Kia GT Cup inicia 5ª temporada no Estoril Super Racing Series | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

Kia GT Cup inicia 5ª temporada no Estoril Super Racing Series

José Luis Abreu by José Luis Abreu
4 Abril, 2022
in KIA GT Cup, VELOCIDADE
A A
Kia GT Cup inicia 5ª temporada no Estoril Super Racing Series

Share on FacebookShare on Twitter

O Troféu monomarca promovido pela CRM Motorsport e a Kia Portugal inaugura época a 9 e 10 de Abril com 20 carros e 24 pilotos, tem seis estreantes na lista de inscritos, com a competição que aglutina os divertidos Kia Picanto e Ceed GT a atrair novos rostos para o automobilismo. O calendário desportivo será composto por quatro provas de velocidade e uma prova de montanha integrada no mediático Caramulo Motorfestival.

O Kia GT Cup inicia, em 2022, a 5ª temporada da sua história. Pioneira na forma como bonificou os resultados desportivos e o desempenho mediático dos pilotos, conjugou duas disciplinas distintas do automobilismo no mesmo calendário e promoveu mais de uma centena de amadores e consagrados, a competição monomarca fomentada pela CRM Motorsport e a Kia Portugal arranca mais uma época desportiva mantendo os atributos que lhe permitiram chegar a este momento. Além da competitividade dos seus Picanto e Ceed GT, viaturas que entram, respetivamente, no seu 5º e 3º ano de atividade.
O Kia GT Cup continuará a atribuir prémios monetários aos participantes e a erguer um ‘hospitality’ com o propósito de receber, no mesmo espaço, concorrentes, patrocinadores, parceiros, familiares e amigos.
Mas existem novidades: num regresso às origens, a competição volta a centrar-se apenas no território nacional e a contar com provas de velocidade e montanha com ampla visibilidade mediática.
Uma decisão que acarreta uma natural redução dos custos de ativação de cada projeto e cumpre a pretensão dos pilotos e equipas.
Num calendário pensado ao detalhe, a comitiva do Troféu mais picante da Velocidade Nacional irá integrar, pela 3ª vez na sua história, a etapa portuguesa do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCR) no circuito citadino de Vila Real e estrear-se no aclamado Caramulo Motorfestival, que anualmente reúne milhares de adeptos numa enorme celebração do automóvel.
As visitas ao Circuito do Estoril (por duas vezes) e ao Autódromo Internacional do Algarve completam o programa desportivo da competição apoiada pela Toyo Tires, Santander Consumer, Galp, Gupe e GC24.
Por fim, e depois de cumprir o seu papel na divulgação de novos talentos, a 5ª temporada passa a contar com apenas duas categorias (Picanto GT e Ceed GT) que irão promover, ainda mais, a luta em pista entre todos os pilotos.
Argumentos que deixam João Seabra e Tiago Raposo Magalhães entusiasmados com o arranque de mais uma jornada no Estoril Super Racing Series, prova que tem lugar no próximo fim-de-semana de 9 e 10 de Abril: “Quando a CRM Motorsport e a Kia Portugal delinearam os primeiros esboços do projeto, estávamos longe de imaginar a repercussão que o Kia GT Cup teria no automobilismo nacional.
Ao iniciarmos a 5ª temporada, superamos, desde logo, as quatro inicialmente previstas, e cumprimos o objetivo de prolongar, ao máximo, as possibilidades de ativação dos carros, que neste momento se encontram largamente amortizados”, avançam o Diretor-Geral da Kia Portugal e o CEO da CRM Motorsport.

“Considerando que existem 8 viaturas indisponíveis por estarem alocados à 3ª edição do Kia Rally Cup, podermos contar com 20 carros, diversos pilotos que se mantêm connosco, incluindo-se aqui os que subiram de categoria, e 6 estreantes na grelha de partida do Estoril Super Racing Series deixa-nos extremamente satisfeitos”, concluíram.

Artigos relacionados

Supercars Endurance: Batina Racing determinada a lutar pelos títulos até ao último instante

Supercars Endurance: Batina Racing determinada a lutar pelos títulos até ao último instante

5 Novembro, 2026
Supercars Endurance: RACAR Motorsport luta pelo título de GT4 Bronze em Jerez

Supercars Endurance: RACAR Motorsport luta pelo título de GT4 Bronze em Jerez

5 Novembro, 2026

Ainda mais diversificado
Com 24 pilotos auxiliados por 7 das mais reputadas equipas nacionais e uma estrutura privada, o Kia GT Cup continuará a fazer da união a sua força ao colocar em pista dois modelos (Picanto e Ceed GT) e pilotos com experiências distintas no automobilismo.
Renovando a aposta no Troféu monomarca, Francisco Carvalho volta a correr ao volante de um Ceed GT pelo 3º ano consecutivo, agora integrado na estrutura da CRM Motorsport.
A fazer-lhe companhia na classe estará Pedro Alves, motivado pelo duplo triunfo obtido na 2ª edição da Taça Kia, realizada em dezembro do ano passado, e que voltará a encarregar-se da pilotagem e afinação do carro.
Juntam-se a esta lista Pedro Pinto (Be Fast Motorsport), Pompeu Simões (Speedy Motorsport), Manuel Moura Teixeira (CRM Motorsport) e a dupla Luís Lourenço/Miguel Lourenço (CRM Motorsport) — pilotos que transitam do Kia Picanto GT para provarem as emoções a bordo do membro mais potente da família.
Mas também Vasco Oliveira (MG Competição), estreante no carro #28 preparado pela equipa do campeão em título da categoria, Manuel Gião.
Na classe reservada aos irreverentes Picanto GT, destaque para a permanência de Vítor Fernandes, agora a solo, e a de Paulo Gaspar, que recebe a companhia de Adérito Marques, em carros preparados pela CRM Motorsport.
O mesmo sucede com André Regueiro (G2B Motorsport), Manuel Alves (Veloso Motorsport), Rafael Antunes (MG Competição), Samuel Teixeira (CRM Motorsport) e Tiago Madeira (MG Competição). No campo dos estreantes, nota para as entradas de Gonçalo Moura (P&B Racing), que sucede ao irmão em 2022, Tiago Vilela (Speedy Motorsport), Diogo Constante (CRM Motorsport) e a dupla formada por António Veiga e Cláudio Pereira (MG Competição).
Depois de um primeiro contacto na 2ª edição da Taça Kia e cujo saldo foi francamente positivo, Filipe Seabra (Gianfranco Motorsport) e Marcos Ruão/Nuno Pardalejo (CRM Motorsport) optaram por um compromisso, a tempo inteiro, com o Troféu.
Decorrendo ao longo de dois dias, o programa desportivo do Estoril Super Racing Series contempla uma sessão de treinos privados, duas sessões de treinos cronometrados e duas corridas, num total de 120 minutos de tempo de pista.
As corridas de Domingo serão transmitidas via live-streaming no canal de YouTube da CRM Motorsport e nas redes sociais (facebook e instagram) do Kia GT Cup

Calendário Kia GT Cup
08-10 de Abril — Estoril
02-03 de Julho — Vila Real
30-31 de Julho — Portimão
02-04 de Setembro — Caramulo
18-20 de Novembro — Estoril

Tags: Estoril Super Racing SeriesKia GT Cup
José Luis Abreu

José Luis Abreu

Entre curvas e muito pó, descobri que o olhar treinado pela fotografia e a paixão pelos ralis só podiam levar a um destino: o jornalismo desportivo. E já lá vão mais de 30 anos…

Artigos relacionados

Supercars Endurance: Batina Racing determinada a lutar pelos títulos até ao último instante
VELOCIDADE

Supercars Endurance: Batina Racing determinada a lutar pelos títulos até ao último instante

by José Luis Abreu
5 Novembro, 2026
Supercars Endurance: RACAR Motorsport luta pelo título de GT4 Bronze em Jerez
VELOCIDADE

Supercars Endurance: RACAR Motorsport luta pelo título de GT4 Bronze em Jerez

by José Luis Abreu
5 Novembro, 2026
Next Post
Super Seven by Toyo Tires: 14ª temporada arranca com recorde de inscritos

Super Seven by Toyo Tires: 14ª temporada arranca com recorde de inscritos

Saiba onde (também) vão estar os radares esta semana

Subscribe
Login
Notify of
Please login to comment
0 Comentários
  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários
GP de São Paulo de F1: Interlagos recebe a Fórmula 1, chuva é possível na corrida

Kimi Antonelli é o mais jovem Campeão de F1 de sempre: bateu o recorde de Vettel por 3 anos, 2 meses, 19 dias

5 Novembro, 2026
Renault: menos carros, mais receitas

Renault: menos carros, mais receitas

5 Novembro, 2026
F1: Red Bull não prevê trocar o motor de Verstappen no Brasil, mas…

F1: Red Bull não prevê trocar o motor de Verstappen no Brasil, mas…

5 Novembro, 2026
GP Cidade do México F1, Kimi Antonelli: “Isto é apenas o começo”

F1: Kimi Antonelli esteve perto de desistir no México, antes de se sagrar campeão do mundo

5 Novembro, 2026
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164
GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

157

GP da Bélgica F1: Hamilton vence e fica a duas de Schumacher

153
GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

147

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright

wpDiscuz