GP da Grã-Bretanha de F1: Novamente Ferrari, Charles Leclerc na frente no TL3

Treinos Livres 3 em Silverstone: Leclerc lidera sessão marcada por equilíbrio e drama final…
Charles Leclerc (Ferrari) liderou a derradeira sessão de Treinos Livres, o TL3 ao registar 1m25.498s, batendo
Oscar Piastri (McLaren) por 0.068s com Max Verstappen (Red Bull) em terceiro a 0.087 e Lando Norris (McLaren) a 0.108s, o que significa que a luta pela pole deverá ser travada por estes quatro pilotos.
A sessão foi interrompida perto do fim, quando Lewis Hamilton (Ferrari) fazia uma volta rápida, mas o inglês quedou-se pela 11ª posição.
Yuki Tsunoda (Red Bull) melhorou bastante face ao TL2 e foi quinto, na frente de outra surpresa, Ollie Bearman (Haas) com Alex Albon (Williams), George Russell (Mercedes), Isack Hadjar (Racing Bulls) e Liam Lawson (Racing Bulls) a fechar o top 10 confirmando a boa prestação dos Racing Bulls. A Mercedes teve dificuldades nesta caótica sessão com Russell a ter um momento nos derradeiros segundos da sessão.
A peça que caiu do Haas de Bearman provocou a primeira bandeira vermelha e a segunda foi a saída de pista de Gabriel Bortoleto. Graças a estes dois momentos – e antes de Bearman se despistar – muitos pilotos tiveram de abortar as voltas rápidas. Assim, pilotos como Bortoleto, Alonso e Gasly não conseguiram efetuar uma volta limpa, pelo que o seu verdadeiro ritmo é desconhecido.
Tudo isto acrescenta muitos pontos de interrogação antes da qualificação.
Filme da sessão
Charles Leclerc terminou no topo da tabela de tempos no último treino livre do Grande Prémio da Grã-Bretanha de Fórmula 1, numa sessão marcada pelo equilíbrio entre Ferrari, McLaren e Red Bull, e que terminou com drama devido a uma bandeira vermelha que travou voltas promissoras.
A terceira sessão de treinos livres em Silverstone arrancou de forma lenta, atrasada, mas com todos os ingredientes para um bom espetáculo face ao que se tinha vistos nos dois primeiros treinos e era preciso confirmar neste último. Lewis Hamilton e Nico Hülkenberg foram dos primeiros a sair para a pista, ambos com pneus macios, tentando explorar ao máximo o tempo disponível.
Logo se percebeu que o vento continuava a ser um fator a considerar, tal como na véspera. Oscar Piastri foi informado pela equipa que as condições eram semelhantes às do dia anterior, e parecia encontrar algum ritmo, tal como o seu companheiro Lando Norris, cada vez mais confiante.
A sessão aqueceu quando Charles Leclerc subiu ao topo da tabela de tempos, superando o tempo inicial de Hamilton. Max Verstappen respondeu de imediato, ficando a escassos 0,005s do monegasco. Norris, por sua vez, não conseguiu acompanhar o ritmo, ficando a meio segundo e atrás de Tsunoda e Piastri.
George Russell juntou-se à luta na frente ao escalar para o quarto posto, logo na sua primeira volta lançada. O Mercedes parecia responder bem às temperaturas mais frias, juntando-se à luta com Ferrari e Red Bull.
A meio da sessão, o jovem Andrea Kimi Antonelli brilhou com uma volta veloz que o levou ao terceiro lugar, embora ainda meio segundo abaixo do tempo de Leclerc, que fixava a marca em 1m25.922s. A expectativa crescia para uma segunda fase da sessão com menos combustível e pneus novos.
Hamilton cometeu um pequeno erro em Vale, tocando em demasia no corrector, o que o fez cair para quarto. Leclerc, entretanto, recolheu à box, enquanto Antonelli relatava uma volta atribulada. Verstappen apanhou tráfego com Gasly e brincou com o antigo colega de equipa.
A Mercedes voltou a arriscar, colocando um novo jogo de macios antes dos rivais. Apesar de um pequeno bloqueio de rodas, Russell conseguiu subir a segundo, a pouco mais de dois décimos de Leclerc. Antonelli, apesar de um forte primeiro setor, não conseguiu completar uma volta limpa.
Norris saiu com o segundo jogo de pneus macios e Leclerc tentava aquecer os seus, mas acabou por perder o carro momentaneamente, regressando às boxes.
Foi então que os McLaren entraram verdadeiramente na luta: Norris marcou 1m25.606s, mas logo a seguir Piastri respondeu e saltou para a liderança com uma volta 0,040s mais rápida. O australiano finalmente igualava o ritmo do companheiro de equipa.
Verstappen voltou à carga com o setor inicial mais rápido de todos, mas não conseguiu manter o ritmo até ao fim da volta, ficando a apenas 0,019s de Piastri.
Com os minutos finais a aproximarem-se, Leclerc voltou à pista e subiu novamente ao topo, batendo Piastri por 0,068s. A luta pelo topo estava ao rubro, com os quatro primeiros separados por pouco mais de um décimo. Hamilton tentava melhorar, mas perdeu o carro ligeiramente e abortou a volta.
O momento dramático da sessão chegou com uma bandeira vermelha. Hamilton estava numa volta promissora, com setor roxo e pessoal melhorado, mas teve de abortar. Detritos em Stowe, provenientes do carro de Bearman, obrigaram à interrupção. Pilotos como Gasly, Alonso, Colapinto, Ocon, Lawson e o próprio Hamilton viram as suas voltas anuladas.
A pista foi limpa rapidamente, mas o cronómetro já não permitia mais voltas rápidas, encerrando assim uma sessão intensa, equilibrada e promissora para a qualificação.

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