Parente em quarto, boa prestação da Novadriver

Por a 28 Setembro 2013 17:21

A equipa Lamborghini Blancpain Reiter vai partir da pole para a corrida de qualificação do FIA GT Series que se realiza mamanhã no Circuito de Navarra. Stefan Rosina registou o melhor crono aos comandos do Lamborghini LP560-4. O McLaren MP4-12C Nº9 da Sebastien Loeb Racing vai partir da quarta posição, com Álvaro Parente a registar o crono. Michael Ammermüller colocou o Audi R8 LMS ultra do Team Novadriver na pole da classe Pro-Am, piloto que agora partilha o Audi com César Campaniço.

“Estou muito satisfeito depois do Team Novadriver me ter dado a possibilidade de ter andado muito nos treinos livres para cumprir a minha ambientação à equipa. Correu tudo muito bem, temos um excelente carro, a equipa é muito organizada e profissional e obter o primeiro lugar na categoria Pro-Am é excelente, pois o objetivo da equipa e do César é ganhar a classe e obter valiosos pontos na luta pelo título. Para mim é um prazer estar aqui no FIA GT Series, pois aqui o nível da competição é muito elevado e os pilotos de grande valia, o que nos motiva ainda mais” , referiu Michael Ammermuller.

“Não podia ter corrido melhor este início de fim de semana aqui em Navarra. O Audi R8 LMS Ultra do Team Novadriver revelou-se muito rápido com piso molhado e o Michael Ammermuller esteve impecável ao longo de todas as sessões de treinos livres e cronometrados. Estivemos na luta pela ‘pole-position’ mas um ligeiro erro roubou-nos essa possibilidade. Porém, o mais importante é que fomos os melhores da categoria Pro-Am e o nosso objetivo para amanhã é esse mesmo, sermos os melhores na classe, obter uma boa mão cheia de pontos e esperar que os nossos adversários conheçam algumas dificuldades para recuperarmos na tabela classificativa. Espero que a chuva continue, pois nessas condições, esta os verdadeiramente competitivos”, disse César Campaniço.

Na equipa ACL by Rodrive, todo o trabalho que havia sido realizado com piso seco nos treinos livres acabou por não ter verdadeiro aproveitamento fruto da chuva que começou a cair na região cerca de uma hora antes da qualificação. Com esta circunstância e com alguma limitação de conhecimento do Lamborghini Gallardo LP560 GT3 nestas condições atmosféricas a equipa e os pilotos foram obrigados a tomar rapidamente opções que acarretavam alguma incógnita na sua validade. Com uma primeira parte mais dificíl na qualificação 1 disputada por Patrick Cunha, acabaram por ser adquiridas indicações que permitiram perceber algumas pequenas coisas importantes que, no entanto, acabaram por penalizar algo a perfomance do piloto português, que realizou um excelente trabalho de equipa . Já na segunda parte da sessão de qualificação, o brasileiro Matheus Stumpf, mostrou mais uma vez um excelente nível de pilotagem e evolução, que lhe permitiram colocar o Lamborghini #7 mesmo á porta do Top-ten, no que daria um acesso a uma merecida entrada na Super-Pole. Assim, desta forma a dupla da Rodrive garantiu um lugar na 6ª fila da grelha de partida para a primeira corrida de amanhã, na 12ª posição geral e 3ª da categoria Pro-Am.

Algo triste por a qualificação não ter tido lugar em seco, mostrava-se Patrick Cunha, pois “estivemos a desenvolver um belo trabalho ao longo de dois dias e evoluímos muito na perfomance e afinações para seco e estava optimista para enfrentar a qualificação. Depois, com a chuva que apareceu, tivemos que tomar novas opções e não me senti muito confiante ao início. Mas como o tempo para qualificação é muito curto, quando já estava a sentir a evoluir, ela terminou. Felizmente, e porque também não tinhamos muito conhecimento do funcionamento do carro nestas condições, sinto que pude realizar um trabalho importante para a equipa no primeiro turno de qualificação e por isso estou satisfeito e optimista pois vamos sair de uma boa posição para a primeira corrida de amanhã.”

Já para Matheus Stumpf, que no início da qualificação manifestava o total desconhecimento do carro nas circunstâncias que se apresentavam, mostrava o seu optimismo para amanhã, “…infelizmente depois de um enorme e positivo trabalho de toda a equipa, nos testes de ontem e nos treinos livres de hoje, de evolução em piso seco, acabamos por receber essa chuva para a qualificação. Mas, apesar de ter tido o primeiro contacto com o carro nessa situação de pista e rapidamente comecei a sentir alguma confiança e no final do treino consegui fazer um bom tempo que me deixou mesmo pertinho da entrada na Super-pole. Foi uma boa prestação, na geral e na categoria, que nos traz confiança e expectativa para realizar duas boas provas amanhã. Vamos ver como o tempo se apresenta amanhã.”

Amanhã, todas as emoções do FIA GT Series no Circuito de Navarra estarão centradas nas duas corridas do programa. A Qualifying Race terá lugar ás 10h15 minutos (9h15, em Portugal) e a Main Race irá acontecer ao inicio da tarde, pelas 14h15 minutos (13h15, em Portugal), e terão transmissões televisivas para Portugal através do canal SportTV3. Não deixe de nos acompanhar.

Tempos

1. PRO Rosina / Basseng Reiter Lamborghini 1m49.595s

2. PRO Stippler / Sandstrom Belgian Audi Club Equipe WRT Audi 1m49.600s

3. PRO Mayr-Melnhof/Jarvis Belgian Audi Club Equipe WRT Audi 1m49.670s

4. PRO Parente / Loeb Sebastien Loeb McLaren 1m49.746

5. PRO-AM Campaniço / Ammermüller Equipe Novadriver Audi 1m49.776s

6. PRO Bueno / Khodair BMW Sports Trophy Equipe Brasil 1m49.939s

7. PRO Ortelli / Vanthoor Belgian Audi Club Equipe WRT Audi 1m50.087s

8. GENT Sdanewitsch / Rugolo AF Corse Ferrari 1m50.715s

9. PRO Dia / Dusseldorp HTP gravidade Charouz Mercedes 1m50.392s

10. PAM Ordonez / Buncombe Nissan GT Academy No Time

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Pistas
últimas Autosport
pistas-2
últimas Automais
pistas-2
Ativar notificações? Sim Não, obrigado