Fórmula E, Félix da Costa: “Tem sido divertido conhecer o novo carro”

Por a 19 Dezembro 2022 17:30

António Félix da Costa começa agora um novo capítulo da sua carreira, com o primeiro teste oficial como piloto da Porsche, que decorreu em Valência. Três dias de trabalho em pista, para preparar a nova época na pista espanhola, em que o piloto português ficou a conhecer um pouco melhor a sua nova máquina.

As equipas ainda procuram conhecer melhor os carros da nova geração, mas Félix da Costa mostrou-se agradado com o processo, que considerou divertido:

“Tem sido um processo divertido conhecer o novo carro. É um enorme passo em frente em termos de potência e é mais leve, as duas coisas que um piloto espera sempre – mais potência e menos peso. Agora também há uma unidade motriz frontal e vai ser um carro altamente eficiente – 40% da energia total utilizada numa corrida será de regeneração em travagem. É um grande passo na tecnologia e é divertido.”

O balanço do trabalho em Valência foi algo cauteloso, mas o entusiasmo do piloto de Cascais é claro:

“Ainda é cedo e estamos apenas a começar a lidar com os carros, lentamente. Temos ainda muitas coisas para desenvolver e aprender, com apenas um mês antes de irmos correr no México, mas tudo isso faz parte do processo – é agradável. Os carros têm muito mais potência do que antes e, de momento, em certas condições, é bastante difícil usá-la, o que é uma coisa boa para as pessoas que assistem. Haverá mais erros por parte dos pilotos e será mais difícil dominar este carro – penso que produzirá corridas muito boas”.

Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
1 ano atrás

A fórmula e está tramada. Mais um acidente por falha do sistema eléctrico, sem aviso o carro desligou-se e o Buemi não teve como travar o carro, porque este não tem travões reais. A FIA vai avançar com colocação de travões de disco nas rodas traseiras, mas só será possível a meio da época. Se a FIA autorizar o campeonato a inciar-se com um problema de design conhecido, não terá a cobertura de seguros e poderá ser indiciada por homicídio se alguém perder a vida.

jcm
jcm
Reply to  F1 FOR FUN
1 ano atrás

não têm discos atràs ? !!! …

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
Reply to  jcm
1 ano atrás

Nop, Brake by wire, travagem regenerativa atrás, foi por isso que o carro não parou, só tem travões físicos à frente. Se o carro perder a potência eléctrica os travões traseiros ficam desactivados e o carro não tem como travar. O Buemi teve um acidente a alta velocidade, se não houvesse escapatória de areia tinha sido muito pior.

Last edited 1 ano atrás by F1 FOR FUN
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado