FÓRMULA S5000 NASCE NA AUSTRÁLIA

Por a 23 Agosto 2018 10:11

Organizado pela Australian Racing Group (ARG), este novo campeonato de monolugares tem a chancela de aprovação da FIA (Federação Internacional do Automóvel) e será uma realidade já em 2019. A Confederação do Desporto Automóvel da Austrália também já aprovou esta nova disciplina, que ficará conhecida como S5000, depois da ideia ter sido apresentado como Super5000.

Formula Thunder 5000

A S5000 é o resultado da associação de duas ideias, a de Chris Lambden (que lançou a Formula Thunder 5000) e dos organizadores do campeonato Supercars (a Super5000). Nasceram rivais, mas acabaram por se juntar e dar origem a este novo campeonato. A ARG que tem planos, também, para levar a regulamentação TCR para a Austrália, ficou com a organização do campeonato.

O pacote técnico ficou definido há semanas, depois de meses de trabalho para criar um monolugar de qualidade que pudesse albergar um potente V8 que seja uma resposta australiana à IndyCar norte americana. O tempo gasto nesta definição esteve ligado aos problemas de homologação que os chassis disponíveis experimentaram. Tanto o chassis feito pela Swift para a Thunder 5000, como o Oscar Fiorinotto da Super5000 (um chassis com aspeto retro…), não passaram nos exigentes testes da FIA.

Super5000

Assim, a ARG teve de deitar mão a uma monocoque em carbono feita pela Onroak-Ligier, colocando-lhe um motor Ford Coyote V8 com cinco litros de cilindrada e 560 CV. A caixa é uma unidade sequencial de seis velocidades e utilizará jantes de 17 polegadas. Terá um Halo como a F1 e F2, sendo o primeiro monolugar fora destas competições a exibir este sistema de segurança.

Ainda não há nenhum carro construído, mas nos próximos dias a Onroak irá enviar um chassis para a Austrália para os primeiros testes. O carro custará 300 mil dólares.

Sobre a nova competição, Matt Braid, responsável pela ARG, referiu que “estamos muito orgulhosos do que fizemos até agora, oferecendo um chassis novo e o mais recente equipamento de segurança. O facto de termos retido o coração e a alma da categoria, é muito importante, pois será um carro puro e barulhento, quase um anti-Fórmula 1. Como tudo no carro foi intensamente testado, não vamos precisar de um programa significativo de testes. Para a semana chega o primeiro chassis, vamos montar tudo e colocar em pista o carro.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Sapo
últimas Autosport
sapo
últimas Automais
sapo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado