Primeira vitória da Porsche no Mundial de Endurance

Por a 30 Novembro 2014 20:51

A última prova do Campeonato do Mundo de Resistência fica marcada pela primeira vitória da Porsche com o 919 Hybrid, obtida de forma muita peculiar porque a corrida terminou atrás do “Safety Car” após o violento acidente de Mark Webber, ao volante do outro 919 Hybrid (ver vídeo)

Desta feita a Audi e a Porsche contrariaram os Toyota e a casa de Zuffenhausen não se mostrou rogada e nos treinos de qualificação colocou os dois 919 Hybrid na primeira fila da grelha, com o carro #20 pilotado por Mark Webber, Brandon Hartley e Timo Bernhard a ficar na frente do #14 de Romain Dumas, Neel Jani e Marc Lieb.

Os Toyota lutaram muito para se colocar atrás dos Porsche, mas os campeões do mundo ficaram apenas no terceiro lugar, ficando o segundo carro apenas no quinto lugar, com Alexander Wurz, Stéphane Sarrazin e Mike Conway a conhecerem dificuldades para andar rápido.

Na corrida a luta pela vitória e pelos lugares secundários foi acesa com os dois 919 Hybrid revezaram-se na frente e a um longo período de presença do carro de Weber, Hartley e Bernhard, sucedeu-se uma estada menos regular do Porsche de Dumas, Jani e Lieb. Mas aqui, a culpa foi do Toyota que esteve sempre nos “calcanhares” do 919 Hybrid e a cada paragem boxes, mexia a classificação.

A primeira vitória da Porsche acabaria mesmo por acontecer na última prova do WEC, um sucesso que acabou por cair no colo da casa alemã devido ao violento despiste de Mark Webber a pouco mais de 28 minutos do final da prova. O chassis do 919 Hybrid partiu-se ao meio depois do australiano se ter despistado na zona de acesso à reta da meta, uma das mais rápidas do circuito brasileiro. Um acidente impressionante que colocou à prova a segurança destes LMP1, tendo passado com distinção.

O Safety Car entrou em pista e não havendo tempo útil para remover os destroços, a direção de prova, comandada de forma eficaz pelo português Eduardo de Freitas, decidiu terminar a corrida com o plantel atrás do veículo de segurança, dando a vitória ao Porsche de Neel Jani, Roland Dumas e Marc Lieb. O segundo lugar do Toyota de Anthony Davidson, deu o título de marcas à Toyota.

Na LMP2, dos cinco carros inscritos, apenas dois acabaram classificados com o destaque a ir para o Ligier JS P2/Nissan de Olivier Pla, Roman Rusinov e Julien Canal. Os pilotos da equipa G-Drive poderiam ser campeões, o Ligier dava-lhes uma ligeira vantagem em relação aos Oreca, mas uma falha de travões quando estava Oliver Pla ao volante, acabou com essas esperanças. Os dois únicos classificados foram o Oreca-Nissan de Mathew Howson, Richard Bradley e Alexandre Imperatori, seguidos do Oreca-Nissan de Sergey Zlobin, Nicolas Minassian e Maurizio Mediani que, vieram para a pista na fase final da corrida para se classificarem e darem o título ao russo Zlobin.

Pedro Lamy vence GTE-AM

Nos GT, a Aston Martin dominou de forma mais ou menos tranquila as duas classes. Nos GTE Pro, Darren Turner e Stefan Mucke acabaram a vencer a corrida, mas já nada podiam fazer pois Gianmaria Bruni e Toni Vilander eram campeões do Mundo desde a corrida anterior e nos GTE-Am, cedo o Aston Martin de Pedro Lamy, Paul Della Lana e Christoffer Nygaard se colocou na frente da categoria e acabaram por vencer.

Classificações

Corrida (247 voltas)

1º N. Jani/M. Lieb/R. Dumas (Porsche 919 Hybrid), 6h01m,44,608s

2º A. Buemi/A.Davidson (Toyota TS 040 Hybrid), a 0,170s

3º T. Kristensen/L. Di Grassi/L.Duval (Audi R18 e-tron Hybrid), a 1 volta

4º S.Sarrazin/M. Conway/A. Wurz (Toyota TS 040 Hybrid), a 1 volta

5º B.Treluyer/M.Fassler/A. Lotterer (Audi R18 e-tron Hybrid), a 1 volta

6º A. Imperatori/M. Howson/R. Bradley (Oreca 03R-Nissan), a 24 voltas (1º LMP2)

7º S.Mucke/D. Turner (Aston Martin Vantage V8), a 28 voltas (1º GTE PRO)

8º P.Pilet/ F. Makowiecki (Porsche 911 RSR), a 28 voltas

9º J. Calado/D. Rigoni (Ferrari 458 Italia), a 28 voltas

10º G. Bruni/Toni VIlander (Ferrari 458 Italia), a 29 voltas;

11º F. Rees/McDowall/D. O’Young (Aston Martin Vantage V8), a 29 voltas; 12º R.Lietz/Bergmeister (Porsche 911 RSR), a 29 voltas; 13º P. Lamy/P. Della Lana/C. Nygaard (Aston Martin Vantage V8), a 30 voltas (1º GTE AM); 14º N. Thiim/K. Poulsen/Heinemeier-Hansson (Aston Martin Vantage V8), a 30 voltas; 15º M. Rugolo/Wyatt/Bertolini (Ferrari 458 Italia), a 30 voltas; 16º K. Bacheler/Ried/Al Qubaisi (Porsche 911 RSR), a 32 voltas; 17º Vaxiviere/Perrodo/Collard (Porsche 911 GT3 RSR), a 32 voltas; 18º Leimer/Bellichi/Kraihamer (Rebellion R-One – Toyota), a 35 voltas; 19º Beche/Prost/Heidfeld (Rebellion R-One – Toyota), a 38 voltas; 20º N. Minassian/Zlobin/Mediani (Oreca 03R-Nissan), a 42 voltas; 22º A. Pier Guidi/E. Fittipaldi/Segal (Ferrari F430 Italia), a 63 voltas.

Não classificados: Bernhard/Webber/Hartley (Porsche 919 Hybrid); Roda/ruberti/Cresson (Ferrari 458 Italia); A.Ladigyn/Shaitar/Ladigyn (Oreca 03R – Nissan); P. Kaffer/Auer (Lotus CLM P1/01); O. Pla/R. Rusiniov/J.Canal (Ligier JS P2-Nissan).

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