24 Horas de Le Mans/H9: Ferrari #83 penalizado, Toyota aproveita…
Era bem provável a penalização e ela apareceu mesmo. O Ferrari 499P #83 da AF Corse de Robert Kubica/Robert Shwartzman e Yifei Ye foi penalizado em 30 segundos devido ao incidente que levou ao abandono do BMW M Hybrid V8 #15 da BMW M Team WRT quando Dries Vanthoor estava ao volante e colidiu com os rails depois de um ‘encosto’ do polaco.
O Ferrari #83 caiu para a sexta posição depois de cumprido o ‘castigo’ e está agora a cerca de 50 segundos da frente, com 10 Hypercar ainda na mesma volta e separados por 1m50s. Com nove horas de corrida, tudo completamente em aberto. Em pezinhos de lã, a Toyota Gazoo Racing tem agora dois carros nos três primeiros lugares.
O Toyota Gr010 – Hybrid #8 de Sebastien Buemi/Brendon Hartley e Ryo Hirakawa lidera com 15.342s de avanço para o Porsche 963 #6 da Porsche Penske Motorsport de Kevin Estre/André Lotterer e Laurens Vanthoor com o Toyota Gr010 – Hybrid #7 de Jose Maria Lopez/Kamui Kobayashi e Nyck De Vries em terceiro a menos de 30 segundos. O melhor Ferrari está agora em quarto, o Ferrari 499P #50 da Ferrari Af Corse de Antonio Fuoco/Miguel Molina e Nicklas Nielsen.
Sexto posto para o Porsche 963 #38 da Hertz Team Jota de Oliver Rasmussen/Philip Hanson e Jenson Button com o Cadillac V-Series.R #2 da Cadillac Racing de Earl Bamber/Alex Lynn e Alex Palou em sétimo na frente dos anteriores líderes.
Depois de mais de hora e meia de Safety Car devido ao incidente do BMW de Dries Vasnthooer causado por Robert Kubica, Makowiecki assumiu a liderança com o Porsche #5, enquanto todos os outros carros entre os nove primeiros foram às boxes! Bem que se iria arrepender Makowiecki…
O Cadillac #311, conduzido por Pipo Derani, era segundo, mas algo lhe sucedeu e perdeu 40 segundos no terceiro setor caindo para a quarta posição.
Kubica, que tinha parado há pouco, estava no encalço de Makowiecki, que rodava com slicks, aos contrários dos pneus de chuva do piloto do Ferrari #83 que só precisou de uma volta para passar de novo para a frente.
Na corrida LMGT3, Jack Hawksworth passou para a liderança no Lexus #87 ASP. Michelle Gatting era agora a segunda no Lambo da Iron Dames, com Richard Lietz em terceiro no Porsche #91 da Manthey EMA. James Cottingham continua a andar no McLaren #95 da United Autosports, com Timur Boguslavskiy em quinto no Lexus #78 e o BMW #46 de Ahmad Al Harthy em sexto.
Lá na frente, Kubica passou facilmente Makowiecki, e o Toyota do Hirakawa, já se aproximava, depressa assumindo a segunda posição. Manter osp neus slicks foi um tremendo erro para Makowiecki. Só numa volta, perdeu 39 segundos para o Toyota e ainda mais para Kubica.
Pouco depois, o esperado.
O Ferrari #83 é penalizado em 30 segundos de stop-and-go devido à sua colisão com o BMW #15!
Makowiecki continua a perder posições, desce para nono, enquanto a diferença entre o líder Kubica no Ferrari #83 e o mais direto perseguidor, Ryo Hirakawa no Toyota #8, era de apenas três segundos, mas Kubica vai às boxes para cumprir a sua penalização, Hirakawa herda a liderança das 24 Horas de Le Mans.
Teimoso, Makowiecki, no Porsche #5 continuava a perder tempo e não trocava pneus, continuando À espera que a chuva passasse.
Na liderança da tabela de classificação na LMGT3, Lietz não conseguiu manter-se na frente, passou Bachler a liderar à frente de Olsen, com a dupla a fazer render os pneus de chuva.
A penalização stop-and-go deixou o Ferrari #83 em sexto, a 54 segundos do Toyota líder e Vanthoor aproximava-se de Hirakawa na liderança, com o Porsche #6 a menos de 20 segundos da primeira posição do Toyota. Mas há ainda muita corrida pela frente…
FOTO António Borga
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