Stefan Bellof: Sem tempo para brilhar mais

Por a 25 Abril 2023 16:36

Stefan Bellof nasceu na pequena cidade de Giessen, em Novembro de 1957. De aspecto frágil, rosto anguloso emoldurado por uma melena loira rebelde, o seu talento explodiu literalmente com as inesperadas vitórias na F2, no início de 1983, ao volante de um medíocre Maurer. A sua forma de pilotar não era exaltante – era eletrificante.

A Alemanha há muito que desejava o seu Campeão do Mundo de F1 e viu em Stefan, cujo estilo fazia lembrar o austríaco Jochen Rindt, mas menos polido, o eleito. E, sem a sua morte nos 1000 Km de Spa, em 1985, sem dúvida teria sido o primeiro. As suas vitórias com a Maurer atrairam os olhares do velho lenhador Ken Tyrrell e, desde 1984, Bellof ficou ligado àquela marca britânica.

A primeira vitória na F1 falhou quando Jacky Ickx ofereceu o triunfo no memorável GP do Mónaco a Alain Prost. Nessa ocasião, debaixo de chuva torrencial, Ayrton Senna estava a aproximar-se do francês – mas Bellof estava mais rápido que o brasileiro e, portanto, cada vez mais próximo do Toleman.

Senhor de um estilo de pilotagem incrível, era um prazer enorme vê-lo levar o controlo do carro a limites indizíveis, ganhando tempo onde outros o perdiam, com derrapagens semelhantes. A sua coragem raiava a audácia cega – e foi ela, sem dúvida, que o perdeu quando, no primeiro dia de Setembro de 1985, na pista belga que menos erros perdoa aos temerários, tentou passar Ickx na descida para Eau Rouge.

Uma manobra impossível, em que só mesmo um talento como Bellof acreditaria. O alemão arriscou – mas o veterano piloto belga, surpreendido por tanta audácia, não se desviou. Os dois Porsche 956 tocaram-se – o de Bellof embateu, sem perder velocidade, num pilar de cimento que suportava as bancadas, no exterior da curva. A sua morte foi imediata. Tinha 27 anos, 20 GP disputados e um total de 4 pontos. Isto, sem contar com os que desapareceram com a “manobra” técnica da Tyrrell, em 1984, que irradiou a equipa do campeonato.

Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
4RcNg
4RcNg
3 anos atrás

Seja dado mérito ao AS, por ter pegado muito bem na ideia dos artigos retro e de historia do automobilusmo de competição, disponibilizando muitos conteúdos e artigos, que neste periodo extremo nos permite mais entretenimento.

barbosaarturhotmail-com
barbosaarturhotmail-com
3 anos atrás

Um possível grande campeão que se perdeu,…..

*RPMS*™
3 anos atrás

Mais um excelente artigo tal como o AS sempre nos habituou.

Cumprimentos

Scirocco
Scirocco
11 meses atrás

Um fabuloso piloto que desapareceu cedo de mais. As suas prestações cedo identificaram um predestinado (i.e. o recorde com o 956 em Nürburgring) e não fora o acidente trágico teria sido sem duvida o piloto pela qual a Alemanha esperava.

últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo