Historic Endurance, Vila Real: Michiel Champagne vence com oposição de Mário Silva

Por a 8 Julho 2017 20:05

O Iberian Historic Endurance teve uma muito competitiva prova em Vila Real. O excelente ambiente que se vive nas boxes entre adversários transforma-se em corridas entusiasmantes e espectaculares em pista. Depois de em Spa o vencedor ter ganho com uma vantagem de três segundos após três horas de competição, o primeiro confronto na pista no Norte de Portugal foi igualmente intenso e Michiel Campagne venceu com uma vantagem de apenas 0,9 segundos para Mário Silva. A prova do Historic Endurance, que foi ‘palco’ de um interessante duelo entre o francês do Chevrolet Corvette GS e o experimentado português, que aos comandos de um Ford Escort RS 1600 mostrou que ainda está aí para as curvas.

Mário Silva chegou a passar pela liderança da corrida, mas Champagne acabaria por fazer valer os muitos cavalos do carro norte-americano para se impor, e o piloto de Cascais teve de se contentar com o segundo posto. Ainda assim ganhou os Históricos de 71, enquanto ao último lugar do pódio subiu Jorge Cruz. No BMW 323i soube manter atrás de si Carlos Barbot, quarto no Lotus Elan, mas vencedor nos Históricos de 65. Alexandre Guimarães, também em Lotus Elan, completou o top cinco e venceu os Históricos de 76.

A partir da “pole-position”, Mário Silva manteve-se na frente da prova. Ao volante do Ford Escort RS 1600, o piloto assumiu as despesas iniciais da corrida. Mas João Paulo Sousa, fruto de uma primeiras voltas muito boas, aproximou-se do líder. Com o bonito BMW 635, colocou Silva à prova e conseguiu passar para o primeiro posto. Posição que ocupou até que Michiel Campagne mostrou que estava em Vila Real com ambição. O holandês, vindo do nono lugar da grelha com o poderoso Chevrolet Corvette GS superou a concorrência e só caiu na classificação quando houve a paragem nas boxes. Aí, Mário Silva, em recuperação, fez uma melhor paragem e voltou para o comando. O confronto entre o luso e o piloto dos Países Baixos, que era segundo, prolongou-se até à última volta. Foi um despique animado e que Campagne acabou por ganhar com uma vantagem inferior a um segundo.

O piloto do Corvette triunfou entre os HGTP65, enquanto Mário Silva ficou com a vitória nos H71. Jorge Cruz, em BMW 323i foi o terceiro a cruzar a meta, com Carlos Barbot, em Lotus Elan 26R, logo atrás. O confronto entre as equipas que competem no H76 também foi renhido. Com Silva/Fernandes em Ford Escort RS2000 a sair da frente, Alexandre Guimarães, que se apresentou em Vila Real com um Lotus Elan, conseguiu a liderança. Depois foi Rui Ribeiro a comandar até dar uma traseirada nos rails com o seu automóvel que o fez cair para terceiro. Alexandre Guimarães aproveitou a oportunidade e reassumiu a liderança. Sousa Coutinho e Pereira chegaram a sonhar com o primeiro lugar, mas conseguiram o segundo lugar a apenas 0,9 segundos do vencedor.

Para Diogo Ferrão, a jornada de Vila Real do Historic Endurance começou da melhor maneira. “Apesar da grelha reduzida, uma corrida muito interessante a fechar o dia. Emoção até à última volta, com Mário Silva e Michiel Campagne a degladiarem-se pela vitória com pneus de estrada montados nos seus automóveis. Dois grandes pilotos que repetem o confronto de há cinco anos no Circuito da Boavista. Campagne mostra porque é o piloto mais premiado do Historic Endurance, apesar de não vencer a mais de um ano e meio no campeonato”, disse o responsável.

historic-endurance-33

Classificação final

1 110 Michiel Campagne Michiel Campagne Chevrolette Corvette GS H-GTP65 16 00:45:19.937 2:24.216 2:24.216 16
2 81 Mario Silva Mario Silva Ford Escort RS 1600 H-71 16 00:45:20.880 0.943 0.943 2:24.787 2:23.701 15
3 95 Jorge Cruz Jorge Cruz BMW 323i H-C 16 00:45:44.944 25.007 24.064 2:31.782 2:28.082 6
4 27 Carlos Barbot Carlos Barbot Lotus Elan 26R H-65 16 00:45:46.298 26.361 1.354 2:33.618 2:29.391 15
5 37 Alexandre Guimarães Alexandre Guimarães Lotus Elan H-76 16 00:45:46.452 26.515 0.154 2:30.570 2:27.872 14
6 33 Domingos S Coutinho Domingos S Coutinho Ricardo Pereira BMW 2800CS H-76 16 00:45:47.363 27.426 0.911 2:30.537 2:28.622 9
7 24 John Sheldon John Sheldon Lotus Elan H-65 16 00:46:18.107 58.170 30.744 2:35.795 2:34.847 15
8 137 Rui Ribeiro Rui Ribeiro Ford Escord RS 2000 H-76 16 00:46:37.162 1:17.225 19.055 2:38.284 2:28.618 1
9 170 Paulo Sousa Paulo Sousa Saab Sonett III H-76 16 00:46:44.357 1:24.420 7.195 2:32.713 2:29.912 14
10 14 Joao Mira Gomes Joao Mira Gomes Lotus Seven H-GTP65 16 00:46:46.110 1:26.173 1.753 2:36.478 2:36.467 15
11 199 Hugo Guimarães Hugo Guimarães Pedro Castro Lopes Porsche 911 3000 SC H-C 16 00:48:07.006 2:47.069 1:20.896 3:57.254 2:27.959 14
12 180 Mauro Fernandes Mauro Fernandes António Silva Ford Escort RS 2000 H-76 15 00:45:46.617 1 Lp. 1 Lp. 2:31.572 2:30.278 14
13 73 Carlos Manuel Santos Carlos Manuel Santos Datsun 1200 H-76 15 00:46:07.578 1 Lp. 20.961 2:38.582 2:38.582 15
14 44 José Carvalhosa José Carvalhosa Piero dal Maso Porsche 911S H-71 15 00:46:43.551 1 Lp. 35.973 2:49.536 2:39.493 5
15 343 Nuno Augusto Nuno Augusto Rui Santos Ford Escort RS 2000 H-76 14 00:46:39.388 2 Lp. 1 Lp. 2:52.952 2:52.148 6
16 3 Manuel Fernandes Guilherme Velasco Manuel Fernandes Mini Cooper 1300 H-C 9 00:47:20.356 7 Lp. 5 Lp. 3:20.892 3:20.162 1
17 200 Joao Paulo Sousa Joao Paulo Sousa BMW 635 CSi H-C 8 00:22:45.803 8 Lp. 1 Lp. Pit In 2:28.541 4
18 147 Jorge Guimaraes Jorge Guimaraes Volvo 121 H-76 7 00:22:16.363 9 Lp. 1 Lp. Pit In 2:51.323 1
19 80 Miguel Vaz Miguel Vaz Pedro Ortigão Fiat 128 Coupé H-76 6 00:19:06.080 10 Lp. 1 Lp. Pit In 2:48.251 1
Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado