Fórmula E: O que aprendemos nas duas primeiras corridas

Por a 14 Janeiro 2019 11:34

A Fórmula E começou esta época uma nova era com os carros de segunda geração a entrarem em cena, mudando muito do que era este campeonato. Carros mais potentes, com mais capacidade, o que eliminou as trocas de carros a meio da corrida e promoveu mudanças interessantes.

A maior mudança e que nas primeiras corridas está a corresponder às expectativas é mesmo a dos carros. São bonitos e agressivos, permitem que os pilotos corram uma prova inteira sem trocar de carro (o que para os mais puristas era claramente um fator negativo). Além disso, esta nova geração permitiu algumas mudanças no grid:

A Andretti, agora com o apoio direto da BMW, passou do fundo da tabela para o topo. A marca bávara apostou forte na competição e desenvolveu uma unidade motriz com potencial e capaz de lutar pelo título. As primeiras impressões com que ficamos nos testes confirmaram-se e a BMW é claramente das mais fortes deste campeonato.

A competição está a atrair cada vez mais pessoas. A chegada de nomes conhecidos da F1 para a Fórmula E era a prova disso no início do ano, mas o interesse da Porsche e da Ford, aliado a entrada da Mercedes mostra que as marcas estão a apostar cada vez mais nos elétricos e que consideram a Fórmula E a competição a estar.

A Techeetah continua muito forte. Agora com unidades motrizes da DS, a equipa que no ano passado lutou pelo título e viu Jean Éric Vergne ser campeão, continua a todo o gás. Na primeira prova do ano vimos os carros da Techeetah com um ritmo muito forte, apenas igualado pelos BMW e na segunda prova, vimos Vergne a recuperar de um erro na primeira curva, subindo do último lugar para o quinto. Cuidado com eles!

A Audi está a começar o ano como em 2018. Esperava-se mais da equipa, mas até agora o que vimos foram prestações muito discretas da equipa germânica. Eram a equipa mais temida graças ao seu superior software de gestão de energia, mas para já ainda não o mostraram em pista. A época passada é a prova de que a estrutura tem capacidade para melhorar e chegar ao topo.

A Nissan está a evoluir. Se na primeira corrida vimos uma prestação longe dos homens da frente, em Marraquexe já vimos mais potencial. O mesmo aconteceu com a Virgin que usa agora unidades motrizes da Audi. A primeira prova foi longe de ser positiva, mas na segunda ronda colocaram dois carros no pódio.

A Mahindra está competitiva e parece estar no caminho certo para ser candidata este ano.

Quanto aos pilotos, Vergne continua muito forte. O campeão fez o trabalho de casa nas férias e chega a esta época com um ritmo excelente, enquanto Lotterer é ainda uma incógnita. Não sabe conduzir mal, mas ainda não percebemos se está com nível para se bater com Vergne. Jérôme D`Ambrosio está com a corda toda e este arranque poderá motiva-lo para uma época interessante, Bird e Frijns prometem dar-nos uma das lutas internas mais interessantes e Buemi vai crescer com a evolução do seu carro. Di Grassi com os problemas no Audi terá de fazer uma época semelhante à de 2018 para tentar chegar ao topo.

Quanto aos rookies, Oliver Rowland esteve bem na primeira corrida e parece ter capacidade para se dar bem neste campeonato, tal como Pascal Wehrlein que apenas se estreou na última prova, mas mostrou potencial. Stoffel Vandoorne mostrou rapidez, mas continua com algum azar e em corrida ainda não está adaptado a 100%. Felipe Massa mostrou que continua com os instintos de piloto intactos com uma boa primeira prova, Gary Paffett está com dificuldades em adaptar-se a sua nova realidade, Maximilian Gunther tem acumulado alguns erros e Alexander Sims parece estar a adaptar-se rapidamente e promete estar a bom nível.

Por fim, António Félix da Costa. Um dos pilotos mais simpáticos e boa onda da competição tem este ano a missão de mostrar que não é apenas um tipo porreiro e que tem estofo de campeão. Sempre foi rápido e tem mostrado isso nas duas primeiras corridas do ano, estando sempre no lote dos mais velozes. Na primeira corrida cometeu um erro antes da largada do qual recuperou bem, fazendo depois uma excelente prova e em Marraquexe, provou que tem caráter. Assumiu o erro, mesmo sem necessidade de o fazer, pediu desculpa à equipa e mostrou que coloca os interesses da BMW acima dos seus. O que fez depois do toque que acabou com a sua corrida não é comum ver em pilotos de alta competição. E o seu discurso mostra que está focado na luta pelo título. Félix da Costa está com sede de vitórias, mas parece estar focado no objetivo principal. Não será este incidente que lhe vai tirar a motivação, ele que é visto como um dos favoritos, e tem visto a sua popularidade crescer tendo sido dos mais votados no fanboost. É para já dos grandes destaques, juntamente com D`Ambrosio e Vergne, o trio que parece estar em melhor forma para já.

A Fórmula E pegou nos ingredientes que tinha e melhorou-os. A receita está a funcionar bem e temos visto boas corridas, intensas, com grandes lutas e acima de tudo com muito equilíbrio. O Attack Mode tem servido para apimentar as corridas e parece ser um bom substituto às paragens nas boxes e os conceitos trazidos do ano passado continuam a resultar.  Para já o balanço é claramente positivo.

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