WEC: Pechito Lopez em risco na Toyota

Por a 29 Novembro 2017 12:20

O piloto argentino que arrasou por completo a concorrência no WTCC, teve um ano pouco conseguido no WEC e o seu lugar parece estar em risco para a próxima época. Lopez tem tido prestações algo discretas, para quem habituou o público a estar nos destaques do WTCC.

Jose Maria Lopez está longe de ser um caso de sucesso pontual e a sua carreira, assim como o seu talento não deixam dúvidas. Sagrou-se campeão de Formula Renault 2.0 na Itália e na Eurocup series, foi piloto de testes da Renault e esteve às portas da F1, quando assegurou um acordo com a USF1, projeto que como se sabe não correu nada bem. O argentino ainda tentou ficar com o lugar na Hispânia, mas Karun Chandhok levou a melhor e ficou com a vaga.

Sem lugar na F1, viu-se obrigado a voltar definitivamente ao país Natal e competir nos TC2000 onde já tinha tido sucesso em 2008 e 2009, quando se sagrou bi-campeão. Começou a cimentar o seu lugar no competitivo campeonato argentino e em 2012 regressou aos títulos no Super TC2000.

Em 2013 deu-se o ponto de viragem na sua carreira… Fez a ronda argentina no WTCC onde deu nas vistas e venceu uma corrida. O seu desempenho foi tão bom que interessou aos responsáveis da Citroen, conseguindo ficar com a 3ª vaga da equipa francesa que se estreou em 2014 no mundial de turismos. Com Muller e Loeb na equipa, muitos pensaram que Lopez iria ser apenas o 3º piloto, ao qual caberia um papel de apoio, mas as suas prestações foram espantosas e de ator secundário, passou a estrela da companhia. No total foram 28 vitórias, 21 poles, 3 títulos consecutivos e exibições absolutamente fantásticas. Lopez chegou de uma realidade diferente e suplantou grandes nomes do desporto motorizado no seu “habitat natural” e conquistou o respeito dos adversários e dos fãs.

Com a saída de cena da Citroen, era mais que previsível que o argentino rumasse a outras paragens, pois o WTCC tornou-se demasiado pequeno para ele. Entrou na Formula E, pela DS Virgin Racing, continuando ligado à Citroen e juntou-se aos homens da Toyota nos LMP1. Na Formula E conseguiu 2 pódios e no WEC outros 2, mas as prestações não foram tão brilhantes quanto se esperava (a fasquia estava alta). Um dos pontos mais baixos da época terá sido o incidente em Silverstone que despoletou a sua despromoção para o 3º carro da equipa em Le Mans. Os toques não se ficaram por aqui e em Shangai voltou a borrar a pintura, com um toque que acabou com as esperanças de uma dobradinha da marca nipónica nessa prova.

Com outros nomes na calha, nomeadamente um tal de Alonso, o lugar de Pechito não está seguro na estrutura japonesa, tal como o de Anthony Davidson. As dúvidas apenas serão elucidadas em janeiro e até lá teremos de esperar para ver se o piloto que mais se destacou no WTCC nos últimos anos irá sofrer uma dispensa algo dolorosa em 2018.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
ernie
ernie
6 anos atrás

Sempre achei algo estranho a contratação dele para a Toyota, passar de carros de turismo directamente para os LMP1 HY, sem sequer uma passagem pelos GTE ou LMP2, parece-me um passo muito largo. Terá que procurar nas novas equipas de LMP1 ou nos LMP2. Talvez seja possível alguma coisa na IMSA.

últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado