Tasanapol Inthraphuvasak estreia-se a vencer na F3

Primeira vitória tailandesa na FIA F3 alcançada na corrida Sprint de Silverstone
O piloto tailandês Tasanapol Inthraphuvasak entrou para a história este sábado, ao tornar-se o primeiro piloto da Tailândia a vencer uma corrida da FIA Fórmula 3. Ao volante do carro da Campos Racing, liderou a corrida Sprint em Silverstone após partir da pole position invertida. Apesar de ter perdido a liderança a meio da corrida, recuperou rapidamente o comando e nunca mais foi alcançado.
Martinius Stenshorne, da Hitech TGR, terminou em segundo lugar após uma recuperação desde a sexta posição da grelha, com Mari Boya a completar o pódio, também ele da Campos Racing.
Resumo da Corrida Sprint em Silverstone
Inthraphuvasak defendeu bem a liderança no arranque frente a Christian Ho (DAMS Lucas Oil). No entanto, Théophile Nael (Van Amersfoort Racing) surpreendeu e subiu a segundo, ultrapassando Ho por fora em Brooklands.
Enquanto isso, os colegas da TRIDENT, Charlie Wurz e Rafael Câmara, batalhavam intensamente pela 10.ª posição, enquanto Nikola Tsolov teve um início difícil, caindo para 29.º após contacto com Brando Badoer (PREMA Racing), incidente que levou à entrada do Safety Car na segunda volta.
Com a corrida relançada na quinta volta, Inthraphuvasak resistiu à pressão de Nael. Atrás, Stenshorne ultrapassou Ho para subir ao terceiro posto. Câmara e Wurz continuavam em disputa pelo top 10, com o brasileiro a levar a melhor em Luffield.
Nael assumiu a liderança na sexta volta com uma manobra no interior da curva 4, mas excedeu os limites de pista. Mais atrás, Boya subia a sexto com uma ultrapassagem a Noel León (PREMA) com DRS em Stowe.
Na volta seguinte, Van Hoepen (ART Grand Prix) ganhou a quarta posição com uma boa manobra de recorte em Vale, ultrapassando Ho.
A reta final e a decisão do pódio
A meio da prova, Nael liderava com apenas meio segundo de vantagem sobre Inthraphuvasak, seguido de perto por Stenshorne. Nael devolveu a liderança ao piloto tailandês na volta 10, permitindo que este se mantivesse na frente até ao final.
Ugo Ugochukwu (PREMA) subia posições rapidamente e, à 13.ª volta, ultrapassava o colega de equipa León para alcançar o sétimo posto. Boya também brilhou, ganhando o quinto lugar a Ho na volta 14.
Com Nael a perder ritmo e a cometer um erro em Copse, Stenshorne aproveitou o DRS em Stowe e subiu ao segundo lugar. Van Hoepen e Nael lutavam intensamente por um lugar no pódio, mas ambos foram surpreendidos por Boya, que os ultrapassou por dentro na última curva.
Na última volta, Stenshorne ainda reduziu a diferença para 1,2 segundos, mas Inthraphuvasak manteve o controlo e cruzou a linha de meta como vencedor.
Nael foi penalizado com 10 segundos por forçar Van Hoepen fora de pista, caindo fora dos pontos. Van Hoepen herdou o quarto lugar, seguido de Ugochukwu em quinto, Christian Ho em sexto e Noel León em sétimo. Rafael Câmara e Charlie Wurz (ambos TRIDENT) terminaram em oitavo e nono, com Roman Bilinski (Rodin Motorsport) a fechar o top 10.
Para Tasanapol Inthraphuvasak, piloto da Campos Racing: “P1, estou super feliz e quero agradecer a todos e à equipa por me terem dado um carro excelente hoje. Agora, totalmente focado em amanhã – acredito que temos ritmo para lutar por bons pontos.”
Classificação Corrida Sprint – Silverstone
Pos Piloto Nacionalidade Equipa
1 Tasanapol Inthraphuvasak Tailândia Campos Racing
2 Martinius Stenshorne Noruega Hitech TGR
3 Mari Boya Espanha Campos Racing
4 Laurens van Hoepen Países Baixos ART Grand Prix
5 Ugo Ugochukwu EUA PREMA Racing
6 Christian Ho Singapura DAMS Lucas Oil
7 Noel León México PREMA Racing
8 Rafael Câmara Brasil TRIDENT
9 Charlie Wurz Áustria TRIDENT
10 Roman Bilinski Polónia Rodin Motorsport
Volta mais rápidal: Théophile Nael – 1:47.541 (Volta 6)
Volta mais rápida com pontos atribuídos: Tasanapol Inthraphuvasak – 1:47.943 (Volta 7)
Campeonato
Classificação de Pilotos (Top 5)
Rafael Câmara – 120 pts
Tim Tramnitz – 93 pts
Nikola Tsolov – 89 pts
Martinius Stenshorne – 76 pts
Mari Boya – 66 pts
Classificação de Equipas
TRIDENT – 207 pts
Campos Racing – 188 pts
MP Motorsport – 158 pts
Van Amersfoort Racing – 138 pts
ART Grand Prix – 138 pts
Próxima Corrida
A Feature Race da Ronda 7 do Campeonato FIA Fórmula 3 2025 realiza-se este domingo às 09h30, com Nikola Tsolov (Campos Racing) a arrancar da pole position.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI