Fórmula E: Oliver Rowland volta a vencer, Félix da Costa forçado a desistir

Oliver Rowland ampliou a sua vantagem no campeonato. Depois de mais um fim de semana com muitos pontos marcados, a Nissan assumiu-se como uma das equipas mais fortes do momento e Rowland aproveitou para conquistar a segunda vitória da temporada. Para António Félix da Costa, foi um mau fim de semana, com apenas dois pontos marcados, vendo-se envolvido em acidentes sem qualquer culpa.
Foi sob as luzes do circuito de Jidá que a grelha da Fórmula E se perfilou para a segunda corrida do fim de semana. Depois da vitória de Maximilian Günther, (DS Penske), a quarta corrida do ano tinha como pole sitter o jovem Taylor Barnard, da McLaren, depois de uma qualificação soberba. António Félix da Costa largava da quarta posição, pronto para tentar recuperar a liderança do campeonato, que era de Oliver Rowland, segundo na grelha de partida desta prova. Stoffel Vandoorne, (Maserati MSG Racing) caiu para o fim da grelha, depois de uma desclassificação por uma infração técnica.
🟢 WE GO GREEN IN JEDDAH 🟢
Barnard holds the lead with Hughes up to second after lightning start. #JeddahEPrix pic.twitter.com/UChO9pRjp9
— Formula E (@FIAFormulaE) February 15, 2025
O arranque da corrida foi adiado depois de Zane Maloney, (Lola Yamaha ABT Formula E Team) não ter acertado com a sua posição de largada. Na largada, Barnard manteve a liderança da corrida, à frente de Jake Hughes, (Maserati MSG Racing) e Oliver Rowland, (Nissan Formula E Team). A corrida começou da pior forma para António Félix da Costa, (TAG Heuer Porsche Formula E Team), levando um toque de Max Gunther. O português caiu para a 21ª posição, numa corrida arruinada para o piloto luso, que entrou nas boxes para reparações, mas pouco depois ficou parado em pista, com uma desistência numa corrida que poderia ter dado pontos importantes para o campeonato. Também Gunther acabou por desistir da corrida.
Collision on lap one 😩
Maximilian Günther goes deep and makes contact with da Costa sending them both to the pits. #JeddahEPrix pic.twitter.com/bkONluQwxE
— Formula E (@FIAFormulaE) February 15, 2025
Na frente, Barnard mantinha-se na frente, com Jake Hughes (Maserati MSG Racing) e Rowland a pressionar. Jean-Éric Vergne, (DS Penske) tratou de se aproximar do trio da frente, com Lucas di Grassi, (Lola Yamaha ABT Formula E Team) a aproveitar o Attack Mode para subir ao terceiro lugar, pouco depois. Attack Mode mostrou-se tão forte que o brasileiro subiu de 10º a 2º no espaço de quatro minutos.
As lutas na frente aqueciam e Rowland assumia a liderança na volta sete, seguido de Barnard, Vergne, Dan Ticktum, (Cupra Kiro) e Pascal Wehrlein, (TAG Heuer Porsche Formula E Team) que, graças ao Attack Mode subiu à quinta posição.
Na volta 10 a ordem era Rowland, Vergne, Barnard, Wehrlein e Ticktum. Mas duas voltas depois, graças ao AM, Robin Frijns passou para a liderança da corrida. O AM revelava-se muito forte e Rowland comprovou isso, passando para a liderança na volta 15, seguido de Robin Frijns, (Envision Racing) , Hughes, Vergne e Barnard.
Depois da primeira ronda de AM, e na volta 20, Rowland liderava, seguido de Barnard, Nick Cassidy, (Jaguar TCS Racing), Vergne e Hughes, num pelotão muito compacto.
Quatro voltas depois, Mitch Evans, (Jaguar TCS Racing) viu-se obrigado a ir para a boxe, com problemas no seu monolugar, numa altura em que Jake Dennis, (Andretti Formula E), à boleia do AM, subia ao primeiro lugar, à frente de Rowland e Barnard. Com as equipas a fazerem as suas últimas jogadas estratégicas com o AM, Rowland regressou ao primeiro lugar, quando atrás de si as lutas aqueciam, com Barnard em segundo, Vergne em terceiro, Hughes em quarto e Dennis em quinto.
BARNARD ON THE CHARGE 🙌
Can the youngest @juliusbaer Pole sitter claim his first win? #JeddahEPrix pic.twitter.com/gZmhBiPJSU
— Formula E (@FIAFormulaE) February 15, 2025
Com Rowland a cavar o fosso para a concorrência, o piloto da Nissan conseguiu vencer tranquilamente a corrida 2 do fim de semana. Atrás, as lutas foram muito mais intensas, mas Taylor Barnard conseguiu o segundo lugar, seguido de Jake Hughes, Jake Dennis e Nick Cassidy, (Jaguar TCS Racing). Stoffel Vandoorne, que largou de último, conseguiu o sexto lugar, à frente de Vergne, Wehrlein, Ticktum e Edoardo Mortara, (Mahindra Racing).

Com estes resultados, Rowland sai de Jidá na liderança da competição, assumindo-se nesta fase como um dos favoritos, seguido de Barnard, que foi soberbo neste fim de semana e Félix da Costa que leva para casa o prémio de “azarado do fim de semana”.
Pos. | Piloto | Equipe | Pontos |
---|---|---|---|
1 | Oliver Rowland | Nissan | 68 |
2 | Taylor Barnard | NEOM McLaren | 51 |
3 | António Félix da Costa | Porsche | 39 |
4 | Maximilian Günther | Maserati MSG | 37 |
5 | Jake Hughes | McLaren | 27 |
6 | Jean-Éric Vergne | DS Penske | 26 |
7 | Mitch Evans | Jaguar | 25 |
8 | Pascal Wehrlein | Porsche | 25 |
9 | Jake Dennis | Andretti | 25 |
10 | Nyck de Vries | Mahindra | 24 |
11 | Edoardo Mortara | Mahindra | 17 |
12 | Sam Bird | McLaren | 16 |
13 | Stoffel Vandoorne | DS Penske | 16 |
14 | Nick Cassidy | Jaguar | 10 |
15 | Sébastien Buemi | Envision Racing | 6 |
16 | Dan Ticktum | ERT | 6 |
17 | Nico Müller | ABT Cupra | 2 |
18 | Robin Frijns | Envision Racing | 0 |
19 | Zane Maloney | Andretti | 0 |
20 | Norman Nato | Andretti | 0 |
21 | David Beckmann | ERT | 0 |
22 | Lucas di Grassi | ABT Cupra | 0 |
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Este miúdo Barnard está a ser uma verdadeira revelação. Ao que consta foi o principal rival do Kimi Antonelli nos diversos escalões anteriores. A diferença é que o Antonelli esteve sempre em melhores equipas devido á influência do pai.
Começou a caça ao Félix 🙂 Ontem foi o Müller, hoje foi o Günter. Que grande cacetada!
Eu culpo mais quem escolhe colocar barreiras no meio da pista do que os pilotos. Escapatórias o que é isso na Fórmula e?