IMSA, 12h Sebring: Portugueses apagados, triunfo da Tequila Patron ESM

Por a 18 Março 2018 09:02

Foi um fim de semana bem diferente das 24 Horas de Daytona tanto para os portugueses do Cadillac DPI #5 como para a equipa vencedora, o Nissan DPi #22 da Tequila Patron ESM de Johannes van Overbeek, Pipo Derani e Nicolas Lapierre. Depois dos azares de Daytona a Tequila Patron ESM logrou vencer, enquanto os vencedores de Daytona tiveram desta feita um azar que os afastou dos lugares da frente…

Os homens do Cadillac DPi #5 da Mustang Sampling Racing, Filipe Albuquerque, João Barbosa e Christian Fittipaldi ainda deram mostras nas primeiras horas que, apesar de não estarem sequer perto de mostrar o domínio que exerceram em Daytona, teriam de ser considerados na luta, pelo menos, do pódio, isto depois de terem andado bem mais tempo fora dele do que dentro, mas por volta da oitava hora e quando João Barbosa guiava, o piloto luso envolveu-se com o Oreca 07 Gibson da Performance Tech Motorsports na entrada da reta da meta e ambos ficaram parados à entrada da via das boxes por longos momentos, até conseguirem rumar às suas boxes. A frente do Cadillac DPI luso estava danificada, bem como a direção, e o tempo perdido nas reparações, 20 voltas, afastou toda e qualquer possibilidade de um bom resultado.

Lá na frente e depois de muitas trocas de lider, finalmente o #22 instalou-se definitivamente na frente à 302ª volta, e com apenas uma pequena exceção para ir às boxes, levou a liderança até ao fim terminando com um avanço de 12.427s para o Cadillac DPi #10 da Konica Minolta Cadillac DPi-V.R de Jordan Taylor, Renger Van Der Zande e Ryan Hunter-Reay, com o Cadillac DPi #31 da Whelen Engineering Racing de Felipe Nasr, Eric Curran e Mike Conway a terminar em terceiro, a 53.075s do vencedor, numa corrida em que o pódio foi ocupado por três DPI.

Na quarta posição terminou o melhor LMP2, o #54 da CORE autosport de Jonathan Bennett, Colin Braun e Romain Dumas, mas a 1:16.328 do vencedor. Quinto lugar para o Ligier JS P217 Gibson #32, da United Autosports, de Phil Hanson, Paul Di Resta e Alex Brundle.

Sexto lugar final para um carro e equipa que passaram nove vezes pela liderança, também na fase decisiva na corrida, mas a quem o derradeiro pit stop atirou para um imerecido sexto lugar.

Nos GTLM, venceu a Porsche com o #911 RSR da Porsche GT Team de Patrick Pilet, Frederic Makowiecki e Nick Tandy a bater o BMW M8 GTLM #25 da BMW Team RLL de Alexander Sims, Connor De Phillippi e Bill Auberlen por +6.230s, com o Porsche 911 RSR #912 da Porsche GT Team de Laurens Vanthoor, Earl Bamber e Gianmaria Bruni a terminar a 11.064s.

O triunfo na categoria GTD, onde existiam duas equipas com portugueses, Álvaro Parente e Pedro Lamy, foi para  o Lamborghini Huracan GT3 #48 da Paul Miller Racing de Bryan Sellers, Madison Snow e Corey Lewis , que terminou com um avanço de 8.169s sobre o Ferrari 488 GT3 #63 da Scuderia Corsa, de Cooper MacNeil, Alessandro Balzan e Gunnar Jeannette com o pódio a ficar fechado com o Mercedes-AMG GT3 #33 da Mercedes-AMG Team Riley Motorsports de Ben Keating, Jeroen Bleekemolen e Luca Stolz.

Quanto aos portugueses, e depois da equipa dar bastante boa conta de si nas primeiras horas ao ponto de lutar pelos primeiros lugares, quando tudo se decidiu o Acura NSX GT3 #86 da Michael Shank Racing w/ Curb-Agajanian de Katherine Legge, Álvaro Parente e Trent Hindman caiu para a oitava posição.

Já o destino da equipa de Pedro Lamy ficou traçado muito cedo, já que Daniel Serra teve um furo logo na fase inicial da corrida, perdendo de imediato duas voltas para a dianteira da classe GTD e fruto do equilíbrio de andamentos nunca mais foi possível recuperar o ‘estrago’, com a 12ª posição a ser um mal menor. O Ferrari 488 GT3 #51 da Spirit of Race de Paul Dalla Lana, Pedro Lamy, Mathias Lauda e Daniel Serra mostrou que podia lutar na frente, como se prova pela pole position da classe, mas o azar bateu-lhes muito cedo à porta.

CLASSIFICAÇÃO

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
ze-do-pipo
ze-do-pipo
6 anos atrás

Não estavam tão competitivos, mas estavam lá bem posicionados. Falta “gás” ao Fittipaldi, e isso viu-se quando se “encolheu” perante outros adversários e levou um “chega para lá” do companheiro de equipa… E sem qualquer penalização atribuída. Nota-se maior dificuldade do Fittipaldi no tráfego, e isso comprometeu a equipa ainda antes do acidente. Quanto ao acidente do Barbosa para mim foi vitima de outro DP que seguia uns bons metros à sua frente e perdeu o controlo nos saltos da última curva, entrou em pião e o Barbosa não teve qualquer chance de fugir, colidindo fortemente. Bem diferente seria estarem… Ler mais »

rodríguezbrm
rodríguezbrm
6 anos atrás

Bela vitória do Ligier, com o rapidíssimo brasileiro a dar a estocada final ao Dallara.
Destaque também para a 1ª vitória numa clássica do 911 com motor central, na GTLM.

últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado