Fórmula E: Oliver Rowland volta a vencer, Félix da Costa forçado a desistir

Por a 15 Fevereiro 2025 18:07

Oliver Rowland ampliou a sua vantagem no campeonato. Depois de mais um fim de semana com muitos pontos marcados, a Nissan assumiu-se como uma das equipas mais fortes do momento e Rowland aproveitou para conquistar a segunda vitória da temporada. Para António Félix da Costa, foi um mau fim de semana, com apenas dois pontos marcados, vendo-se envolvido em acidentes sem qualquer culpa.

Foi sob as luzes do circuito de Jidá que a grelha da Fórmula E se perfilou para a segunda corrida do fim de semana. Depois da vitória de Maximilian Günther, (DS Penske), a quarta corrida do ano tinha como pole sitter o jovem Taylor Barnard, da McLaren, depois de uma qualificação soberba. António Félix da Costa largava da quarta posição, pronto para tentar recuperar a liderança do campeonato, que era de Oliver Rowland, segundo na grelha de partida desta prova. Stoffel Vandoorne, (Maserati MSG Racing) caiu para o fim da grelha, depois de uma desclassificação por uma infração técnica.

O arranque da corrida foi adiado depois de Zane Maloney, (Lola Yamaha ABT Formula E Team) não ter acertado com a sua posição de largada. Na largada, Barnard manteve a liderança da corrida, à frente de  Jake Hughes, (Maserati MSG Racing) e Oliver Rowland, (Nissan Formula E Team). A corrida começou da pior forma para António Félix da Costa, (TAG Heuer Porsche Formula E Team), levando um toque de Max Gunther. O português caiu para a 21ª posição, numa corrida arruinada para o piloto luso, que entrou nas boxes para reparações, mas pouco depois ficou parado em pista, com uma desistência numa corrida que poderia ter dado pontos importantes para o campeonato. Também Gunther acabou por desistir da corrida.

Na frente, Barnard mantinha-se na frente, com Jake Hughes (Maserati MSG Racing) e Rowland a pressionar.  Jean-Éric Vergne, (DS Penske) tratou de se aproximar do trio da frente, com Lucas di Grassi, (Lola Yamaha ABT Formula E Team) a aproveitar o Attack Mode para subir ao terceiro lugar, pouco depois. Attack Mode mostrou-se tão forte que o brasileiro subiu de 10º a 2º no espaço de quatro minutos.

As lutas na frente aqueciam e Rowland assumia a liderança na volta sete, seguido de Barnard, Vergne,  Dan Ticktum, (Cupra Kiro) e Pascal Wehrlein, (TAG Heuer Porsche Formula E Team) que, graças ao Attack Mode subiu à quinta posição.

Na volta 10 a ordem era Rowland, Vergne, Barnard, Wehrlein e Ticktum. Mas duas voltas depois, graças ao AM, Robin Frijns passou para a liderança da corrida. O AM revelava-se muito forte e Rowland comprovou isso, passando para a liderança na volta 15, seguido de Robin Frijns, (Envision Racing) , Hughes, Vergne e Barnard.

Depois da primeira ronda de AM, e na volta 20, Rowland liderava, seguido de Barnard, Nick Cassidy, (Jaguar TCS Racing), Vergne e Hughes, num pelotão muito compacto.

Quatro voltas depois, Mitch Evans, (Jaguar TCS Racing) viu-se obrigado a ir para a boxe, com problemas no seu monolugar, numa altura em que Jake Dennis, (Andretti Formula E), à boleia do AM, subia ao primeiro lugar, à frente de Rowland e Barnard. Com as equipas a fazerem as suas últimas jogadas estratégicas com o AM, Rowland regressou ao primeiro lugar, quando atrás de si as lutas aqueciam, com Barnard em segundo, Vergne em terceiro, Hughes em quarto e Dennis em quinto.

Com Rowland a cavar o fosso para a concorrência, o piloto da Nissan conseguiu vencer tranquilamente a corrida 2 do fim de semana. Atrás, as lutas foram muito mais intensas, mas Taylor Barnard conseguiu o segundo lugar, seguido de Jake Hughes, Jake Dennis e Nick Cassidy, (Jaguar TCS Racing). Stoffel Vandoorne, que largou de último, conseguiu o sexto lugar, à frente de Vergne, Wehrlein, Ticktum e Edoardo Mortara, (Mahindra Racing).

Com estes resultados, Rowland sai de Jidá na liderança da competição, assumindo-se nesta fase como um dos favoritos, seguido de Barnard, que foi soberbo neste fim de semana e Félix da Costa que leva para casa o prémio de “azarado do fim de semana”.

Pos. Piloto Equipe Pontos
1 Oliver Rowland Nissan 68
2 Taylor Barnard NEOM McLaren 51
3 António Félix da Costa Porsche 39
4 Maximilian Günther Maserati MSG 37
5 Jake Hughes McLaren 27
6 Jean-Éric Vergne DS Penske 26
7 Mitch Evans Jaguar 25
8 Pascal Wehrlein Porsche 25
9 Jake Dennis Andretti 25
10 Nyck de Vries Mahindra 24
11 Edoardo Mortara Mahindra 17
12 Sam Bird McLaren 16
13 Stoffel Vandoorne DS Penske 16
14 Nick Cassidy Jaguar 10
15 Sébastien Buemi Envision Racing 6
16 Dan Ticktum ERT 6
17 Nico Müller ABT Cupra 2
18 Robin Frijns Envision Racing 0
19 Zane Maloney Andretti 0
20 Norman Nato Andretti 0
21 David Beckmann ERT 0
22 Lucas di Grassi ABT Cupra 0
Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
chicanalysis
1 mês atrás

Este miúdo Barnard está a ser uma verdadeira revelação. Ao que consta foi o principal rival do Kimi Antonelli nos diversos escalões anteriores. A diferença é que o Antonelli esteve sempre em melhores equipas devido á influência do pai.

Pity
Pity
1 mês atrás

Começou a caça ao Félix 🙂 Ontem foi o Müller, hoje foi o Günter. Que grande cacetada!

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
Reply to  Pity
1 mês atrás

Eu culpo mais quem escolhe colocar barreiras no meio da pista do que os pilotos. Escapatórias o que é isso na Fórmula e?

últimas FORMULA E
últimas Autosport
formula-e
últimas Automais
formula-e
Ativar notificações? Sim Não, obrigado