WTCR: A estreia de Wuhan
Não é habitual o WTCR ter dois fins de semana de provas seguidos mas também não é habitual termos duas provas no mesmo país pelo que serão duas semana fora da norma. A Taça do mundo de Turismos continua na China e depois de Ningbo segue para Wuhan, o novo citadino da competição FIA.
A Eurosport Events continua a sua aposta nos mercados emergentes e a China é claramente um mercado que interessa muito, com uma ligação cada vez mais forte ao desporto motorizado. O campeonato de Turismos local começa a ganhar mais força e vamos vendo nomes importantes a participarem pontualmente nas provas ou até de forma mais consecutiva. Rob Huff tem sido um dos pilotos estrangeiros que mais tem estado presente neste crescimento do CTCC. É também o único piloto do WTCR a ter alguma experiência no traçado de Wuhan. A pista citadina sofreu algumas alterações pelo que até para o britânico, será um fim de semana de descoberta.
Outros dos pormenores que nos indicam a importância do mercado chinês é a presença de Ma Qing Hua. O piloto que já esteve na Citroen, teve direito a um Honda na Boutsen Ginion, mesmo que isso tenha implicado colocar de lado um jovem com potencial, como é o caso de Lessennes.
O traçado de Wuhan tem 2.984 Km, e é uma pista com tradição no CTCC. Wuhan tem fortes ligações com a indústria automóvel com fábricas da Honda, Hyundai e da Peugeot nessa região que conta com um forte crescimento.
A pista mistura um primeiro sector muito sinuoso com um segundo e terceiro sector que privilegiará a velocidade em recta e o apoio aerodinâmico. Em teoria teremos os Hyundai muito fortes no primeiro sector mas no segundo e terceiro os Audi poderão sair beneficiados, embora a pista seja relativamente pequena. Os Audi foram a grande surpresa do último fim de semana, especialmente os da Comtoyou e espera-se que mantenham a boa forma, agora ainda mais motivados. Os VW terão também uma palavra a dizer e Huff é claramente um dos homens em destaque.
A ronda de Ninbo trouxe mudanças no campeonato, mas o líder, esse, mantém-se, Grabriele Tarquini continua a comandar a tabela classificativa mas tem agora Thed Bjork como companhia, seguido de muito perto de Muller que já chegou a liderar o campeonato. Norber Michelisz completa um top4 100% Hyundai o que mostra a força da máquina coreana. Yann Ehrlacher é o homem da quinta posição e o primeiro Honda, seguido de perto por Esteban Guerrieri. As contas do campeonato estão em aberto e apontar um claro favorito nesta altura é quase impossível, sendo aceite que deverá ser um dos quatro homens de Hyundai.
Resta saber como estarão os Cupra e os Peugeot, que têm boas memórias da última passagem por um traçado citadino. Pepe Oriola e Mato Homola foram destaques no fim de semana de Vila Real e têm agora nova oportunidade de provar o seu valor.
Mais uma vez os horários obrigarão os adeptos a uma dose reforçada de café:
Sexta
Treino Livre 1 – 6:00
Treino Livre 2 – 8:30
Sábado
Qualificação 1- 3:30
Corrida 1 – 9:00 (18 voltas)
Domingo
Qualificação 2 – 2:00
Corrida 2 – 8:45 (18 voltas, grelha invertida)
Corrida 3 – 10:00 (21 voltas
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI