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IMSA: Temporada desafiante começa em Daytona | AutoSport

IMSA: Temporada desafiante começa em Daytona

Por a 25 Janeiro 2023 12:38

O tiro de partida para mais uma época do Weathertech Sportscar Championship da IMSA está dado depois do primeiro teste do fim de semana passado em Daytona. Agora é a vez do desafio tremendo que são as 24 Horas naquele traçado.

O desafio está lançado e o campeonato de resistência norte-americano tem pela frente mais uma época, mas este ano não é uma temporada qualquer. Nem a 61ª edição das 24 Horas de Daytona, já um das lendárias provas de endurance do Mundo, será “mais uma” corrida. É um exame completo às novas máquinas da categoria principal, Grand Touring Prototype (GTP), os Le Mans Daytona h(LMDh). Serão 24 horas em que a fiabilidade dos novos protótipos que estreiam em 2023 uma nova era de convergência mundial no endurance, será posta à prova, com todos os construtores e equipas que operam estes carros, muito interessados em vencer Daytona. O entusiasmo na próxima época do campeonato da IMSA, assim como acontece com o Campeonato do Mundo de Resistência da FIA (WEC), é enorme e só isso será o suficiente para manter acordado qualquer fã da disciplina.

2023 é ano de muitas novidades
Muitas são as novidades no campeonato da IMSA, que continua a ter a tempo inteiro Filipe Albuquerque e João Barbosa, até mesmo no calendário. A 53ª temporada do campeonato sancionado pela IMSA terá uma nova corrida no mítico Indianapolis Motor Speedway, que se realiza a 17 de setembro com a duração de 2 horas e 40 minutos onde estarão presentes todas as classes de carros, GTP, LMP2, LMP3, GTD e GTD Pro.
Ainda nas categorias, o campeonato da IMSA despediu-se dos DPi no final da temporada passada, para abraçar os novos LMDh na classe GTP. Os LMDh são uma espécie de segunda versão do conceito DPi que foi implementado com sucesso em 2017, quando foram estreados esses protótipos, pensados para serem competitivos e baratos. Para isso, usaram chassis LMP2 dos fornecedores Multimatic, Oreca, Ligier e Dallara em que cada construtor fez alterações estéticas aos carros para os tornarem mais semelhantes aos modelos de estrada, fazendo desta forma uma ligação emocional do espectador entre os carros em pista e os que podem ver todos os dias nas ruas das cidades. Os motores eram dos próprios construtores. Foram épocas de grandes corridas, lutas pelos títulos decididas nos últimos metros e foram indispensáveis para o que viriam a ser os LMDh. A IMSA seguiu o mesmo conceito e assim os mesmos quatro fabricantes de chassis LMP2 trabalharam com as marcas interessadas em desenvolver protótipos mais baratos que os Hypercars (protótipos pensado pelo Automobile Club de l’Ouest e daremos conta das diferenças entre ambos mais à frente), mas igualmente competitivos. Aceitaram esta proposta a Cadillac e Acura, que competiam anteriormente com os DPi, assim como a BMW, Porsche, além da Lamborghini e Alpine, estes com entrada marcada no campeonato apenas para 2024.
Os primeiros sinais – ainda antes do ‘Roar before the Rolex’ que teve lugar na semana passada e organizou a grelha para a corrida de Daytona do próximo fim de semana e deu às equipas a possibilidade de treinarem durante 5 sessões de 1h45m cada – foram animadores, mas ninguém sabe ao certo como se irão comportar os protótipos durante 24 horas de inteira competição em pista, com (muitas) ultrapassagens a carros de outras classes e mais lentos, ao mesmo tempo que se defende ou ataca uma posição na classificação. Este é um ponto-chave para o resto da época e um dos mais apelativos para quem gosta da resistência. Os pilotos vão levar ao máximo, ou dentro dos possíveis, novas máquinas que terão de responder numa das pistas rápidas.
Na classe principal do IMSA, serão nove carros em pista em Daytona, mas durante a temporada deverão chegar mais dois Porsche 963 para a equipa privada Proton Competition, totalizando 11 carros no ano de estreia dos LMDh.

O Cadillac VLMDh#31 da Whelen Engineering Racing durante o ‘Roar’ Foto: Richard Dole

Novo GT3 da Ferrari em estreia
O novo Ferrari 296 GT3 subiu ao palco das corridas internacionais, fazendo sua primeira aparição no Daytona International Speedway durante o ‘Roar Before the Rolex 24’. Em prova para as 24 Horas de Daytona estarão quatro equipas e oito pilotos oficiais da Ferrari Competizioni GT, que vai estrear o novo 296 GT3 em competição. Um Ferrari 296 GT3 está inscrito na classe reservada às equipas Pro, o #62 da Risi Competizione, composta por Alessandro Pier Guidi, James Calado, Davide Rigon e Daniel Serra, que em 2022 subiram ao segundo degrau do pódio. Entre os GTD, a marca do “Cavallino Rampante” é representada por três equipas. Miguel Molina está ao volante do 296 GT3 #21 com Simon Mann, Luis Perez Companc e Francesco Castellacci, da AF Corse, equipa que terminou em segundo lugar na classe no ano passado. Antonio Fuoco, com o carro #47 da Cetilar Racing divide o GT3 com Roberto Lacorte, Giorgio Sernagiotto e Alessandro Balzan, formação que no ano passado obteve a vitória na classe nas 12 Horas de Sebring. Alessio Rovera e Andrea Bertolini, junto com Onofrio Triarsi e Charlie Scardina, estarão ao volante do 296 GT3 #023 da Triarsi Competizione, fazendo sua estreia na prestigiada corrida de resistência da Flórida.
Ainda nos GT3 haverão mais novidades nos carros da Porsche e Lamborghini que inicia a colaboração com a Iron Lynx, que vai operar o novo Huracán GT3 EVO2 #63 nas 24 Horas de Daytona, antes de uma temporada completa da IMSA Michelin Endurance Cup (apenas as provas de resistência). Esta parceria levará a Lamborghini Squadra Corse e a Iron Lynx a competirem no WEC e no IMSA com o Lamborghini LMDh em 2024, ficando a designação da equipa como Lamborghini Iron Lynx.

A estreia do Ferrari 296 GT3 que substituiu o 488 GT3 Foto: Richard Dole

Competição feroz nos LMP2 e LMP3
O nível da competição nas restantes categorias não deixa nada a dever ao que encontramos na GTP. Os Le Mans Prototype 2 (LMP2) não desiludirão, com certeza.
Em 2022, houve três vencedores diferentes nas três corridas de abertura e o nível de desempenho foi tão próximo durante toda a época, que nenhuma equipa conquistou vitórias consecutivas. A equipa que defende o título em LMP2, a Tower Motorsport, conta com um alinhamento forte para abrir a temporada nas 24 de Daytona – apesar de ainda não terem confirmado se manterão no restante da época – com o campeão de 2022, John Farano, que se junta a Kyffin Simpson e a dois pilotos estreantes, cujos nomes são bem conhecidos. São eles Josef Newgarden e Scott McLaughlin, estrelas da IndyCar.
Os mais diretos concorrentes do ano passado, a PR1 Mathiasen Motorsports, incluiu como piloto, o ex-campeão da série Ben Keating, Nicolas Lapierre, Paul-Loup Chatin e Alex Quinn.
Ambas as equipas podem esperar uma competição feroz da Rick Ware Racing, que irá disputar a sua primeira entrada a tempo inteiro no ORECA #51 com Eric Lux e Pietro Fittipaldi como “cabeças de cartaz”, além do #18 com Ryan Dalziel e Dwight Merriman, que terão a companhia em Daytona de Oliver Jarvis e Christian Rasmussen.
Mikkel Jensen e Steven Thomas estarão a competir durante toda a época no #11 da TDS Racing, que ainda terá o #35 com Giedo van der Garde e Job Van Uitert como principais ativos.
A CrowdStrike Racing vai dar um salto competitivo no Sportscar Championship da IMSA em 2023 com um novo desafio em LMP2. Juntamente com a experiência da equipa portuguesa Algarve Pro Racing a operar a equipa.
Nos LMP3 sem a presença dos campeões da CORE Autosport, são várias as equipas com expectativas altas para esta temporada.
A Riley Motorsports está inquestionavelmente entre as favoritas para disputar o título, com o trio de pilotos Gar Robinson, Felipe Fraga, Josh Burdon e Glenn van Berlo. A equipa conquistou as vitórias em Watkins Glen e Road America no ano passado e também em Daytona pelo segundo ano consecutivo.
O #33 da Sean Creech Motorsport com João Barbosa e Lance Willsey é um concorrente a ter em conta no pelotão de nove carros, assim como o #38 da Performance Tech Motorsports e o #87 da FastMD Racing Duqueine.

O Ligier da Riley da classe LMP3 e o Oreca LMP2 da PR1 Mathiasen Motorsports em Daytona Foto: Michael L. Levitt

Calendário também sofreu alterações
Nem só de Daytona vive o campeonato da IMSA. Todos os traçados oferecem algo de diferente à competição e também neste aspecto houve alterações.
A pista de Mid-Ohio Sports Car Course, que fazia parte do campeonato desde 2018, foi substituída por uma corrida de sprint no Indianapolis Motor Speedway, marcando o regresso deste traçado ao campeonato desde a época inaugural da série, em 2014.
O circuito de Belle Isle também foi retirado do calendário, já depois de ter sido anunciada a substituição desta pista pelo circuito citadino de Detroit. Belle Isle fazia parte do calendário do campeonato desde 2014 e só não tinha havido prova em 2020 devido à pandemia da COVID-19.
Serão, então, 11 provas desde o próximo fim de semana em Daytona até ao dia 14 de outubro, quando a competição termina com a prova de 10 horas em Petit Le Mans, pista espetacular, mas que causam suores frios a qualquer português, tal o azar que Albuquerque tem no traçado. Das onze provas, a classe GTP compete em 9, com as corridas em Lime Rock (julho) e no Virginia International Raceway (agosto) apenas dedicadas aos concorrentes GTD e GTD Pro.

Lista de inscritos:

EquipaCarroPilotos
GTP
1Cadillac Racing
(Chip Ganassi Racing)
Cadillac V-LMDhSebastien Bourdais
Renger van der Zande
Scott Dixon
2Cadillac Racing
(Chip Ganassi Racing)
Cadillac V-LMDhAlex Lynn
Richard Westbrook
Earl Bamber
6Porsche Penske MotorsportPorsche 963Nick Tandy
Mathieu Jaminet
Dane Cameron
7Porsche Penske MotorsportPorsche 963Felipe Nasr
Matt Campbell
Michael Christensen
10Wayne Taylor RacingAcura ARX-06Ricky Taylor
Filipe Albuquerque
Louis Deletraz
Brendon Hartley
24BMW M Team RLLBMW M Hybrid V8Augusto Farfus
Philipp Eng
Marco Wittmann
Colton Herta
25BMW M Team RLLBMW M Hybrid V8Connor de Philippi
Nick Yelloly
Sheldon van der Linde
Colton Herta
31Action Express Racing
(Whelen Engineering)
Cadillac V-LMDhPipo Derani
Alexander Sims
Jack Aitken
60Meyer Shank Racing w/Curb-AgajanianAcura ARX-06Tom Blomqvist
Colin Braun
Helio Castroneves
Simon Pagenaud
LMP2
4CrowdStrike Racing by APROreca 07-GibsonGeorge Kurtz
Matt McMurry
Ben Hanley
Esteban Gutierrez
8Tower MotorsportsOreca 07-GibsonJohn Farano
Josef Newgarden
Scott McLaughlin
Kyffin Simpson
11TDS RacingOreca 07-GibsonScott Huffaker
Steven Thomas
Mikkel Jensen
Rinus VeeKay
18Era MotorsportOreca 07-GibsonRyan Dalziel
Dwight Merriman
Christian Rasmussen
Oliver Jarvis
20High Class RacingOreca 07-GibsonDennis Andersen
Ed Jones
Anders Fjordbach
Raffaele Marciello
35TDS RacingOreca 07-GibsonFrancois Heriau
Giedo van der Garde
Josh Pierson
Job van Uitert
51Rick Ware RacingOreca 07-GibsonPietro Fittipaldi
Eric Lux
Devlin DeFrancesco
Austin Cindric
52PR1/Mathiasen MotorsportsOreca 07-GibsonBen Keating
Paul-Loup Chatin
Alex Quinn
Nicolas Lapierre
55Proton CompetitionOreca 07-GibsonGianmaria Bruni
James Allen
Fred Poordad
Francesco Pizzi
88AF CorseOreca 07-GibsonFrancois Perrodo
Matthieu Vaxiviere
Julien Canal
Nicklas Nielsen
LMP3
13AWADuqueine M30-D08 NissanOrey Fidani
Matt Bell
Lars Kern
Mortiz Kranz
17AWADuqueine M30-D08 NissanAnthony Mantella
Wayne Boyd
Nicolas Varrone
Thomas Merrill
33Sean Creech MotorsportsLigier JS P320-NissanJoão Barbosa
Lance Willsey
Nico Pino
Nolan Siegel
36Andretti AutosportLigier JS P320-NissanJarrett Andretti
Gabby Chaves
Rasmus Lindh
Dakota Dickerson
38Performance Tech MotorsportsLigier JS P320-NissanJohn DeAngelis
Connor Bloum
Cameron Shields
Christopher Allen
43MRS GT-RacingLigier JS P320-NissanJames French
Sebastian Alvarez
Danial Frost
Guilherme Oliveira
74Riley MotorsportLigier JS P320-NissanGar Robinson
Felipe Fraga
Josh Burdon
Glenn van Berlo
85JDC-Miller MotorSportsDuqueine M30-D08 NissanTijmen van der Helm
Till Bechtolsheimer
Luca Mars
Mason Filippi
87FastMD RacingDuqueine M30-D08 NissanAntonio Serravalle
Nick Boulle
Yu Kanamaru
James Vance
GT Daytona Pro
3Corvette RacingCorvette C8.R GTDAntonio Garcia
Jordan Taylor
Tommy Milner
9Pfaff MotorsportsPorsche 911 GT3 R (992)Klaus Bachler
Patrick Pilet
Laurens Vanthoor
14Vasser SullivanLexus RC F GT3Jack Hawksworth
Ben Barnicoat
Mike Conway
23Heart of RacingAston Martin Vantage GT3Ross Gunn
Alex Riberas
David Pittard
62Risi CompetizioneFerrari 296 GT3Alessandro Pier Guidi
Davide Rigon
James Calado
Daniel Serra
63Iron LynxLamborghini Huracan GT3 Evo2Mirko Bortolotti
Andrea Caldarelli
Romain Grosjean
Jordan Pepper
64TGM/TF SportAston Martin Vantage GT3Ted Giovanis
Hugh Plumb
Matt Plumb
Owen Trinkler
79WeatherTech Racing
(Proton Competition)
Mercedes-AMG GT3Jules Gounon
Dani Juncadella
Maro Engel
Cooper MacNeil
95Turner MotorsportBMW M4 GT3Bill Auberlen
Chandler Hull
John Edwards
Bruno Spengler
GT Daytona
1Paul Miller MotorsportsBMW M4 GT3Madison Snow
Bryan Sellers
Maxime Martin
Corey Lewis
12Vasser SullivanLexus RC F GT3Frankie Montecalvo
Aaron Telitz
Parker Thompson
Kyle Kirkwood
16Wright MotorsportsPorsche 911 GT3 R (992)Ryan Hardwick
Jan Heylen
Zacharie Robichon
Dennis Olsen
19Iron LynxLamborghini Huracan GT3 Evo2Claudio Schiavoni
Raffaele Giammaria
Franck Perera
Rolf Ineichen
21AF CorseFerrari 296 GT3Toni Vilander
Simon Mann
Luis Perez Companc
Francesco Castellacci
23Triarsi CompetizioneFerrari 296 GT3Onofrio Triarsi
Charlie Scardina
Alessio Rovera
Andrea Bertolini
27Heart of Racing TeamAston Martin Vantage GT3Roman de Angelis
Marco Sorensen
Ian James
Darren Turner
32Team Korthoff MotorsportsMercedes-AMG GT3Mike Skeen
Mikael Grenier
Maxi Gotz
Kenton Koch
42NTE SportLamborghini Huracan GT3 Evo2Don Yount
Jaden Conwright
Kerong Li
Alessio Deledda
44Magnus RacingAston Martin Vantage GT3Andy Lally
John Potter
Spencer Pumpelly
Nicki Thiim
47Cetilar RacingFerrari 296 GT3Giorgio Sernagiotto
Roberto Lacorte
Alessandro Balzan
Antonio Fuoco
53MDK MotorsportsPorsche 911 GT3 R (992)Mark Kvamme
Jan Magnussen
Jason Hart
Trenton Estep
57Winward MotorsportMercedes-AMG GT3Russell Ward
Phillip Ellis
Indy Dontje
Lucas Auer
63Gradient RacingAcura NSX GT3Sheena Monk
Katherine Legge
Mario Farnbacher
Marc Miller
70Inception RacingMcLaren 720S GT3Brendan Iribe
Frederik Schandorff
Ollie Millroy
Marvin Kirchhofer
75SunEnergy1 RacingMercedes-AMG GT3Kenny Habul
Luca Stolz
Fabian Schiller
Axcil Jefferies
77Wright MotorsportsPorsche 911 GT3 R (992)Alan Brynjolfsson
Trent Hindman
Max Root
Kevin Estre
78US RaceTronicsLamborghini Huracan GT3 Evo2Loris Spinelli
Marco Mapelli
Benjamin Hites
Misha Goikhberg
80AO RacingPorsche 911 GT3 R (992)PJ Hyett
Seb Priaulx
Gunnar Jeanette
Harry Tincknell
83Iron DamesLamborghini Huracan GT3 Evo2Rahel Frey
Sarah Bovy
Doriane Pin
Michelle Gatting
91KellyMoss with RileyPorsche 911 GT3 R (992)Alan Metni
Kay van Berlo
Jaxon Evans
Julien Andlauer
92KellyMoss with RileyPorsche 911 GT3 R (992)David Brule
Alec Udell
Andrew Davis
Jeroen Bleekemolen
93Racer’s Edge with WTRAcura NSX GT3Danny Formal
Kyle Marcelli
Ashton Harrison
Ryan Briscoe
96Turner MotorsportBMW M4 GT3Robby Foley
Patrick Gallagher
Michael Dinan
Jens Klingmann
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