Kia GT Cup trouxe emoção e competitividade ao Braga Racing Weekend

Por a 14 Setembro 2020 13:49

A Kia GT Cup esteve em Braga, no cirucito Vasco Sameiro para mais uma ronda. Nos Picanto, os jovens continuam a evoluir e na Club tem encaminhado pilotos para a ribalta. A ronda de Braga também foi palco da estreia dos novos Kia Ceed. Neste fim de semana os vencedores foram os mesmo em ambas as corridas, mas isso não significa que não tenha havido emoção.

CORRIDA 1: Rafael Lobato venceu a primeira corrida da Kia Ceed GT Cup. João Aguiar-Branco (Júnior) e Pedro Alves (Club) venceram nos Picanto

Em Braga o calor não deu tréguas. Num traçado difícil de se efetuarem ultrapassagens, a posição de partida obtida na qualificação, aliada ao arranque, seriam ainda mais determinantes para um bom resultado.

Rafael Lobato saltou imediatamente para o 2º posto, antes da travagem para a curva 1, quando as luzes se desligaram, dando assim início à corrida. Enquanto o piloto da Speedy Motorsport ganhava uma posição que viria a ser fulcral para o desfecho desta primeira contenda, José Carlos Pires (CRM Motorsport) caía de 2º para 4º no arranque, deixando-se igualmente ultrapassar por Manuel Gião (Bastos Sport) e hipotecando, assim, as suas hipóteses de chegar ao pódio. Atrás de Pires seguiam o jovem Alex Areia e o convidado da Kia Portugal, Pedro Silva (CRM Motorsport).

Apesar da forte réplica dada por todos os pilotos, as posições da categoria Pro mantiveram-se inalterados até aos minutos finais da corrida, momento em que Rafael Lobato, que vinha a pressionar fortemente Francisco Carvalho, aproveitou um erro do adversário da Veloso Motorsport para passar para o comando e celebrar, assim, o primeiro triunfo no Kia Ceed GT Cup. Simultaneamente, o piloto de Trás-os-Montes inscreveu também o seu nome como o primeiro vencedor da história da competição.

Num grande gesto de fair-play, Francisco Carvalho, que realizou a volta mais rápida da corrida, reconheceu o mérito do seu adversário na cerimónia do pódio, ao mesmo tempo em que se mostrava confiante para a segunda corrida do fim de semana. Se Manuel Gião lamentou o tempo perdido na ultrapassagem a alguns concorrentes mais lentos, José Carlos Pires lastimou o mau arranque, situação que lhe trouxe, inclusive, a pressão acrescida de Alex Areia, que realizou uma corrida sempre em crescendo e concluiu os 20 minutos de prova colado à traseira do adversário.

Em termos dos Picanto, João Aguiar-Branco partia da primeira posição da grelha, mas, deixou-se ultrapassar pelo experiente Pedro Alves (Pedro Alves Racing) no arranque, mas de forma inteligente optou por retirar-se da luta contra o piloto vila-realense, uma vez que ambos disputam categorias distintas no Troféu Kia Picanto GT.

A partir daí, o piloto da Speedy Motorsport limitou-se a controlar a distância que o separava para o seu maior opositor, José Bastos (BCM Sports), que segurou o 2º lugar entre os juniores à frente de Orlando Batina. Atrás deste trio concluíram a prova Pedro Pinto (Be Fast Motorsport), que travou uma batalha muito interessante com Luís Maria Lisboa (Team Nuoorte), autor de uma grande recuperação nos momentos iniciais da corrida. Seguiram-se na classificação Manuel Alves (Veloso Motorsport), o regressado David Matos Chaves (Team Nuoorte) e o jovem Lourenço Monteiro (Speedy Motorsport).

Na categoria Club, Pedro Alves (Pedro Alves Racing) teve uma corrida relativamente solitária. O atual campeão em título geriu o andamento e recebeu a bandeirada de xadrez à frente de Gonçalo Inácio (Martinho Sport), ainda à procura do melhor acerto para o Picanto e do regressado Francisco Marrão (CRM Motorsport).

CORRIDA 2: Rafael Lobato volta a triunfar. João Aguiar-Branco (Júnior) e Pedro Alves (Club) repetem triunfos

Com os pilotos mais entrosados com os carros e a pista, a segunda corrida do fim de semana arrancou novamente com os pilotos dos Ceed na liderança. A partir da pole, José Carlos Pires segurou atrás de si um rapidíssimo Manuel Gião, que por sua vez tentava suster ao máximo os ataques de Rafael Lobato. Este já tinha ultrapassado Francisco Carvalho, que tinha agora que suportar a pressão aplicada por Alex Areia. O segundo convidado da Kia Portugal, Luís Lisboa, seguia logo atrás deste grupo.

No entanto, e apesar dos melhores esforços de Pires, Rafael Lobato tinha entrado para esta derradeira contenda com um único objetivo: vencer. Seguiu logo atrás de Manuel Gião, até conseguir passar para a frente do piloto apoiado pela Univex e depois não descansou até fazer o mesmo com Pires, que sentiu dificuldades em se adaptar ao comportamento do carro a partir do momento em que os pneus perderam eficácia.

A seis minutos do fim da prova, Lobato passava para o comando para nunca mais o largar, fazendo a dobradinha, à qual juntou, ainda, a volta mais rápida desta corrida. José Carlos Pires foi 2º e Manuel Gião 3º, à frente de Francisco Carvalho e de Alex Areia, e Luís Lisboa fechou a classificação.

Na categoria Júnior, João Aguiar-Branco voltou a dar provas da sua enorme rapidez nesta ronda bracarense. Às duas pole positions, juntou as duas voltas mais rápidas da classe e dois saborosos triunfos, o último deles, à geral, e à frente da referência Pedro Alves.

Novamente no segundo lugar entre os juniores, José Bastos sai muito satisfeito com a pontuação conjunta obtida neste fim-de-semana, enquanto Luís Maria Lisboa envolveu-se em lutas muito interessantes para chegar ao derradeiro lugar do pódio.

Atrás deste trio, concluiu a prova um grupo liderado por Orlando Batina, que também somou pontos importantes para o seu campeonato nesta segunda ronda do Kia GT Cup, e ainda Pedro Pinto, Lourenço Monteiro e David Matos Chaves. Envolvido numa batalha entusiasmante com Luís Maria Lisboa, o jovem Manuel Alves acabou por desistir quando seguia nos lugares da frente da sua classe.

Já entre os Club, o triunfo voltou a sorrir a Pedro Alves, que ainda teve de se desenvencilhar de alguns concorrentes da Júnior após uma má partida. O piloto vila-realense terminou à frente de Gonçalo Inácio, que não encontrou forma de se sentir confortável com a afinação do carro, e do estreante Pompeu Simões, que festejou, assim, o primeiro pódio da carreira.

Seguiram-se Paulo Gonçalves Duarte e José Carvalhosa, que desta forma fecharam os cinco primeiros, e ainda Miguel Martins, Manuel Moura Teixeira e Paulo Gaspar.

Concluída esta passagem pelo Braga Racing Weekend, as emoções do Kia GT Cup regressam de 20 e 22 de outubro, para a terceira ronda da competição, no Circuito do Estoril.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas KIA GT Cup
últimas Autosport
kia-picanto-gt-cup
últimas Automais
kia-picanto-gt-cup
Ativar notificações? Sim Não, obrigado