Fórmula E: Regresso às pistas em Marraquexe

Por a 11 Janeiro 2019 11:55

Depois da jornada de estreia em Riade, na Arábia Saudita, a Fórmula E está de regresso, agora em Marraquexe, Marrocos.

A corrida decorrerá no circuito Internacional Moulay El Hassan, uma pista que já costuma receber eventos internacionais como o WTCC ou no ano passado o WTCR. É uma pista com 2.97 Km e é um misto de traçado citadino com circuito permanente, com 15 curvas. Esta é a segunda vez que o traçado recebe a Fórmula E tendo a prova de estreia decorrido na época 2016/2017, com o primeiro vencedor a ser Sebastien Buemi.

No ano passado Buemi foi o homem mais rápido na qualificação, tendo por isso ficado com a pole, mas o vencedor foi Félix Rosenqvist, pela Mahindra, naquela que seria a última vitória da equipa em 2017/2018.

“O layout da pista em Marraquexe deve ser bom para nós. É uma pista onde a potência joga um papel importante e com o BMW i drivetrain vai ser divertido correr lá. ” – António Félix da Costa

Para este ano teremos pela primeira vez em Marrocos os Gen2, mais rápidos e mais eficientes. Do que foi possível ver em Riade, os Techeetah aparecem com um ligeiro favoritismo. Apesar de na qualificação não terem sido tão rápidos quanto o BMW de António Félix da Costa, na corrida mostraram que o seu sistema de travagem está bem evoluído e que pode ser um trunfo. Os Techeetah não tiveram problemas no sistema “Brake by Wire” e apresentaram uma capacidade de travagem acima da média do pelotão. Vergne será um claro candidato, mas Lotterer já passou a fase de adaptação ao campeonato e tem de ser encarado também como um pretendente aos lugares cimeiro. A BMW terá em Félix da Costa o seu grande trunfo. O português é rápido, tem experiência no campeonato, conhece as pistas e mostrou na primeira prova que se pode contar com ele para a luta pelo título. Do outro lado da box está Alexander Sims, que é estreante nesta época e que por isso não deverá conseguir ser de grande ajuda para o nosso compatriota, que terá assim de lutar sozinho pelos lugares da frente. Os holofotes estarão virados para estas duas equipas.

Não poderemos esquecer a Mahindra que conseguiu um pódio na última corrida e que sabe vencer neste traçado, a Nissan e-dams que ficou muito perto do top5 e que certamente será uma ameaça, a Jaguar que conseguiu colocar os dois carros no top 10 e obviamente a Audi, equipa que tem o software de gestão de energia mais desenvolvido e que tem de ser sempre considerada candidata a vitórias e ao título.  Será interessante ver como responde a Virgin, que teve uma primeira prova abaixo do esperado, com uma dupla de pilotos capaz e com uma unidade motriz Audi que também deverá dar garantias.

Em relação à primeira corrida vimos boas estreias como a de Felipe Massa, que apesar de não conhecer o circuito fez um par de boas manobras e mostrou que esta em forma. Stoffel Vandoorne esteve muito bem na qualificação, mas em corridas ficou abaixo do que se esperava e por isso terá em Marraquexe nova oportunidade de mostrar serviço, tal com José Maria Lopez que teve uma corrida para esquecer e errou por duas vezes a entrada na zona de ativação do Attack Mode.

Félix da Costa está bem posicionado para receber novamente o Fanboost com 19% dos votos, mas continuem a votar no piloto português que irá precisar de todo o nosso apoio e da potência extra. Além do Fanboost teremos novamente o Attack Mode do qual apenas haverá mais pormenores a 1h da prova.  A previsão meteorológica é de céu parcialmente coberto com 20% de hipóteses de chuva.

 

Volta onboard:

 

 

No ano passado foi assim:

 

 

Horário
Sábado, 12 de janeiro
Treinos Livres 1 07:15 – 08:00
Treinos Livres 2 09:15 – 09:45
Qualificação 11:00 – 11:45
Super Pole 11:45 – 12:05
Corrida 15h00

A corrida, com 45 minutos de duração + uma volta, que poderá ser acompanhada na integra em direto no canal Eurosport.

Já votaram no Fanboost?

Visualizou de 4 artigos abertos

O AutoSport limitou a 4, o número de artigos
que poderá ler sem fazer login
Para continuar a ler livremente
os artigos AutoSport,
por favor faça login aqui
Caso não esteja ainda registado,
faça agora aqui o seu
registo gratuito
  • Não é possível alterar o nome de utilizador.

    Deixe um comentário

    Please Login to comment
      Subscribe  
    Notify of
    últimas FORMULA E
    últimas Autosport
    AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/motosport.png