Group 1 Portugal, AIA, Corrida 2: Filipe Martins é o mais forte

Por a 3 Novembro 2019 20:07

O Autódromo Internacional do Algarve continua a receber o Algarve Classic Festival e hoje o Group 1 Portugal tinha agendada a segunda corrida, vencida por Filipe Martins em Ford Escort.

Novamente com uma corrida de 40 minutos e com a paragem obrigatória nas boxes, tal como no dia anterior, a corrida do Group1 iniciou-se debaixo de sol, com algumas nuvens.

Na grelha de partida, composta pelas posições conseguidas na corrida de ontem, o Ford Escort #501 tinha agora Carlos Dias Pedro ao volante, depois de no dia anterior ter sido Ricardo Pereira.

Na linha de grelha logo atrás estava Filipe Martins, em carro idêntico e o terceiro melhor português era André Castro Pinheiro com o seu Jaguar XJS V12, que saía na posição imediata e liderava a categoria H81-Max.

A dupla Pinto/Liberal colocava o seu VW Golf GTi entre os quatro melhores dos portugueses e saíam a liderar a categoria H81-1600.

Guilherme dal Maso liderava o Troféu Mini e logo atrás tinha Francisco Freitas que era o melhor dos Datsun 1200 e comandava a comitiva dos Production Cup.

O arranque deu-se sem problemas e na frente não houve troca de posições, mas lá atrás Alexandre Leal arranca bem no seu Mini e cola-se atrás do líder Dal Maso.

O VW Golf GTi de Madalena Gaspar/Mayer Gaspar começa a recuperar lugares e o mesmo faz Hugo Nazário no seu Porsche 924, que saíam mais atrasados na grelha.

Logo na segunda volta começou a chover, apanhando alguns pilotos desprevenidos, mas o que melhor reagiu foi o VW Golf GTi da dupla Gaspar/Mayer Gaspar, que já liderava a categoria H81-1600, à frente de Pinto/Liberal em Golf idêntico e com a dupla de irmãos Matos a ocuparem o terceiro lugar.

Aos 10 minutos de corrida, quando se inicia a abertura da janela de tempo para as paragem nas boxes, o eficaz VW Golf GTi da G-Force, com a dupla familiar mãe e filho Gaspar, mostrava um andamento frenético em pista e recuperava lugares atrás de lugares para chegar à segunda posição dos portugueses e ser o líder destacado da categoria H81-1600.

Não eram necessárias muito mais voltas para o Golf Gti assaltar o primeiro lugar e mostrar que nesta categoria também é possível liderar no Group 1. Filipe Martins em Ford Escort RS 2000 perdia assim a liderança e na terceira posição vinha outro Ford Escort RS 2000 com Carlos Dias Pedro ao volante.

Depois da azáfama das paragens nas boxes, o VW Golf GTi de Gaspar/Mayer Gaspar permanecia na frente, mas com um Filipe Martins mais confiante a encetar uma perseguição ao Golf líder dos portugueses e da categoria H81-1600.

A ganhar terreno, Filipe Martins no seu Ford Escort RS 2000 alcança mesmo a dupla Gaspar, ultrapassando o Golf GTi para comandar o grupo dos portugueses. Até ao final nunca mais largou a primeira posição e foi um justo vencedor, sendo também o líder da categoria H81-2000.

No terceiro lugar chegou o potente Jaguar de André Castro Pinheiro, primeiro da categoria H81-Max, que recuperou a posição perdida a meio da corrida para o Ford Escort RS 2000 de Dias Pedro, este que terminava como segundo da categoria H81-2000.

No Troféu Mini, Guilherme Dal Maso voltou a vencer, mas não sem antes ter a luta de Alexandre Leal. No início os dois ainda rodaram juntos e com a meteorologia a mudar constantemente, tornava tudo mais emotivo. No final foi Guilherme dal Maso quem levou a melhor, deixando Alexandre Leal no segundo posto. O estreante na categoria Guilherme Affonso é que voltou a aplicar-se da melhor forma para chegar ao terceiro lugar e levar logo na sua estreia dois pódios.

O Group1 regressa às pistas no Autódromo do Estoril nos dias 23 e 24 de Novembro para o evento Estoril Racing Festival.

Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
últimas VELOCIDADE
últimas Autosport