Vila Real, CPV: Vitória da TGR Caetano Portugal em corrida caótica (Áudio)

Por a 5 Julho 2025 23:53

Corrida caótica em Vila Real, com a chuva torrencial a substituir temporariamente o sol abrasador, mudando por completo o cenário da primeira Corrida do CPV

 

 

Poucos momentos antes dos carros formarem a grelha de partida um verdadeiro dilúvio abateu-se sobre o traçado vilarealense, obrigando as equipas a decidir entre pneus de chuva e slicks.

 

Uma das primeiras vítimas foi José Carlos Pires, que acarrancava da quarta posição, que perdeu o controlo do seu Toyota GR Supra GT4 EVO2, danificando-o num ligeiro contacto com os rails.

 

A Speedy Motorsport ainda tentou perceber se era recuperável, mas era impossível, tendo sido obrigado a retirar o carro da prova.

 

O arranque da prova deu-se com o Safety-Car em pista, dadas as difíceis condições da pista, mas ao fim de três voltas as bandeiras verdes foram mostradas, começando César Machado, em Toyota da Speedy Motorsport, que arrancou da pole-position, a sofrer pressão de Francisco Mora, também num carro nipónico, mas da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal.

 

Na quarta volta, Henrique Ventura Oliveira foi pressionado por Ricardo Costa, acabando o Aston Martin Vantage AMR GT4 da Racar Motorsport e o Mercedes AMG GT4 da NM Racing Team por se tocarem, o que atirou o carro britânico para os rails.

 

Com o Aston Martin no meio da pista e as barreiras de protecção danificadas, a corrida foi interrompida com bandeiras vermelhas, precisamente quando César Machado se dirigiu paras boxes para montar slicks, deixando o seu perseguidor no comando.

 

Com o Sol, de volta, a começar a banhar o circuito, os pilotos que saíram com pneus de chuva aproveitaram para montar slicks, uma vez que a pista transmontana estava a secar rapidamente.

 

Francisco Mora foi um deles e, quando a prova foi retomada rapidamente abriu uma vantagem confortável para Bruno Pires, que no Porsche Cayman CS RS da Veloso Motorsport, subira de sétimo a segundo, passando a liderar a divisão GT4 Pro-Bronze.

 

O piloto da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal cedeu o carro nipónico a Francisco Abreu, que manteve a toada forte e assim caminhou para um triunfo seguro, conquistando a dupla o seu segundo triunfo da temporada.

Declarações dos pilotos TGR Caetano Portugal

 

No segundo posto ficou César Machado e Rafael Lobato, que depois de terem caído para o penúltimo posto, por terem passado pelas boxes para trocar de pneus, conseguiram recuperar de forma espectacular, e para gáudio dos espectadores, até ao segundo lugar. No final, a dupla estava algo desapontada e incrédula com o resultado, ainda sem perceber bem o que tinha acontecido, depois de terem entrado na box pouco antes da bandeira vermelha, sendo depois despromovido ao fim da grelha.

Declarações dos pilotos da Speedy Motorsport.

 

Sérgio Azevedo e Orlando Batina assinaram uma prestação de elevado nível, tendo o piloto da Batina Racing realizado excelentes ultrapassagens, o que lhes permitiu terminar no terceiro posto da geral e vencer a divisão GT4 Pro-Bronze, ficando à frente do Aston Martin Vantage AMR GT4 da Racar Motorsport pilotado por Mathieu Martins e Roberto Faria, que chegaram ao Vila Real no comando do Campeonato de Portugal de Velocidade na categoria absoluta de GT.

Declarações dos pilotos da Batina Racing:

 

Já o pódio da divisão GT4 Pro-Bronze contou ainda com Bruno Pires e Patrick Cunha, na segunda posição, e com Nuno Afonso e Alexandre Areia, em Toyota GR Supra GT4 EVO2.

 

Ricardo Costa e Nuno Teixeira, em Mercedes AMG GT4 da NM Racing Team, realizaram uma prestação de encher o olho, impondo-se na GT4 Bronze em condições bastante difíceis, dando continuidade aos bons resultados que já tinham evidenciado nas qualificações. Numa corrida disputada a três, com vários momentos animados em pista, Luís Calheiros e Paulo Macedo, em Porsche Cayman RS CS, e André e Miguel Nabais, em Toyota GR Supra GT4 EVO2, completaram o pódio.

 

Pedro Bastos Rezende e Ruben Vaquinhas mantiveram o ascendente da divisão GT4 Am que vinham a apresentar desde os treinos-livres e levaram de vencida aos comandos do Aston Martin Vantage AMR GT4 da Gianfranco Motorsport.

 

Pompeu Simões e Duarte Camelo, em Porsche Cayman CS, estiveram também em plano de evidência, vencendo a divisão GTX frente de Gracie Mitchell e Luca Staccini, em Ginetta G55 da Tockwith Motorsport. Tom Roche e Simon Moore, também em Ginetta, completaram o pódio, beneficiando do infortúnio de Henrique Moura Oliveira e Ruben Silva, que desistiram devido a um problema de transmissão no seu BMW M4 GT4 (F82).

 

Rui Miritta voltou a estar imperial aos comandos do Porsche 911 Cup preparado pela Monteiros competições e venceu a divisão Cup, ficando em segundo lugar Adam Fawsitt e Pedro Paiva Raposo, da Protech Motorsport, e em terceiro Vítor Costa, da Monteiros Competições, também eles em carros da marca de Weissach.

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas Campeonato de Portugal de Velocidade
últimas Autosport
cpv
últimas Automais
cpv
Ativar notificações? Sim Não, obrigado