3 R da Manthey EMA mantinha uma vantagem de uma volta sobre os seus mais fortes perseguidores. O veículo irmão da Manthey PureRxcing tinha estado no topo da nova classe GT3 durante a primeira metade da corrida, mas acabou por terminar em 14º após um problema técnico.

“Ser o primeiro construtor a vencer em Le Mans com um carro de corrida GT3 é uma história única que ninguém nos pode tirar”, diz Sebastian Golz, Diretor de Projeto do Porsche 911 GT3 R. “É um capítulo que escrevemos em colaboração com todos os nossos colegas em Weissach.
Foi um novo desafio para nós. Parabéns também à equipa da Manthey EMA, o trabalho de equipa correu de forma brilhante. As coisas também estão a correr muito bem para nós na classificação do campeonato do mundo, conseguimos garantir muitos pontos. É uma pena que o 911 GT3 R número 92 tenha tido problemas técnicos. Claro que depois vamos analisar esses dados em pormenor. Agora, está na altura de lutar pelo título de campeão do mundo.”

“Estou entusiasmado com a vitória da Manthey EMA na classe LMGT3”, reflecte Thomas Laudenbach. O Vice-Presidente da Porsche Motorsport acrescenta: “Com este triunfo, a Porsche consolidou-se ainda mais no topo da classificação GT3 no WEC. Felicitações enormes para a equipa de Eifel. Esta é uma grande vitória para a Porsche!
À luz da classificação geral, gostaria primeiro de estender os meus parabéns à Ferrari pela sua segunda vitória consecutiva em Le Mans. A classe superior foi uma batalha extremamente renhida. Assistimos a vários duelos roda-a-roda, e depois houve a constante mudança de tempo.
Foi, sem dúvida, um prazer para os fãs, mas não tanto para nós, como equipa de trabalho. Esperávamos mais do que um quarto lugar.
Primeiro, vamos deixar que a experiência seja absorvida e depois vamos analisar os dados. Porque uma coisa é certa: a Porsche compete em Le Mans para ganhar”.

“Parabéns à Ferrari e também à nossa equipa: estivemos tão perto de um grande sucesso”, afirma Urs Kuratle, Diretor da Factory Motorsport LMDh. “Dito isto, temos de admitir que não estivemos totalmente isentos de erros hoje. Falhámos o pódio por alguns metros. O nosso Porsche 963 tinha potencial, os nossos pilotos e toda a equipa fizeram um trabalho exemplar. Gostaria de lhes agradecer por isso. Voltaremos no próximo ano”.

Com estes resultados, a Porsche defendeu o seu primeiro lugar no campeonato de construtores do FIA WEC. As equipas de pilotos dos carros de corrida #6 e #5 vão para a quinta ronda da temporada, a 14 de julho, em São Paulo (Brasil), em primeiro e quinto lugar.
No campeonato LMGT3, os vencedores da classe Le Mans, Lietz, Schuring e Shahin, alcançaram o primeiro lugar na sua classe. Os seus colegas de equipa Klaus Bachler, da Áustria, Joel Sturm, da Alemanha, e Alex Malykhin, do Reino Unido, estão apenas a três pontos do terceiro lugar.

A má sorte assolou as duas equipas clientes, Hertz Team Jota e Proton Competition, com os seus Porsche 963. O Porsche 963 da equipa britânica, com o número 12, lutou de forma inspirada e acabou por chegar ao final em oitavo lugar.
O carro necessitou de uma reconstrução completa após um acidente na última sessão de treinos de quarta-feira. O carro irmão #38 conduzido pelo ex-campeão mundial de Fórmula 1, Jenson Button, terminou a corrida em nono lugar após várias penalizações. O carro n.º 99 da Proton Competition foi afetado por alguns problemas técnicos e acabou por terminar a corrida em 16º lugar.

Tags: 24 Horas de Le MansLMGT3Porsche 911 GT3 R
José Luis Abreu

José Luis Abreu

Entre curvas e muito pó, descobri que o olhar treinado pela fotografia e a paixão pelos ralis só podiam levar a um destino: o jornalismo desportivo. E já lá vão mais de 30 anos…

Artigos relacionados

Fórmula E: Porsche bicampeã de construtores… discretamente e fora de horas
Destaque Homepage

Fórmula E: Porsche bicampeã de construtores… discretamente e fora de horas

by José Caetano
28 Julho, 2026
FÓRMULA 1

F1: Honda testa esta semana atualização da unidade motriz

by Fábio Mendes
27 Julho, 2026
Next Post
Silly Season da Fórmula 1: dança das cadeiras ao rubro

F1: Valtteri Bottas reconhece a influência de Carlos Sainz no seu futuro

24H de Le Mans: Porsche ‘diz’ que Ferrari e Toyota fizeram ‘sandbagging’

24H de Le Mans: Porsche ‘diz’ que Ferrari e Toyota fizeram ‘sandbagging’

Please login to join discussion
  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários
Fórmula E: Porsche bicampeã de construtores… discretamente e fora de horas

Fórmula E: Porsche bicampeã de construtores… discretamente e fora de horas

28 Julho, 2026

F1: Honda testa esta semana atualização da unidade motriz

27 Julho, 2026
GP Hungria F1: Fernando Alonso diz que Aston Martin está atrasada em seis meses

GP Hungria F1: Fernando Alonso diz que Aston Martin está atrasada em seis meses

27 Julho, 2026
Combustíveis renováveis: teste-piloto em Espanha

Combustíveis renováveis: teste-piloto em Espanha

27 Julho, 2026
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164
GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

157

GP da Bélgica F1: Hamilton vence e fica a duas de Schumacher

153
GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

147

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright