IMSA: Pretensão portuguesa pelos títulos

Por a 26 Janeiro 2023 09:30

Filipe Albuquerque nos GTP e João Barbosa nos LMP3 desejam lutar pelos títulos das suas classes no final da temporada do IMSA, começando por bons resultados em Daytona, onde o jovem Guilherme Oliveira faz a sua estreia.

Serão 3 os pilotos lusos em pista em Daytona, a que se junta a equipa portuguesa Algarve Pro Racing que opera o LMP2 da CrowdStrike Racing, mas apenas Filipe Albuquerque e João Barbosa farão a época do IMSA completa, com pretensões à conquista do título. Ambos enfrentam uma concorrência feroz e tudo o que já conquistaram no campeonato da IMSA não conta para a nova época. Começam do zero e terão de provar, mais uma vez, o que valem dentro de pista.

A vingança pode servir-se de LMDh

A “maldição” de Petit Le Mans voltou a atacar o Acura #10 no final da época passada, não permitindo a Filipe Albuquerque conquistar o título no IMSA. A Wayne Taylor Racing, que agora tem o apoio da Andretti Autosport, voltou a apostar no piloto luso, que tem um CV irrepreensível em ambos os lados do Atlântico, e em Ricky Taylor para a temporada inteira. A mesma dupla de pilotos, com uma nova máquina nas mãos: o Acura ARX-06 LMDh que se tem mostrado capaz de um bom desempenho, no entanto, e apesar dos muitos quilómetros de testes e treinos durante o ‘Roar before the Rolex 24’, trata-se de um protótipo novo que pode dar novas dores de cabeça à equipa e a pilotos durante a primeira prova do ano, sendo ainda por cima, de 24 horas de duração. Os 9 carros desta classe enfrentam esta montanha pela primeira vez e todos eles esperam transpô-la da melhor forma, quem o conseguir tem a porta aberta para vitória. Obviamente, que alguns milhões de espectadores estarão a torcer para que seja o Acura nº 10.

O foco de Albuquerque está no IMSA e, por isso, a sua participação no WEC está comprometida, tendo de falhar as rondas de Portimão e Monza em LMP2 no mundial de resistência.

O Ligier da Sean Creech Motorsport na frente do Acura ARX-06 da WTR

Foto: Michael L. Levitt

Sean Creech Motorsport conta com Barbosa

A Sean Creech Motorsport vai manter a aposta na classe LMP3 do Sportscar Championship da IMSA e para isso continua a contar com o experiente piloto português João Barbosa, que fará dupla com Lance Willsey no Ligier #33 da equipa.

Se em 2021 a equipa apenas disputou algumas provas, em 2022 apostou numa presença a tempo inteiro, tendo como destaques a vitória nas 12 Horas de Sebring e o pódio em Daytona e Petit Le Mans, terminando no segundo posto da Michelin Endurance Cup (provas de Daytona, Sebring, Watkins Glen e Petit Le Mans), apenas seis pontos atrás dos vencedores e quartos na classificação geral em LMP3.

Em 2018, Barbosa referiu ao AutoSport que a prova inaugural do campeonato, as 24 Horas de Daytona, “é uma das provas mais difíceis, na minha opinião mais difícil que Le Mans, pois é uma pista com pouco mais de 5 km, com 50 carros em pista, com andamentos muito diferentes. Além disso, não é muito larga e estamos constantemente a ultrapassar os carros mais lentos”. Apesar de não estar agora a competir na classe principal, Barbosa tem como objetivo um resultado semelhante ao segundo posto do ano passado, se possível ainda melhor. Mas admite que “a consistência é o nosso maior objetivo para esta época. Tivemos um bom ritmo, mas não resultados consistentes, embora tivéssemos sempre um carro competitivo”.

Um passo enorme para Guilherme Oliveira

Depois de se destacar no European Le Mans Series em 2022, onde discutiu até à última prova o título em LMP3, Guilherme Oliveira vai experimentar as emoções de Daytona pela primeira vez, aos comandos do Ligier LMP3 da equipa alemã MRS GT-Racing.

“É, ao mesmo tempo, o concretizar de um sonho e uma grande oportunidade”, admitiu o jovem piloto português. “Daytona é um dos mais emblemáticos locais do desporto automóvel mundial, um nome que me desperta um certo fascínio desde criança, além de treinar bastante este circuito nos simuladores. O IMSA é um campeonato importantíssimo, cheio de equipas de topo, que estão sempre à procura de pilotos rápidos e competitivos, de várias partes do mundo. Fiquei muito contente com a oportunidade de correr com a MRS GT-Racing”.

O jovem não esconde que João Barbosa, seu adversário nos LMP3 nesta prova, “é mesmo um exemplo a todos os níveis para mim. Qualquer jovem piloto gostava de construir uma carreira como profissional, como ele fez a partir dos Estados Unidos ao longo de décadas, daí esta ser uma oportunidade que quero muito agarrar”.

O Ligier da MRS GT-Racing que Guilherme Oliveira vai pilotar em Daytona.

Foto: Michael L. Levitt

Novo capítulo para a APR

A CrowdStrike Racing vai dar um salto competitivo no Sportscar Championship do IMSA em 2023 com um novo desafio em LMP2. Juntamente com a experiência da equipa portuguesa Algarve Pro Racing a operar a equipa, estreiam-se no desafio nas 24 Horas de Daytona. A CrowdStrike Racing with Algarve Pro Racing irá disputar as rondas da Endurance Cup do campeonato norte-americano para a nova temporada.

O ORECA LMP2 operado pela APR no IMSA

Foto: Michael L. Levitt

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