Iberian Historic Endurance: 46 na grelha, pole para Ford GT40

Por a 1 Novembro 2019 18:15

Com 46 carros na grelha e muito movimento na pista foi o Ford GT40 da dupla alemã Nolte/Funke a realizar o melhor crono na qualificação para a prova de amanhã no Autódromo do Algarve. Como melhores portugueses está a dupla Bastos Rezende/Pais do Amaral em Porsche 911 3.0 RS, a ocupar o quarto lugar da grelha.

Arrancou esta sexta-feira a décima edição do Algarve Classic Festival, com o sol algarvio a despertar para abrilhantar as preciosidades que se puderam ver em pista. Com quase 50 carros a disputar os melhores tempos nas tabelas de classificação, foi a dupla Nolte/Funke, num fantástico Ford GT40, a conseguir a Pole Position para a partida de amanhã do Iberian Historic Endurance e, por conseguinte, a ser a líder da categoria H-GTP & Sports Cars. No segundo lugar da grelha vai estar o igualmente impressionante McLaren M1B, comandado por Richard McAlpine e no terceiro posto surge mais um Ford GT40, desta feita com o brasileiro Hartogs e o britânico Nuthall atrás do volante, que são segundos da categoria H-GTP & Sports Cars. A melhor dupla portuguesa é Bastos Rezende/Pais do Amaral com o sempre rapidíssimo Porsche 911 3.0 RS, a ocupar um excelente quarto lugar, sendo também a líder da categoria H-1976. O quinto posto coube ao elegante Jaguar E-Type com Sautter/Newall, que são também os primeiros da categoria H-1965, tendo na sexta posição o fantástico Lotus Elan S1 do britânico Andrew Haddon, que é também segundo da mesma categoria. Em sétimo vem o espetacular Ginetta G10 de Guess/Hilliard, sendo os terceiros da categoria H-GTP & Sports Cars.

Em relação aos portugueses em prova, os segundos melhores são Carlos Brízido/Pina Cardoso em Porsche 911 3.0 RS, que saem da nona posição da grelha, em terceiros da categoria H-1976, com os espanhóis Carlos Zorilla/Moreno em carro idêntico á sua frente a roubarem não só uma posição na partida, como a posição da categoria. Martinez e Fuster, também num Porsche 911 3.0 RS fecham o top ten desta fantástica grelha.

O décimo primeiro posto da grelha será ocupado pelo bem preparado Ford Escort RS 1600 da dupla portuguesa Ferreira/Carvalho, que são os primeiros da categoria H-1971. O Lotus Elan dos portugueses Alexandre Guimarães e Manuel Melo são os segundos na grelha da mesma categoria e ocupam a 14ª posição, enquanto o espanhol Antonio Gutierrez é o terceiro da H-1971 e vai sair da 16ª posição, com o Marcos 1800 GTS de Tice/Conoley á sua frente, que são os terceiros da categoria H-1965.

Nos Gentleman Drivers, o líder da categoria vai sair do 31º lugar da grelha, com a dupla britânica a impressionar pelo seu andamento no Mini Cooper S. Atrás de si sai uma das relíquias da grelha e um estreante nas competições do Iberian Historic Endurance, com o dinamarquês Thorkild Stamp aos comandos de um raro Porsche 904/6. O segundo dos Gentleman Drivers é mais uma dupla dinamarquesa, Lars Rolner e Andreas Rolner em Porsche 911 SWB. Logo atrás está mais um Porsche 911 SWB, desta feita do francês Michel Mora, que é o terceiro da categoria.

Amanhã, o Iberian Historic Endurance vai para a pista às 14h55, onde não faltarão inúmeros motivos de interesse para ver em competição como o sempre cativante Merlin MK4 de Carlos Barbot, o gigante Ford Falcon da dupla inglesa Thomas/Lockie ou o pequeno Ginetta G4 do dinamarquês Palle Pedersen. No domingo haverá nova corrida às 13h50, com a grelha a ser composta com os resultados obtidos na corrida de sábado.

1
Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
jcm
Membro
jcm

F O T O S – para os que não puderam ir

últimas VELOCIDADE
últimas Autosport