GP do Mónaco F2: Erros e penalizações

Por a 25 Maio 2019 11:33

Os comissários de pista da Fórmula 2 admitiram que mais de metade do campo foi colocado com uma volta a menos por engano na prmeira corrida da Fórmula 2 no Mónaco. Também admitiram que não havia nenhum método equitativo para resolver a situação.

De recordar que na volta 19 de 42, Mick Schumacher chocou com Tatiana Calderon em Rascasse, bloqueando o circuito e levando à interrupção da corrida.

Depois de retirados os detritos, os carros foram reordenados corretamente. Mas os pilotos que ficaram presos atrás do incidente e, portanto, completaram uma volta a menos do que os primeiros oito carros, não tiveram oportunidade de se desdobrar, conforme as regras desportivas.

O nº 3 do artigo 42º da regulamentação desportiva da F2 estabelece que: “Em dois minutos, qualquer carro entre o carro de segurança e o líder, além de qualquer carro que tenha sido dobrado pelo líder no momento em que a corrida foi suspensa, será permitido deixar o pitlane e completar mais uma volta, sem ultrapassar, e juntar-se à linha de carros atrás do carro de segurança.”

Após uma longa investigação, um relatório emitido pelo organizador da Fórmula 2 afirma o seguinte:

“O artigo 42.3 do Regulamento FIA F2 de 2019 especifica a forma como a ordem de reinício deve ser restabelecida no reinício de uma corrida. Este processo não foi executado. Os carros que originalmente estavam no pitlane à frente do líder, bem como os carros dobrados, não foram autorizados a transitar pelo percurso e aderir à ordem de reinício na retaguarda.

“Embora este procedimento tenha impactado negativamente o restante da corrida, colocando significativamente mais carros com uma volta de atraso, os comissários de pista não encontraram nenhum método equitativo para resolver este erro e, consequentemente, os resultados da corrida ficam como estão”.

Num incidente separado, Luca Ghiotto foi desclassificado do segundo lugar na primeira corrida de Fórmula 2 devido a ter peças novas sem justificação.

Assim, Sergio Sette Camara sobe ao pódio, enquanto Anthoine Hubert assume a pole position para a segunda corrida de Fórmula 2.

2
Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
frederico147
Membro
frederico147

Isto nem lembra a ninguém. Não era fácil de resolver isto? Uma vergonha.

addicta
Membro
addicta

Já tinha mencionado está questão na notícia da corrida ontem. Isto foi uma vergonha autêntica. Até os comentadores estavam baralhados com o que se estava a passar.

últimas Fórmula 2
últimas Autosport