IMSA: Mudanças nos regulamentos

Por a 5 Novembro 2018 18:00

O IMSA anunciou algumas mudanças nos regulamentos desportivos da próxima época. Um dos campeonatos que mais tem crescido nos últimos tempos apresentou algumas retificações com foco na criação de mais uma classe e algumas mudanças nos GTD.

Uma das novidades que mais se irá notar é a criação da classe LMP2, passando o campeonato a ter quatro classes. Os DPi e os LMP2 passarão a estar inseridos em classes diferentes, sendo que os DPi serão para uma categoria Pro e os LMP2 uma categoria Pro-Am. Assim as mudanças no BoP serão mais simples de fazer e os DPi não ficarão limitados pelos LMP2 ao nível do andamento.

Foi criada também uma Sprint Cup para os GTD com sete corridas que poderão ter até 2h e 40 min de duração o que levou a mais mudanças nos regulamentos desportivos:

  • Os LMP2 e os GTD deverão ter um piloto Prata ou Bronze no seu line up;
  • Os pilotos Prata ou Bronze deverão qualificar e fazer o arranque das corridas;
  • Os trofeus Jim Trueman (LMP2) e Bob Akin (GTD) serão entregues aos pilotos com mais pontos deixando de existir uma fórmula que contabilizava voltas, distância percorrida e os pontos conquistados;
  • O IMSA irá determinar quantos pilotos os LMP2 e os GTD deverão ter, com um máximo de um piloto Platina/Ouro por carro nas provas mais curtas;
  • Para as 12h de Sebring, 6h de Watkins Glen e para Petit Le Mans as equipas dos LMP2 e GTD deverão ter equipas de três pilotos com apenas um piloto Platina ou Ouro.
  • Para as 24h de Daytona os LMP2 e GTD poderão usar equipas de quatro ou cinco pilotos com um máximo de um piloto Platina e outro piloto Ouro ou dois pilotos Ouro.;
  • As equipas passarão a poder pontuar assim que o primeiro carro passa a linha de partida após a volta de formação, independentemente de terem sido mostradas bandeiras verdes ou não, ao contrário do que aconteceria antes em que os carros só podiam pontuar assim que cruzassem a linha de partida aquando da mostragem de bandeiras verdes (evitando a situação que aconteceu com João Barbosa e Filipe Albuquerque que não pontuaram, sem culpa, em Laguna Seca após um toque antes e cruzarem a linha de partida);
  • Os LMP2 e GTD terão apenas 4 dias de testes privados por inscrição e terão apenas 2 dias no Roar Before The Rolex 24 At Daytona;
  • Os DPi e os GTLM terão uma redução de dias para testes privados, passando para oito:
  • Os pneus Michelin serão equipados com um chip RFID para monitorizar o uso e quantidade de pneus por inscritos nas provas.

É assim uma lista relativamente simples de alterações com o foco na separação dos LMP2 com os DPi. Barbosa e Albuquerque sentiram muito as mudanças no BoP que este ano limitou muito o andamento dos DPi. O Cadillac da dupla portuguesa chegou a perder 50 cv nas alterações no BoP na tentativa de aproximar as performances. Curiosamente foi um LMP2 que ficou com o vice-campeonato no final da época. Assim o IMSA volta a ter quatro classes e os LMP2 ficam com o papel que era reservado aos chamados Prototype. Ainda falta o Michelin IMSA SportsCar Encore at Sebring para encerrar definitivamente a época 2018 do IMSA. Depois disso faltará pouco tempo para uma das provas mais esperadas… Daytona. Esperemos ver imagens iguais às da edição de 2018, com bandeiras portuguesas em destaque.

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas IMSA
últimas Autosport
imsa
últimas Automais
imsa