Super Racing Series estreou-se em Jerez

Por a 10 Outubro 2015 18:17

O Circuito de Jerez revelou-se uma surpresa muito positiva para a maioria dos pilotos que participam na jornada das Super Racing Series que se realiza durante o fim-de-semana. Neste primeiro dia, Gonçalo Lobo do Vale foi quem se destacou nas Super 7 by Kia, com o primeiro lugar após as duas mangas realizadas hoje. Já nas Single Seater Series, competição que ruma, pela primeira vez, ao estrangeiro, César Machado venceu a corrida inaugural do fim-de-semana e assumiu o comando do campeonato.

Com as temperaturas amenas, a rondarem os 25º centígrados, a pista andaluza tornou-se um desafio ainda maior para os pilotos, em especial para os estreantes, que não só tiveram de conhecer o traçado como ainda foram forçados a lidar com condições de aderência difíceis por força da chuva que caiu durante a manhã.

João Carlos Torres, que corre nas Single Seater Series, fez a estreia em Jerez e as primeiras impressões são positivas. “O circuito é muito giro. Rápido apesar de sinuoso”, afirmou. Já Duarte Pires, seu adversário, não tem dúvidas que esta “é uma pista de coragem pois tem poucas escapatórias. Ao mínimo erro, entra-se na gravilha”, o que exige concentração total.

João Pedro Cristóvão não tem dúvidas que, dos traçados em que já correu, “Portimão e Jerez são dos mais difíceis, mas também dos mais divertidos” e Luciano Carvalho coloca o circuito espanhol em segundo no ranking das suas preferências logo atrás do complexo algarvio.

Corridas animadas

Durante a tarde, houve mudanças. Felizmente para a maioria que procurava condições de piso seco, não houve mais precipitação e as corridas foram disputadas sem água. Nas Super 7 by Kia, Eduardo Leitão conseguiu o triunfo na primeira manga e Gonçalo Lobo do Vale venceu na segunda. No conjunto, Gonçalo Lobo Vale subiu ao lugar mais alto do pódio, enquanto Eduardo Leitão foi segundo e Hugo Araújo terminou em terceiro.

Na primeira corrida, Eduardo Leitão saiu da pole e conquistou uma vantagem suficiente para gerir a corrida e vencer. Na segunda o arranque não correu bem e perdeu posições. Houve vários líderes, entre os quais Hugo Araújo. Quando Eduardo Leitão e David Saraiva se envolveram num toque, Gonçalo Lobo do Vale e Hugo Araújo aproveitaram para consolidar as duas primeiras posições

Com estes resultados, a classificação no troféu fica ainda mais animada e deixa antever confrontos espectaculares e renhidos durante o dia de amanhã.

“As corridas foram disputadas e este primeiro lugar é positivo para a classificação. Tinha vindo apenas uma vez Jerez há cinco anos. Consegui adaptar-me bem ao circuito que é muito rápido com curvas rápidas”, explicou o vencedor do conjunto das mangas, Gonçalo Lobo do Vale.

A categoria Pro terminou com um pódio exactamente igual ao da classificaçãoo absoluta. Na classe Business, Luís Calheiros Ferreira bateu José Kol de Almeida.

Nas Single Seater Series, César Machado foi quem melhor se adaptou às condições instáveis e assegurou a pole-position depois de já ter sido o mais rápido nos treinos livres. O piloto de Famalicão aproveitou o primeiro lugar na grelha para liderar desde o início, fazer a volta mais rápida e cruzar a meta na frente.

“Está a correr muito bem. Fiz a pole, a volta mais rápida, que me permite partir na frente na segunda corrida, e ganhei. Com este resultado estou à frente do campeonato. Adaptei-me depressa à pista. Gosto do traçado”, afirmou César Machado.

Pela primeira vez no pódio, Fernando M. Gaspar e Duarte Pires não esconderam a satisfação pelos resultados obtidos. O primeiro confessou que foi o alcançar de um objectivo há muito desejado. “Estávamos sempre perto mas por uma razão ou por outra não conseguíamos concretizar em resultados o nosso andamento. Desta vez conseguimos”, disse o piloto do D&D F01 da categoria SuperTuga.

Já Duarte Pires estava radiante. “Depois do bom tempo nos treinos cronometrados, não sabia se era possível aguentar a concorrência. Mas consegui um excelente resultado. Procuramos andar com os da frente e acabar em terceiro é muito bom. Agora vou tentar manter este ritmo. Se conseguir será tudo ganho”, afirmou.

Na categoria FZ, César Machado foi o vencedor. Em Super Tuga ficou Fernando M. Gaspar à frente, enquanto Fernando Gaspar venceu em FK80. João Ralha ganhou em FK70 e José Paulo Vieira destacou-se nos VJ16.

Programa Super Racing Series no Circuito de Jerez

Domingo, dia 11 de outubro de 2015

10h00 – 10h20 Single Seater Series Corrida 2

11h20 – 11h37 Super 7 by Kia Manga 3

11h47 – 12h04 Super 7 by Kia Manga 4

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Pistas
últimas Autosport
pistas-2
últimas Automais
pistas-2
Ativar notificações? Sim Não, obrigado