24 horas de Le Mans: Noite de muita chuva e Safety Car

Por a 16 Junho 2024 07:45

A muita chuva durante a noite levou a que o Safety Car em pista chegasse a umas estonteantes quatro horas…

A meio da corrida a Toyota mantinha uma pequena vantagem sobre a Porsche, Brendon Hartley rodava na frente depois do segundo Safety Car numa altura em que a chuva era mais do que muita.

O Toyota GR010 Hybrid #8 na altura guiado por Brendon Hartley mantinha-se na frente do Porsche 963 #6 da Penske pilotado por Kevin Estre com 7.7 segundos de avanço.

Ao contrário do que sucedeu na primeira vez que choveu, desta feita quando chegou a chuva ninguém do pelotão dos Hypercar hesitou e mudou para pneus de chuva, com Estre a conseguir reduzir a vantagem de 20 segundos que Brendon Hartley tinha quando Sebastien Buemi lhe passou o carro.

Na altura da entrada do segundo Safety Car, a margem entre o Toyota e o Porsche cifrava-se nos 10 segundos, altura em que Jack Aitken fez um pião de meteu o Cadillac V-Series.R #311 da Action Express Racing numa escapatória de gravilha, na curva Porsche.

Por essa altura, com as idas às boxes alternadas, o Cadillac #2 de Alex Palou chegou a passar pelo terceiro lugar. José María López era quinto com o Toyota #7 à frente do Ferrari #50 de Miguel Molina.

O Ferrari #83, atrasado pela penalização de 30 segundos na nona hora, era sétimo com Yifei Ye ao volante.

Por esta altura, nos LMP2, o Oreca 07 Gibson #183 da AF Corse, de Nico Varrone, mantinha a vantagem, isto depois de ter tido quase dois minutos de avanço antes do safety car.

Lorenzo Fluxa era segundo no Oreca #37 da Cool Racing e o #34 da Inter Europol Competition, que tinha perdido terreno com uma roda solta no início da corrida, já era terceiro.

Na LMGT3, o McLaren 720S GT3 Evo #59 da United Autosports de Nicolas Costa liderava a meio da corrida, à frente do Porsche 911 GT3 R #92 da Manthey PureRacing de Alex Malykhin.

Já o Porsche #91 de Yasser Shahin era terceiro à frente do Lexus RC F GT3 da Akkodis ASP.

Três horas depois, na 15ª hora, a corrida continuava sob Safety Car devido à chuva contínua, com a Toyota Gazoo Racing a manter a liderança. Horas e horas de Safety Car devido à muita chuva quye assolou esta corrida. Nesta altura o Toyota GR010 Hybrid #8 era primeiro classificado com Ryo Hirakawa ao volante, à frente do Porsche 963 #6 conduzido por Laurens Vanthoor. Seguia-se o Ferrari 499P #50 guiado por Nicklas Nielsen, com o segundo Toyota em quarto, guiado por Nyck de Vries, com o neerlandês a livrar-se de uma penalização quando se enganou no comboio correto de Safety Car em que devia ter entrado. Voltou às boxes e fez o correto, livrando-se da penalização.

Robert Kubica, que liderou muito tempo na primeira metade da corrida até ao erro que cometeu ao por fora Dries Vanthoor no BMW #15, era quinto classificado com o Ferrari #83.

Na LMP2, o Oreca 07 Gibson #183 da AF Corse liderava o pelotão com François Perrodo ao volante, à frente de Lorenzo Fluxa da Cool Racing e do Inter Europol Competition #34 conduzido por Jakub Smiechowski.

A Porsche seguia com uma dobradinha 1-2 na classe LMGT3, com o Porsche 911 GT3 R #92 da Manthey PureRxcing, na frente do carro irmão #91.

Na 16ª hora, voltou a corrida, saiu o Safety Car e Ryo Hirakawa no Toyota GR010 Hybrid #8 alargou a vantagem para três segundos sobre o Porsche 963 #6 de Laurens Vanthoor.

Os Ferrari 499P #50 e #83 eram terceiro e quarto com Nicklas Nielsen e Robert Kubica ao volante, enquanto Alex Lynn completava o top 5 no Cadillac V-Series.R #2.

O Toyota #7, caía na ordem para fora do top 10 com Nyck de Vries a queixar-se de problemas de visibilidade.

Na LMP2, Ben Barnicoat mantinha a liderança no Oreca 07 Gibson #183 da AF Corse, enquanto Malthe Jakobsen já era segundo no Oreca #37 da Cool Racing.

Na LMGT3, o Porsche 911 GT3 R #92 da Manthey Purerxcing ia às boxes com Klaus Bachler ao volante devido a um problema com a caixa de velocidades, deixando o comando para o #91, guiado por Richard Lietz, que manteve a liderança com uma vantagem de cerca de 25 segundos sobre o Lexus RC F GT3 # 78 da Akkodis ASP Team de Timur Boguslavskiy. Já o Porsche #92 caía para fora do top 10 da classe.

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