4 Horas do Estoril: Muitas novidades na lista de inscritos, tudo preparado para a ‘grand finale’

Por a 2 Outubro 2015 14:07

A derradeira prova da época de 2015 do European Le Mans Series (ELMS) anuncia-se emotiva e apaixonante pelas mais diversas razões, pois excetuando os LMP3 todos os outros títulos encontram-se ainda por atribuir e, além disso, a grelha vai estar particularmente bem preenchida. Com efeito, no próximo dia 18 de Outubro, 30 carros estarão na grelha de partida das 4 Horas do Estoril.

Luta pelo título ‘presa’ por um ponto

Na categoria LMP2, os Gibson 015S-Nissan da Jota Sport e da Greaves Motorsport chegam ao Estoril com um ponto de diferença entre si e totalmente focados na luta pelo título.

O primeiro classificado do campeonato é o Gibson com o número 38 da Jota Sport e nas 4 Horas será pilotado por Simon Dolan, Harry Tincknell e Filipe Albuquerque, o herói do público português. O carro idêntico da Greaves, com o número 41, será partilhado por Gary Hirsch, Björn Wirdheim e Jon Lancaster.

Terceiro classificado na geral graças ao seu triunfo em Itália, encontra-se o único Oreca 05 do pelotão, o carro número 46, dos franceses da equipa Thiriet by TDS Racing que está a 10 pontos dos líderes do campeonato. Ao volante deixa de estar o francês Tristan Gommendy, que se mudou para outro continente.

Pierre Thiriet e Ludovic Badey vão assim ser acompanhados por Nicolas Lapierre, vencedor da classe LMP2 nas 24 Horas de Le Mans de 2015. Juntos, deverão encarar a prova portuguesa como um tudo ou nada, sempre ao ataque, de modo a tentar arrebatar um título que ainda está ao seu alcance.

Russos podem baralhar contas

A habitual equipa russa que compete com dois originais BR01-Nissan vai enfrentar o derradeiro encontro do ano novamente sob a bandeira do AF Racing. O BR01 número 20 estará entregue a Maurizio Mediani, David Markosov e Nicolas Minassian, enquanto que o número 21, que chegou ao pódio em Paul Ricard, estará entre as mãos de Mikhail Aleshin, Kiril Ladygin e Viktor Shaytar.

Equipa portuguesa na grelha

A única equipa da grelha que ostentará a bandeira portuguesa será a Algarve Pro Racing que vai alinhar com um dos dois Ligier JS P2 que correm no ELMS. Equipado com um motor V8 da Nissan, o Ligier preparado no Algarve será pilotado por Michael Munemann, James Winslow e o italiano Andrea Roda, enquanto o modelo idêntico da Krohn Racing, com o número 40, está equipado com um motor Judd V8 e encontra-se na quarta posição do campeonato. Ao seu volante veremos Tracy Krohn, Niclas Jonsson e uma vez mais o francês Olivier Pla.

Após um pódio e duas desistências ao longo da época, o trio composto pelo francês Nathanël Berthon, o britânico Michael Lyons e o sul-africano naturalizado americano, Mark Patterson, está muito motivado para concluir a época com um grande resultado ao volante do Oreca 03R número 48 do Team Murphy Prototypes.

O outro Oreca 03R será o da equipa Eurasia Motorsport, pilotado por Pu Ju Jin, Nico Pieter de Brujn e um terceiro piloto a confirmar. A Pegasus Racing irá participar com o único Morgan Nissan do pelotão entregue a Léo Russel, David Cheng e um mais um piloto a confirmar mais em cima da data da corrida.

Título da LMP3 já atribuído

O título da categoria LMP3 já foi atribuído em Paul Ricard ao carro número 3 do Team LNT, precisamente o Ginetta Nissan pilotado pela dupla Chris Hoy e Charlie Robertson.

A equipa LNT trará ao Estoril os seus dois carros para celebrar o triunfo. O Ginetta número 2 será pilotado por Gaëthan Paletou e Michael Simpson, que esperam obter um melhor resultado no Estoril que na última prova em França, onde conheceram problemas mecânicos.

A VK by Speed Factory, actual segunda classificada no campeonato, alinha o habitual Ginetta Nissan nº 15 para Konstantin Calko, Jesus Fuster e Dainius Matijosaitis.

A equipa Villorba Corse pontifica no quarto posto da geral, e após ter obtido dois pódios nas duas últimas corridas, Roberto Lacarte e Giorgio Sernagiotto podem ainda aspirar a um segundo lugar no campeonato de 2015.

Mais interessante, a estreia de um Ligier JS P3 no ELMS. A equipa Graff Racing colocará em pista o carro nº 9 pilotado pelos franceses Eric Trouillet e Thomas Accary, acompanhados do britânico Gary Findlay.

Ferrari perto do título no LMGTE

Cinco Ferrari F458 Italia, dois Porsche 911 RSR, um BMW Z4 GTE e um Aston Martin Vantage V8 compõem a lista dos nove LMGTE presentes no Estoril. O F458 número 60 do Team Formula Racing lidera a classificação geral, tal como os seus pilotos Johnny Laursen, Mikkel Mac e Andrea Rizzoli, com 19 pontos de avanço sobre o BMW Z4 número 52 do BMW Team Marc VDS, entregue a Andy Priaulx, Henry Hassid e Jesse Krohn.

Com um máximo de 26 pontos em disputa nas 4 Horas do Estoril, a vantagem por parte do Ferrari é confortável, mas tudo pode acontecer na luta pelo título, com seis possíveis candidatos com hipóteses matemáticas de o alcançar, numa luta que se deverá prolongar até ao baixar da bandeira de xadrez.

Situados a 22 pontos do Ferrari que lidera a classificação, Duncan Cameron, Matt Griffin e Aaron Scott podem ainda lutar pelo título com o Ferrari número 55 da AF Corse, tal como pode fazer o Porsche número 88 da equipa Proton Competition de Richard Leitz (líder do mundial de pilotos GT no WEC), Sebastien Asch e Christian Ried, que se encontram apenas um ponto atrás da formação da AF Corse. Outro F458 que ainda se encontra na luta pelo título é o carro número 66 da JMW Motorsport. E aí uma grande novidade: James Calado, piloto da equipa oficial no WEC, foi chamado para ajudar, Robert Smith e Rory Butcher. O último dos seis candidatos é o F458 da AT Racing, com o número 56, presentemente com 26 pontos de atraso em relação à equipa da Formula Racing. No entanto, para o Ferrari austríaco poder aspirar ao título, seria necessário obter a pole, vencer a prova e esperar que nenhum dos seus adversários pontuasse o que, embora matematicamente possível, será muito pouco provável de vir a suceder. No entanto, Alessandro Pier Guidi e Alexander Talkanitsa (pai e filho) têm de facto uma hipótese ténue de vencer o campeonato.

A Gulf Racing irá trazer de novo ao Estoril o seu Porsche 911 RSR, entregue às mãos de Michael Wainwright, Adam Caroll e Daniel Brown, enquanto a equipa número 51 da AF Corse, com Peter Mann, Rafaelle Gianmaria e Matteo Cressoni não sofrerá qualquer alteração. Novidade na categoria LMGTE será o Aston Martin Vantage V8 da Aston Martin Racing que se estreará no ELMS no Estoril, sendo pilotado pelo duo Andrew Howard e Jonathan Adam, acabados de ser coroados campeões britânicos de GT.

BMW favorita nos GTC, mas não pode facilitar…

A luta será igualmente interessante na categoria GTC. A equipa francesa TDS Racing lidera a tabela com os 82 pontos por Frank Perera, Dino Lunardi e Eric Dermont, com o BMW Z4 GT3 com o número 59. Mas não há qualquer hipótese de relaxar pois o Ferrari F458 Italia GT3 número 62 da equipa AF Corse representa uma real ameaça. Com efeito, Francesco Castellacci e Stuart Hall têm apenas 13 pontos de atraso em relação ao trio francês. Nesta prova final da época, a dupla italo-britânica será acompanhada uma vez mais pelo suíço Thomas Flohr.

Ferrari Portugal também presente

Já fora da luta pelo título estão os dois Ferrari da AF Corse com os números 64 e 63. No primeiro estará a dupla portuguesa Filipe Barreiros e Francisco Guedes, apoiados pelo dinamarquês Mads Rasmussen. No segundo Ferrari estarão Giorgio Roda, Ilya Melnokov e Marco Cioci. Ambos serão candidatos ao triunfo, com algum favoritismo para a formação portuguesa que corre em casa.

No Estoril, o trio dinamarquês da Massive Motorsport deixará de ser o único representante da Aston Martin na categoria GTC do ELMS pois irá aparecer um segundo carro britânico na grelha de partida, com a chegada da equipa TF Sport . O Aston Martin Vantage V8 número 77 será pilotado por um trio de choque, com o turco Salih Yoluc, o britânico Euan Hankey e o neozelandês Ritchie Stanaway, um habitué dos paddocks do WEC.

Está todo lançado para que as 4 Horas do Estoril, nos próximos dias 17 e 18 de Outubro, sejam uma grandiosa final do ELMS 2015, que se anuncia particularmente intensa e disputada.

Lista provisória de inscritos CLIQUE AQUI

Bilheteira CLIQUE AQUI

Programa do fim-de-semana CLIQUE AQUI

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Pistas
últimas Autosport
pistas-2
últimas Automais
pistas-2
Ativar notificações? Sim Não, obrigado