Fórmula E: Estreia de Daniel Abt, boxes ‘tramam’ novamente Félix da Costa

Por a 3 Dezembro 2017 08:19

Daniel Abt assegurou hoje a sua primeira vitória na Fórmula E, e logo em dia de anos. O piloto alemão é o décimo piloto a conseguir um triunfo na competição, numa corrida em que recebeu de bandeja a possibilidade de vencer, já que o grande dominador, Edoardo Mortara, andou sempre na frente até cometer um erro, fez um pião e caiu de primeiro para terceiro, isto muito perto do fim da corrida.

Quanto a António Félix da Costa, depois de ter andado a fase inicial da corrida toda no quarto lugar, depois de arrancar de sexto, mais uma vez perdeu imenso tempo nas boxes, aquando da troca de carro, caindo para posições muito atrasadas, recuperando no entanto ainda até ao 12º lugar final em que terminou. Tudo porque o carro demorou a responder no arranque.

Apesar dos motivos terem sido diferentes, ontem, na mesma operação, perdeu mais oito segundos do que seria de esperar, e hoje, cerca de vinte, o que em corridas é uma eternidade. Quando tudo se preparava para poder lutar pelo pódio, na segunda metade da corrida, mais uma vez o trabalho de boxes não correu bem e isso determinou o mau resultado, face ao que se chegou a esperar com a primeira metade da corrida. É nestes pormenores que se vê a diferença entre as equipas oficiais e as que não o são, como é o caso da Andretti. Em dois dias seguidos, dois problemas graves, que terminaram com as esperanças de melhores resultados. Felizmente que para o ano já ‘há’ BMW, que tem observadores a aprender o que não se deve fazer. Claro que acontece a todos, oficiais ou não, mas acontece muito menos quando a equipa é melhor…

Se Edoardo Mortara liderou desde a primeira volta, a verdade é que também ele aproveitou um erro do homem da pole, Felix Rosenqvist, para ascender à liderança. Contudo, o piloto da Mahindra, que chegou a  rodar na 11ª posição, recuperou e terminou em segundo.  A Fórmula E regressa no dia 13 de janeiro, em Marrocos.

Untitled-1

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
6 anos atrás

Continua a mesma pecha do ano passado: as boxes. Ontem perderam duas posições, hoje, nove! Teoricamente falando, claro, pois até poderia ter sido terceiro.
As pessoas falam das poucas ultrapassagens na F1, mas na F E não é melhor.
Ainda existe o fan boost? É que nem ontem nem hoje vi ou ouvi qualquer referência a isso.

ernie
ernie
Reply to  Pity
6 anos atrás

Existe. Pelo menos o António falou nisso e até explica como funciona na entrevista publicada há dias aqui no site. https://www.autosport.pt/velocidade/felix-da-costa-sei-os-adversarios-me-veem-nos-espelhos-nao-gostam/ O que é o “Fan Boost”? AFC: Algo com que os fãs podem ajudar ou influenciar diretamente o resultado da corrida, ou a maneira como a corrida se desenvolve. É uma votação que decorre na semana antes da corrida. Os três pilotos mais votados ganham 6 segundos de potência extra. Pode influenciar uma ultrapassagem, uma defesa de posição e dá uma ajuda muito boa. Como é que os portugueses podem votar em ti? AFC: Indo ao site da Fórmula… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  ernie
6 anos atrás

Eu li a entrevista, mas durante a corrida, não vi qualquer alusão a isso. O ano passado, durante a corrida, aparecia um gráfico com os pilotos que tinham direito ao fan boost e se já o tinham usado, ou não, hoje não vi nada disso. Mas devo ressalvar que hoje comecei a ver no momento exacto da largada e ontem, praticamente, só vi a primeira parte.

ernie
ernie
Reply to  Pity
6 anos atrás

Sinceramente eu ainda não vi nem uma nem outra, mas quero ver se vejo hoje mais ao fim do dia.

Fernando Cruz
Fernando Cruz
6 anos atrás

Exibição portentosa do estreante Edoardo Mortara numa categoria onde a adaptação de um piloto pode ser até mais complicada do que na F1, como sugere a prestação de Kamui Kobayashi. O japonês até teve uma ótima estreia na FE em comparação com André Lotterer e Neel Jani, mas esteve longe de incomodar António Félix da Costa e na próxima prova deve dar lugar a Tom Blomqvist, tal como estava previsto. De resto assistiu-se a um ótimo equilíbrio entre as equipas, perspetivando-se um excelente campeonato. Apenas a Dragon parece estar bem atrás de todas as outras e a Nio Nextev também… Ler mais »

chicanalysis
6 anos atrás

Acho incrível não terem penalizado o rosenqvist. O que é que tem de normal aquela reentrada ?

últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado