Formula E: Vitória de Daniel Abt, Félix da Costa 7º

Por a 3 Março 2018 23:27

Daniel Abt, piloto da Audi, vence pela primeira vez na sua carreira na Fórmula E, numa corrida que dominou na sua segunda metade. Na fase inicial, o líder foi Felix Rosenqvist, mas na volta 15 o sueco teve problemas com o carro e caiu para 19º.

Oliver Turvey ficou na frente com 3.7s de avanço para Sébastien Buémi, mas depois da troca de carro, Daniel Abt surgiu na frente, também com 3.7s de avanço para Oliver Turvey e logrou manter a distância até final, aumentando-a um pouco na derradeira fase da corrida. O segredo desta vitória esteve na troca de carro, e depois na forma como o alemão se manteve afastado dos seus perseguidores.

A luta pelo segundo lugar foi interessante de seguir, especialmente nas últimas voltas, mas Oliver Turvey manteve a posição na frente de Sébastien Buémi, que ficou apenas 0.3s mais atrás com Nelson Piquet logo a seguir. Jean Eric Vergne foi quinto, não muito longe.

Para Oliver Turvey, este segundo lugar é o melhor resultado da sua carreira na Fórmula E.

No campeonato, com este resultado, Jean Eric Vergne aumenta significativamente a vantagem para Felix Rosenqvist, que depois dos problemas na primeira metade da corrida, trocou de carro muito cedo e teve que rumar às boxes perto do final da corrida porque a bateria ‘foi-se’.

O Campeão em título, Lucas di Grassi, foi nono e somou mais um ponto pela volta mais rápida no que são os seus primeiros pontos do ano.

Prova para esquecer para a equipa Mahindra, não só com os problemas de Felix Rosenqvist mas também de Nick Heidfled, que também abandonou.

À entrada desta quinta prova da temporada, o campeonato estava ao rubro, com primeiro e segundo (Vergne e Rosenqvist) separados por apenas dois pontos, mas o sueco não aproveitou a pole, devido aos problemas do seu carro, e cedeu dez pontos ao francês.

Quanto a António Félix da Costa, foi sétimo, e pontua pela terceira vez em cinco corridas este ano. Para que se perceba bem a forma como o piloto luso andou, o seu colega de equipa, Tom Blomqvist, foi 15º.

É clara a falta de andamento dos carros da Andretti, e apesar de arrancar da quarta posição, depressa o português começou a perder posições. Caiu para quinto após a partida, perdeu duas posições (para 7º) na 6ª volta, para Vergne e Piquet.

Com os problemas de Rosenqvist, Félix da Costa sobe para 6º na volta 15, perde novamente uma posição, agora para Mitch Evans e outra antes da troca carro, devido a uma travagem falhada. Apesar da boa operação de boxes (finalmente) Félix da Costa saiu das boxes em 9º, pouco depois passou Alex Lynn e foi promovido a sétimo depois de penalização de Andre Lotterer (unsafe release, pisou um mecânico).

1 D. ABT 1:05.042

2 O. TURVEY 6.398

3 S. BUEMI 6.615

4 N. PIQUET 7.015

5 J. VERGNE 7.546

6 M. EVANS 9.050

7 A. DA COSTA 17.157

8 E. MORTARA 26.511

9 L. DI GRASSI 29.208

10 A. LYNN 29.515

11 J. D’AMBROSIO 30.418

12 J. LOPEZ 31.859

13 A. LOTTERER 36.206

14 L. FILIPPI 38.336

15 T. BLOMQVIST 38.592

16 M. ENGEL 44.689

17 S. BIRD 44.982

18 N. PROST

19 F. ROSENQVIST

20 N. HEIDFELD

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
jcmr
jcmr
6 anos atrás

até custa a crer que a dita BMW já esteja envolvida, ou mais este ano, com a equipa Andretti.
Enquanto qualifying onde pelo menos o carro já vai embalado, viu-se o q se viu: 2º tempo; nem ele se acreditava.
Na corrida, por exemplo no próprio arranque, foi passado como se ‘não existisse, apesar de que o seu timing de arranque ter sido até superior aos seus concorrentes.
Muito mau; veja-se o Blomqvist (que não será mau piloto), o que conseguiu …

Pity
Pity
Reply to  jcmr
6 anos atrás

Pelo que diz o AFC, A BMW está focada, essencialmente, na próxima época, em que entrará oficialmente. Penso que esta época serve apenas para os alemães se entrosarem com o campeonato, com alguns brilharetes ocasionais do AFC, desde que a equipa não erre, claro…
Aliás, a BMW tem que mudar bastante o staff da equipa, se quiser obter resultados, porque os erros constantes do pessoal actual, não dão garantias de sucesso.

últimas FORMULA E
últimas Autosport
formula-e
últimas Automais
formula-e
Ativar notificações? Sim Não, obrigado