Group 1 Portugal, AIA, Corrida 2: Filipe Martins é o mais forte

Por a 3 Novembro 2019 20:07

O Autódromo Internacional do Algarve continua a receber o Algarve Classic Festival e hoje o Group 1 Portugal tinha agendada a segunda corrida, vencida por Filipe Martins em Ford Escort.

Novamente com uma corrida de 40 minutos e com a paragem obrigatória nas boxes, tal como no dia anterior, a corrida do Group1 iniciou-se debaixo de sol, com algumas nuvens.

Na grelha de partida, composta pelas posições conseguidas na corrida de ontem, o Ford Escort #501 tinha agora Carlos Dias Pedro ao volante, depois de no dia anterior ter sido Ricardo Pereira.

Na linha de grelha logo atrás estava Filipe Martins, em carro idêntico e o terceiro melhor português era André Castro Pinheiro com o seu Jaguar XJS V12, que saía na posição imediata e liderava a categoria H81-Max.

A dupla Pinto/Liberal colocava o seu VW Golf GTi entre os quatro melhores dos portugueses e saíam a liderar a categoria H81-1600.

Guilherme dal Maso liderava o Troféu Mini e logo atrás tinha Francisco Freitas que era o melhor dos Datsun 1200 e comandava a comitiva dos Production Cup.

O arranque deu-se sem problemas e na frente não houve troca de posições, mas lá atrás Alexandre Leal arranca bem no seu Mini e cola-se atrás do líder Dal Maso.

O VW Golf GTi de Madalena Gaspar/Mayer Gaspar começa a recuperar lugares e o mesmo faz Hugo Nazário no seu Porsche 924, que saíam mais atrasados na grelha.

Logo na segunda volta começou a chover, apanhando alguns pilotos desprevenidos, mas o que melhor reagiu foi o VW Golf GTi da dupla Gaspar/Mayer Gaspar, que já liderava a categoria H81-1600, à frente de Pinto/Liberal em Golf idêntico e com a dupla de irmãos Matos a ocuparem o terceiro lugar.

Aos 10 minutos de corrida, quando se inicia a abertura da janela de tempo para as paragem nas boxes, o eficaz VW Golf GTi da G-Force, com a dupla familiar mãe e filho Gaspar, mostrava um andamento frenético em pista e recuperava lugares atrás de lugares para chegar à segunda posição dos portugueses e ser o líder destacado da categoria H81-1600.

Não eram necessárias muito mais voltas para o Golf Gti assaltar o primeiro lugar e mostrar que nesta categoria também é possível liderar no Group 1. Filipe Martins em Ford Escort RS 2000 perdia assim a liderança e na terceira posição vinha outro Ford Escort RS 2000 com Carlos Dias Pedro ao volante.

Depois da azáfama das paragens nas boxes, o VW Golf GTi de Gaspar/Mayer Gaspar permanecia na frente, mas com um Filipe Martins mais confiante a encetar uma perseguição ao Golf líder dos portugueses e da categoria H81-1600.

A ganhar terreno, Filipe Martins no seu Ford Escort RS 2000 alcança mesmo a dupla Gaspar, ultrapassando o Golf GTi para comandar o grupo dos portugueses. Até ao final nunca mais largou a primeira posição e foi um justo vencedor, sendo também o líder da categoria H81-2000.

No terceiro lugar chegou o potente Jaguar de André Castro Pinheiro, primeiro da categoria H81-Max, que recuperou a posição perdida a meio da corrida para o Ford Escort RS 2000 de Dias Pedro, este que terminava como segundo da categoria H81-2000.

No Troféu Mini, Guilherme Dal Maso voltou a vencer, mas não sem antes ter a luta de Alexandre Leal. No início os dois ainda rodaram juntos e com a meteorologia a mudar constantemente, tornava tudo mais emotivo. No final foi Guilherme dal Maso quem levou a melhor, deixando Alexandre Leal no segundo posto. O estreante na categoria Guilherme Affonso é que voltou a aplicar-se da melhor forma para chegar ao terceiro lugar e levar logo na sua estreia dois pódios.

O Group1 regressa às pistas no Autódromo do Estoril nos dias 23 e 24 de Novembro para o evento Estoril Racing Festival.

Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
Lost your password? Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.