Group 1 Portugal: Corridas com novos vencedores

Por a 1 Agosto 2022 10:19

Paulo Vieira e Ricardo Pereira dividiram os triunfos no Group 1 Portugal com a família Gaspar a dar passo de gigante na luta pelo título dos H81-1600. A Production Cup voltou a trazer surpresas

A terceira jornada dupla do Group 1 Portugal teve lugar no AIA com duas corridas muito disputadas nas diversas categorias. Paulo Vieira e Ricardo Pereira dividiram as vitórias.

Na 1ª corrida, cedo Ricardo Pereira assumiu a liderança frente a um aguerrido pelotão perseguidor de Ford Escort RS 2000 da classe H81-2000.

Pereira manteve a posição até à paragem nas boxes, com Paulo Vieira a ir para a frente para não mais perder o lugar, terminando três segundos na frente de Ricardo Pereira.

Na luta pelo pódio, Rui Azevedo seguiu os dois primeiros até à paragem nas boxes, subiu para segundo, mas perdeu o lugar pouco depois para Ricardo Pereira, terminando depois em quinto. Francisco Freitas/João Moreira vieram do 6º lugar para a última posição no pódio, ultrapassando pelo caminho Nuno Breda e Rui Azevedo.

Na corrida 2, Paulo Vieira e Ricardo Pereira continuaram o seu duelo, que ficou marcado pela desistência de Francisco Freitas/João Moreira logo na primeira volta, traídos pelo motor do Escort. Desta vez, Ricardo Pereira não deixou escapar a vitória, ultrapassando Paulo Vieira na 8ª de 16 voltas. Rui Azevedo foi terceiro à frente do duo Filipe Martins/João D. Lopes. Pior sorte tiveram Nuno Breda e António Maia que seguiam no pelotão da frente quando uma colisão estragou a corrida a ambos.

Madalena e Fernando M. Gaspar deram um passo de gigante rumo ao título da classe H81-1600, aproveitando o facto do VW Golf de Rafael Cerveira Pinto/António Liberal ter claudicado logo no início da 1ª corrida, com problemas de motor. Ainda assim, mãe e filho realizaram duas boas corridas, 10º lugar na primeira e um notável quinto lugar no segundo confronto.

O Jaguar XJS V12 de António Castro Pinheiro/Ernesto Vieira não foi oposição para os Escort, mas dois triunfos indiscutíveis na classe H81-MAX da categoria, que contou na segunda posição com o regresso dos irmãos António e José Fresco (Ford Capri).

Luís S. Costa (Datsun 1200, H71-1300) fez um brilharete, ao ser o 8º na 2ª corrida, com José Paradela/Vitor Santos (BMW 1600 Ti, H76-1600) em 10º.

A Production Cup teve novos vencedores com lutas até à última volta.

O Datsun 1200 de Pedro Reis/Paulo Costa venceu na derradeira curva a primeira corrida do fim de semana, com uma ultrapassagem nos limites a Tomás Pinto Abreu, com os dois carros num “sprint” frenético a cortarem a linha de meta separados por 0,099 segundos. No seu melhor fim de semana de sempre na competição, Pedro Gordo/Rúben Ferreira obtiveram um pódio na primeira corrida, na frente de Alberto Xavier, líder da Production Cup, mas guardaram o melhor para o segundo confronto.

Tomás Pinto Abreu teve um bom momento inicial, apenas interrompido por uma fuga de óleo ditou o abandono de um dos habituais favoritos à vitória. Pedro Gordo/Rúben Ferreira assumiram então as rédeas da corrida, com uma performance de excelência conquistaram a sua primeira vitória na categoria, seguidos por Pedro Reis/Paulo Costa, que saíram de Portimão com uma excelente operação em termos de pontos. O último lugar do pódio ficou para Paulo Félix Ribeiro, um resultado de todo inesperado, pois no dia de sábado o piloto da Figueira da Foz tinha ficado sem a terceira mudança no seu Datsun, problema resolvido com uma caixa-de-velocidades miraculosamente encontrada em Loulé.

CORRIDA 1

CORRIDA 2

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado