Mick Schumacher: Será 2021 cedo demais para a F1?

Por a 20 Agosto 2020 14:29

O ‘tic, tac’ da promoção de Mick Schumacher à Fórmula 1 prossegue e recentemente, Mattia Binotto, Chefe de Scuderia Ferrari disse que será mais sensato que o jovem alemão entrar numa equipa pequena, inicialmente, estando portanto a falar da Alfa Romeo ou da Haas.

Este é um tema que ganha cada vez mais ‘tração’, mas a verdade é que naquela que devia ser a sua época de afirmação na Fórmula 2, não se pode dizer que o jovem alemão esteja a ‘patinar’, mas também não está a fazer nada de mais especial que alguns outros na competição.

Por exemplo, que o seu companheiro de equipa na Prema, Robert Shwartzman, que é segundo no campeonato e já venceu duas vezes esta temporada.

O ano passado, na sua época de estreia na F2, Mick Schumacher não foi impressionante. Foi 12º no campeonato, venceu uma corrida. Ficou atrás de vários outros rookies. Mas as coisas não são assim tão simples. Não estava na melhor equipa, longe disso. Apesar de estarmos a falar da Prema, o ano passado ficou em 9º no campeonato, em 2018 foi quinta classificada, em 2017 foi segunda, se calhar porque tinha lá um senhor chamado… Charles Leclerc, que até foi campeão. E Pierre Gasly tinha sido campeão com a Prema em 2016. Mick Schumacher entrou numa equipa que não era a melhor, como um rookie inexperiente, ao lado de um colega de equipa que talvez não fosse o melhor para aprender e se ‘testar’ contra. Para além disso, Schumacher veio da F3, e não da GP3, cujos monolugares eram mais rápidos. Portanto o ‘salto’ que deu foi maior.

Até aqui os argumentos atrás ‘colavam’, mas este ano a Prema está em segundo. Portanto a Prema é este ano uma equipa ainda mais de topo, e tem os seus dois pilotos em segundo e quinto do campeonato, mas como já referimos, o jovem alemão não se está a destacar ao ponto de ser escolhido para rumar já à F1 em 2021. É claro que, como bem sabemos, os argumentos desportivos nunca são os únicos, e este é um caso desses, mas sinceramente, parece-nos cedo para a promoção, a não ser que Schumacher melhore muito até ao fim do ano.

Seja como for, Binotto diz que: “ele está a portar-se muito bem na Fórmula 2 esta temporada. A sua tarefa era melhorar e fazer progressos. É isso que ele tem estado a fazer, mas o que vamos fazer com ele no próximo ano, não sabemos ainda, em breve discutiremos com ele”, disse Binotto. Provavelmente, é o tio, Ralf, que resume da melhor maneira o atual estado de coisas: ao dizer que as expetativas do sobrinho são elevadas. “Ele espera muito de si próprio, está a ir bem e a melhorar cada vez mais”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
15 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
addicta
3 anos atrás

Curiosamente da academia de jovens pilotos da Ferrari ele é o terceiro… Illot é o líder do campeonato e Shwartzman segundo. Com isto tudo parece-me que não vai ou pelo menos não devia ser o escolhido para ir para a F1

bravojohny
bravojohny
3 anos atrás

Entre mais um ano de F2 ou passar a uma equipa do fundo do pelotão na F1 é capaz de ganhar mais nesta hipótese, tanto o promotor (Ferrari) como o piloto. A questão é mesmo outros pilotos terem reais aspirações a competir pela vaga. Mas isto só quem está mesmo por dentro é que pode avaliar concretamente o valor até porque nem só de grandes resultados se faz um bom piloto, embora seja expectável que os venha a atingir.

Lisboa
3 anos atrás

Mas desde quando o rapaz tem de ser “medido” pelo percurso do pai? Há melhores que ele, ou melhor, há pilotos mais rápidos? Sim, há, mas isso não lhe tira o valor. O pai dele também foi muitíssimo superior a outros, e não é por isso, que esses outros, não fizeram carreira na F1, alguns deles até campeonatos venceram, tais como o Villeneuve e o Damon. Quantos não tem carreiras nas formulas de ascensão, humildes e depois na F1, até mostram competência. Basta olhar para o percurso do Perez na GP2 e quantos não vencem campeonatos e são considerados como… Ler mais »

Lisboa
Reply to  jose-luis-abreu
3 anos atrás

JLA, desta vez (garanto), não estava a fazer uma ligação entre o texto (o que escreveu) e o que escrevi.

Esta a falar para muitos dos que apareceram e ainda iram aparecer, a falar mal do rapaz e obviamente, criticar o miúdo por só “ali” andar pelo nome.

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  jose-luis-abreu
3 anos atrás

O rapaz só é tido em conta por ser filho do pai. Senão estavamos a falar do illot ou do rookie shwartzmann para f1. Outros filhos e netos, que estão a milhas nem sei o que fazem na f2, como o alesi mal empregue ferrari que o papá teve de empenhar.

Last edited 3 anos atrás by Não me chateies
Cágado1
3 anos atrás

Pelo que se viu até agora, 2022, 2023, 2024… serão tb cedo demais para a F1. Não se podem heróis à força. O rapaz não é totalmente pezudo, mas para já está longe de ser um às. Talvez ainda melhore, talvez não, mas não passem a vida com essas cogitações que se devem unicamente ao nome, não aos resultados ou exibições. Deixem-no quieto, para seu próprio bem, caso se confirme que não está à altura das expectativas.

*RPMS*™
Reply to  Cágado1
3 anos atrás

Muitíssimo bem escrito!

Cumprimentos

Ayrton da Silva
Ayrton da Silva
Reply to  Cágado1
3 anos atrás

Estão a querer fazer quase o que se fez com o Bruno Senna… tinha de ser como o tio à força e depois acabaram por colocar o rapaz psicologicamente de rastos e a implorar para que não o comparassem ao tio, ele apenas queria ser… o Bruno Senna.

VarioR
VarioR
3 anos atrás

Piloto banal, não tivesse o nome do pai…
o Shwartzman em primeiro ano de F2 está a dar-lhe uma lição

Ayrton da Silva
Ayrton da Silva
3 anos atrás

Continuam a querer impingir à força o rapaz não sei porquê…

can-am
can-am
3 anos atrás

Grande anedota.
Se isso acontecer é mais que injusto face a outros pilotos de muito maior talento.
O nome vale mais que o valor ?

no-team
3 anos atrás

É muito provável que isso aconteça, já que a dupla de pilotos da Alfa Romeo e da Haas está prestes a acabar o prazo de validade, são quatro lugares disponíveis de uma assentada. O Mick não está destinado a grandes voos, isso é certo. O Leclerc no seu primeiro ano de F2 com a mesma equipa foi campeão, o Mick Schumacher está longe de ser este tipo de piloto. O Mick vai na sua segunda temporada de F2 e não mostra nada de especial, está numa das melhores equipas, mas nem internamente se consegue destacar. Mas vou assumir que tanto… Ler mais »

Last edited 3 anos atrás by NOTEAM
Fernando Cruz
Fernando Cruz
3 anos atrás

É bem possível que o Mick fosse já um piloto melhor do que é (e talvez até já tivesse chegado à F1) se não tivesse perdido o apoio do pai, por causa daquele acidente no final de 2013… mas pelo menos ainda teve esse apoio até aos seus 15 anos (enquanto evoluiu pelo karting) e não perdeu anos de formação como o sobrinho do Ayrton, além de que parece que vai ter muito mais sorte com os timings na chegada à F1… Portanto tudo condições mais favoráveis para ter sucesso, ou pelo menos aguentar-se mais tempo na F1 quando lá… Ler mais »

Não me chateies
Não me chateies
3 anos atrás

Eu não o comparava ao tio quanto mais ao pai. A equipa só está em 2 por causa do outro miúdo que não tem um pai conhecido. Para que serve a academia da Ferrari se não promover o illot. Deviam mudar de nome, academia Schumacher.

últimas Formula 2
últimas Autosport
f2
últimas Automais
f2
Ativar notificações? Sim Não, obrigado