IMSA: Temporada desafiante começa em Daytona

Por a 25 Janeiro 2023 12:38

O tiro de partida para mais uma época do Weathertech Sportscar Championship da IMSA está dado depois do primeiro teste do fim de semana passado em Daytona. Agora é a vez do desafio tremendo que são as 24 Horas naquele traçado.

O desafio está lançado e o campeonato de resistência norte-americano tem pela frente mais uma época, mas este ano não é uma temporada qualquer. Nem a 61ª edição das 24 Horas de Daytona, já um das lendárias provas de endurance do Mundo, será “mais uma” corrida. É um exame completo às novas máquinas da categoria principal, Grand Touring Prototype (GTP), os Le Mans Daytona h(LMDh). Serão 24 horas em que a fiabilidade dos novos protótipos que estreiam em 2023 uma nova era de convergência mundial no endurance, será posta à prova, com todos os construtores e equipas que operam estes carros, muito interessados em vencer Daytona. O entusiasmo na próxima época do campeonato da IMSA, assim como acontece com o Campeonato do Mundo de Resistência da FIA (WEC), é enorme e só isso será o suficiente para manter acordado qualquer fã da disciplina.

2023 é ano de muitas novidades

Muitas são as novidades no campeonato da IMSA, que continua a ter a tempo inteiro Filipe Albuquerque e João Barbosa, até mesmo no calendário. A 53ª temporada do campeonato sancionado pela IMSA terá uma nova corrida no mítico Indianapolis Motor Speedway, que se realiza a 17 de setembro com a duração de 2 horas e 40 minutos onde estarão presentes todas as classes de carros, GTP, LMP2, LMP3, GTD e GTD Pro.

Ainda nas categorias, o campeonato da IMSA despediu-se dos DPi no final da temporada passada, para abraçar os novos LMDh na classe GTP. Os LMDh são uma espécie de segunda versão do conceito DPi que foi implementado com sucesso em 2017, quando foram estreados esses protótipos, pensados para serem competitivos e baratos. Para isso, usaram chassis LMP2 dos fornecedores Multimatic, Oreca, Ligier e Dallara em que cada construtor fez alterações estéticas aos carros para os tornarem mais semelhantes aos modelos de estrada, fazendo desta forma uma ligação emocional do espectador entre os carros em pista e os que podem ver todos os dias nas ruas das cidades. Os motores eram dos próprios construtores. Foram épocas de grandes corridas, lutas pelos títulos decididas nos últimos metros e foram indispensáveis para o que viriam a ser os LMDh. A IMSA seguiu o mesmo conceito e assim os mesmos quatro fabricantes de chassis LMP2 trabalharam com as marcas interessadas em desenvolver protótipos mais baratos que os Hypercars (protótipos pensado pelo Automobile Club de l’Ouest e daremos conta das diferenças entre ambos mais à frente), mas igualmente competitivos. Aceitaram esta proposta a Cadillac e Acura, que competiam anteriormente com os DPi, assim como a BMW, Porsche, além da Lamborghini e Alpine, estes com entrada marcada no campeonato apenas para 2024.

Os primeiros sinais – ainda antes do ‘Roar before the Rolex’ que teve lugar na semana passada e organizou a grelha para a corrida de Daytona do próximo fim de semana e deu às equipas a possibilidade de treinarem durante 5 sessões de 1h45m cada – foram animadores, mas ninguém sabe ao certo como se irão comportar os protótipos durante 24 horas de inteira competição em pista, com (muitas) ultrapassagens a carros de outras classes e mais lentos, ao mesmo tempo que se defende ou ataca uma posição na classificação. Este é um ponto-chave para o resto da época e um dos mais apelativos para quem gosta da resistência. Os pilotos vão levar ao máximo, ou dentro dos possíveis, novas máquinas que terão de responder numa das pistas rápidas.

Na classe principal do IMSA, serão nove carros em pista em Daytona, mas durante a temporada deverão chegar mais dois Porsche 963 para a equipa privada Proton Competition, totalizando 11 carros no ano de estreia dos LMDh.

O Cadillac VLMDh#31 da Whelen Engineering Racing durante o ‘Roar’

Foto: Richard Dole

Novo GT3 da Ferrari em estreia

O novo Ferrari 296 GT3 subiu ao palco das corridas internacionais, fazendo sua primeira aparição no Daytona International Speedway durante o ‘Roar Before the Rolex 24’. Em prova para as 24 Horas de Daytona estarão quatro equipas e oito pilotos oficiais da Ferrari Competizioni GT, que vai estrear o novo 296 GT3 em competição. Um Ferrari 296 GT3 está inscrito na classe reservada às equipas Pro, o #62 da Risi Competizione, composta por Alessandro Pier Guidi, James Calado, Davide Rigon e Daniel Serra, que em 2022 subiram ao segundo degrau do pódio. Entre os GTD, a marca do “Cavallino Rampante” é representada por três equipas. Miguel Molina está ao volante do 296 GT3 #21 com Simon Mann, Luis Perez Companc e Francesco Castellacci, da AF Corse, equipa que terminou em segundo lugar na classe no ano passado. Antonio Fuoco, com o carro #47 da Cetilar Racing divide o GT3 com Roberto Lacorte, Giorgio Sernagiotto e Alessandro Balzan, formação que no ano passado obteve a vitória na classe nas 12 Horas de Sebring. Alessio Rovera e Andrea Bertolini, junto com Onofrio Triarsi e Charlie Scardina, estarão ao volante do 296 GT3 #023 da Triarsi Competizione, fazendo sua estreia na prestigiada corrida de resistência da Flórida.

Ainda nos GT3 haverão mais novidades nos carros da Porsche e Lamborghini que inicia a colaboração com a Iron Lynx, que vai operar o novo Huracán GT3 EVO2 #63 nas 24 Horas de Daytona, antes de uma temporada completa da IMSA Michelin Endurance Cup (apenas as provas de resistência). Esta parceria levará a Lamborghini Squadra Corse e a Iron Lynx a competirem no WEC e no IMSA com o Lamborghini LMDh em 2024, ficando a designação da equipa como Lamborghini Iron Lynx.

A estreia do Ferrari 296 GT3 que substituiu o 488 GT3

Foto: Richard Dole

Competição feroz nos LMP2 e LMP3

O nível da competição nas restantes categorias não deixa nada a dever ao que encontramos na GTP. Os Le Mans Prototype 2 (LMP2) não desiludirão, com certeza.

Em 2022, houve três vencedores diferentes nas três corridas de abertura e o nível de desempenho foi tão próximo durante toda a época, que nenhuma equipa conquistou vitórias consecutivas. A equipa que defende o título em LMP2, a Tower Motorsport, conta com um alinhamento forte para abrir a temporada nas 24 de Daytona – apesar de ainda não terem confirmado se manterão no restante da época – com o campeão de 2022, John Farano, que se junta a Kyffin Simpson e a dois pilotos estreantes, cujos nomes são bem conhecidos. São eles Josef Newgarden e Scott McLaughlin, estrelas da IndyCar.

Os mais diretos concorrentes do ano passado, a PR1 Mathiasen Motorsports, incluiu como piloto, o ex-campeão da série Ben Keating, Nicolas Lapierre, Paul-Loup Chatin e Alex Quinn.

Ambas as equipas podem esperar uma competição feroz da Rick Ware Racing, que irá disputar a sua primeira entrada a tempo inteiro no ORECA #51 com Eric Lux e Pietro Fittipaldi como “cabeças de cartaz”, além do #18 com Ryan Dalziel e Dwight Merriman, que terão a companhia em Daytona de Oliver Jarvis e Christian Rasmussen.

Mikkel Jensen e Steven Thomas estarão a competir durante toda a época no #11 da TDS Racing, que ainda terá o #35 com Giedo van der Garde e Job Van Uitert como principais ativos.

A CrowdStrike Racing vai dar um salto competitivo no Sportscar Championship da IMSA em 2023 com um novo desafio em LMP2. Juntamente com a experiência da equipa portuguesa Algarve Pro Racing a operar a equipa.

Nos LMP3 sem a presença dos campeões da CORE Autosport, são várias as equipas com expectativas altas para esta temporada.

A Riley Motorsports está inquestionavelmente entre as favoritas para disputar o título, com o trio de pilotos Gar Robinson, Felipe Fraga, Josh Burdon e Glenn van Berlo. A equipa conquistou as vitórias em Watkins Glen e Road America no ano passado e também em Daytona pelo segundo ano consecutivo.

O #33 da Sean Creech Motorsport com João Barbosa e Lance Willsey é um concorrente a ter em conta no pelotão de nove carros, assim como o #38 da Performance Tech Motorsports e o #87 da FastMD Racing Duqueine.

O Ligier da Riley da classe LMP3 e o Oreca LMP2 da PR1 Mathiasen Motorsports em Daytona

Foto: Michael L. Levitt

Calendário também sofreu alterações

Nem só de Daytona vive o campeonato da IMSA. Todos os traçados oferecem algo de diferente à competição e também neste aspecto houve alterações.

A pista de Mid-Ohio Sports Car Course, que fazia parte do campeonato desde 2018, foi substituída por uma corrida de sprint no Indianapolis Motor Speedway, marcando o regresso deste traçado ao campeonato desde a época inaugural da série, em 2014.

O circuito de Belle Isle também foi retirado do calendário, já depois de ter sido anunciada a substituição desta pista pelo circuito citadino de Detroit. Belle Isle fazia parte do calendário do campeonato desde 2014 e só não tinha havido prova em 2020 devido à pandemia da COVID-19.

Serão, então, 11 provas desde o próximo fim de semana em Daytona até ao dia 14 de outubro, quando a competição termina com a prova de 10 horas em Petit Le Mans, pista espetacular, mas que causam suores frios a qualquer português, tal o azar que Albuquerque tem no traçado. Das onze provas, a classe GTP compete em 9, com as corridas em Lime Rock (julho) e no Virginia International Raceway (agosto) apenas dedicadas aos concorrentes GTD e GTD Pro.

Lista de inscritos:

Equipa Carro Pilotos
GTP
1 Cadillac Racing

(Chip Ganassi Racing)

Cadillac V-LMDh Sebastien Bourdais

Renger van der Zande

Scott Dixon

2 Cadillac Racing

(Chip Ganassi Racing)

Cadillac V-LMDh Alex Lynn

Richard Westbrook

Earl Bamber

6 Porsche Penske Motorsport Porsche 963 Nick Tandy

Mathieu Jaminet

Dane Cameron

7 Porsche Penske Motorsport Porsche 963 Felipe Nasr

Matt Campbell

Michael Christensen

10 Wayne Taylor Racing Acura ARX-06 Ricky Taylor

Filipe Albuquerque

Louis Deletraz

Brendon Hartley

24 BMW M Team RLL BMW M Hybrid V8 Augusto Farfus

Philipp Eng

Marco Wittmann

Colton Herta

25 BMW M Team RLL BMW M Hybrid V8 Connor de Philippi

Nick Yelloly

Sheldon van der Linde

Colton Herta

31 Action Express Racing

(Whelen Engineering)

Cadillac V-LMDh Pipo Derani

Alexander Sims

Jack Aitken

60 Meyer Shank Racing w/Curb-Agajanian Acura ARX-06 Tom Blomqvist

Colin Braun

Helio Castroneves

Simon Pagenaud

LMP2
4 CrowdStrike Racing by APR Oreca 07-Gibson George Kurtz

Matt McMurry

Ben Hanley

Esteban Gutierrez

8 Tower Motorsports Oreca 07-Gibson John Farano

Josef Newgarden

Scott McLaughlin

Kyffin Simpson

11 TDS Racing Oreca 07-Gibson Scott Huffaker

Steven Thomas

Mikkel Jensen

Rinus VeeKay

18 Era Motorsport Oreca 07-Gibson Ryan Dalziel

Dwight Merriman

Christian Rasmussen

Oliver Jarvis

20 High Class Racing Oreca 07-Gibson Dennis Andersen

Ed Jones

Anders Fjordbach

Raffaele Marciello

35 TDS Racing Oreca 07-Gibson Francois Heriau

Giedo van der Garde

Josh Pierson

Job van Uitert

51 Rick Ware Racing Oreca 07-Gibson Pietro Fittipaldi

Eric Lux

Devlin DeFrancesco

Austin Cindric

52 PR1/Mathiasen Motorsports Oreca 07-Gibson Ben Keating

Paul-Loup Chatin

Alex Quinn

Nicolas Lapierre

55 Proton Competition Oreca 07-Gibson Gianmaria Bruni

James Allen

Fred Poordad

Francesco Pizzi

88 AF Corse Oreca 07-Gibson Francois Perrodo

Matthieu Vaxiviere

Julien Canal

Nicklas Nielsen

LMP3
13 AWA Duqueine M30-D08 Nissan Orey Fidani

Matt Bell

Lars Kern

Mortiz Kranz

17 AWA Duqueine M30-D08 Nissan Anthony Mantella

Wayne Boyd

Nicolas Varrone

Thomas Merrill

33 Sean Creech Motorsports Ligier JS P320-Nissan João Barbosa

Lance Willsey

Nico Pino

Nolan Siegel

36 Andretti Autosport Ligier JS P320-Nissan Jarrett Andretti

Gabby Chaves

Rasmus Lindh

Dakota Dickerson

38 Performance Tech Motorsports Ligier JS P320-Nissan John DeAngelis

Connor Bloum

Cameron Shields

Christopher Allen

43 MRS GT-Racing Ligier JS P320-Nissan James French

Sebastian Alvarez

Danial Frost

Guilherme Oliveira

74 Riley Motorsport Ligier JS P320-Nissan Gar Robinson

Felipe Fraga

Josh Burdon

Glenn van Berlo

85 JDC-Miller MotorSports Duqueine M30-D08 Nissan Tijmen van der Helm

Till Bechtolsheimer

Luca Mars

Mason Filippi

87 FastMD Racing Duqueine M30-D08 Nissan Antonio Serravalle

Nick Boulle

Yu Kanamaru

James Vance

GT Daytona Pro
3 Corvette Racing Corvette C8.R GTD Antonio Garcia

Jordan Taylor

Tommy Milner

9 Pfaff Motorsports Porsche 911 GT3 R (992) Klaus Bachler

Patrick Pilet

Laurens Vanthoor

14 Vasser Sullivan Lexus RC F GT3 Jack Hawksworth

Ben Barnicoat

Mike Conway

23 Heart of Racing Aston Martin Vantage GT3 Ross Gunn

Alex Riberas

David Pittard

62 Risi Competizione Ferrari 296 GT3 Alessandro Pier Guidi

Davide Rigon

James Calado

Daniel Serra

63 Iron Lynx Lamborghini Huracan GT3 Evo2 Mirko Bortolotti

Andrea Caldarelli

Romain Grosjean

Jordan Pepper

64 TGM/TF Sport Aston Martin Vantage GT3 Ted Giovanis

Hugh Plumb

Matt Plumb

Owen Trinkler

79 WeatherTech Racing

(Proton Competition)

Mercedes-AMG GT3 Jules Gounon

Dani Juncadella

Maro Engel

Cooper MacNeil

95 Turner Motorsport BMW M4 GT3 Bill Auberlen

Chandler Hull

John Edwards

Bruno Spengler

GT Daytona
1 Paul Miller Motorsports BMW M4 GT3 Madison Snow

Bryan Sellers

Maxime Martin

Corey Lewis

12 Vasser Sullivan Lexus RC F GT3 Frankie Montecalvo

Aaron Telitz

Parker Thompson

Kyle Kirkwood

16 Wright Motorsports Porsche 911 GT3 R (992) Ryan Hardwick

Jan Heylen

Zacharie Robichon

Dennis Olsen

19 Iron Lynx Lamborghini Huracan GT3 Evo2 Claudio Schiavoni

Raffaele Giammaria

Franck Perera

Rolf Ineichen

21 AF Corse Ferrari 296 GT3 Toni Vilander

Simon Mann

Luis Perez Companc

Francesco Castellacci

23 Triarsi Competizione Ferrari 296 GT3 Onofrio Triarsi

Charlie Scardina

Alessio Rovera

Andrea Bertolini

27 Heart of Racing Team Aston Martin Vantage GT3 Roman de Angelis

Marco Sorensen

Ian James

Darren Turner

32 Team Korthoff Motorsports Mercedes-AMG GT3 Mike Skeen

Mikael Grenier

Maxi Gotz

Kenton Koch

42 NTE Sport Lamborghini Huracan GT3 Evo2 Don Yount

Jaden Conwright

Kerong Li

Alessio Deledda

44 Magnus Racing Aston Martin Vantage GT3 Andy Lally

John Potter

Spencer Pumpelly

Nicki Thiim

47 Cetilar Racing Ferrari 296 GT3 Giorgio Sernagiotto

Roberto Lacorte

Alessandro Balzan

Antonio Fuoco

53 MDK Motorsports Porsche 911 GT3 R (992) Mark Kvamme

Jan Magnussen

Jason Hart

Trenton Estep

57 Winward Motorsport Mercedes-AMG GT3 Russell Ward

Phillip Ellis

Indy Dontje

Lucas Auer

63 Gradient Racing Acura NSX GT3 Sheena Monk

Katherine Legge

Mario Farnbacher

Marc Miller

70 Inception Racing McLaren 720S GT3 Brendan Iribe

Frederik Schandorff

Ollie Millroy

Marvin Kirchhofer

75 SunEnergy1 Racing Mercedes-AMG GT3 Kenny Habul

Luca Stolz

Fabian Schiller

Axcil Jefferies

77 Wright Motorsports Porsche 911 GT3 R (992) Alan Brynjolfsson

Trent Hindman

Max Root

Kevin Estre

78 US RaceTronics Lamborghini Huracan GT3 Evo2 Loris Spinelli

Marco Mapelli

Benjamin Hites

Misha Goikhberg

80 AO Racing Porsche 911 GT3 R (992) PJ Hyett

Seb Priaulx

Gunnar Jeanette

Harry Tincknell

83 Iron Dames Lamborghini Huracan GT3 Evo2 Rahel Frey

Sarah Bovy

Doriane Pin

Michelle Gatting

91 KellyMoss with Riley Porsche 911 GT3 R (992) Alan Metni

Kay van Berlo

Jaxon Evans

Julien Andlauer

92 KellyMoss with Riley Porsche 911 GT3 R (992) David Brule

Alec Udell

Andrew Davis

Jeroen Bleekemolen

93 Racer’s Edge with WTR Acura NSX GT3 Danny Formal

Kyle Marcelli

Ashton Harrison

Ryan Briscoe

96 Turner Motorsport BMW M4 GT3 Robby Foley

Patrick Gallagher

Michael Dinan

Jens Klingmann

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado