ELMS, Barcelona: Guilherme Oliveira volta a vencer em LMP3, Prema domina em LMP2

Por a 28 Agosto 2022 18:21

É a segunda vitória consecutiva de Guilherme Oliveira no ELMS. O jovem piloto português venceu nas 4h de Barcelona na categoria LMP3, na companhia dos seus colegas Charles Crews e Nico Pino da Inter Europol Competition. Mais uma grande prestação da tripulação do #13, à imagem do #9 da Prema que voltou a vencer, somando a terceira vitória em quatro provas. 

O Circuito de Barcelona foi palco para a quarta jornada do campeonato de 2022 do ELMS. Com 39 carros em pista, divididos por três categorias, o traçado catalão recebeu as estrelas do europeu de resistência. Nos LMP2, era o #9 da Prema (L. Colombo / F. Habsburg / L. Deletraz) a liderar o campeonato com dois triunfos em três provas, seguido do carro #28 da IDEC Sport (P. Lafargue / P. Chatin / P. Pilet) e o #65 da Panis Racing (J. Canal / N. Jamin / J. Van Uitert). Em LMP3 era o #17 da Cool Racing (M. Smith / M. Benham / M. Jakobsen) a liderar o campeonato com o #13 de Oliveira na quarta posição depois do brilhante triunfo em Monza. Nos LMGTE tínhamos o #77 da Proton Competition (C. Ried / L. Ferrari / G. Bruni) na frente com o #95 da Oman Racing with TF Sport (J. Hartshorne / H. Chaves / J. Adam) de Henrique Chaves em sexto. 

A IDEC Sport começou bem o fim de semana com a liderança nos dois treinos livres, mas na qualificação foi a Panis Racing a levar a melhor. Nico Jamin conseguiu a pole com o registo de 1:34.802, quase dois décimos mais rápido que o carro da Cool Racing. O carro #19 da Algarve Pro Racing (B. Viscaal / S. Flörsch) fez o décimo tempo e o #47 (J. Falb / J. Allen / A. Peroni) foi 12º. 

Em LMP3, Malthe Jakobsen garantiu a sua quarta pole position consecutiva para a Cool Racing. O dinamarquês de 18 anos assinou o registo de 1:40.112 e Nico Pino, colega de Oliveira, fez o segundo tempo, a 0.6 do jovem prodígio do carro #17. Em LMGTE, Ahmad al Harthy conseguiu a sua segunda pole position no Aston Martin Vantage AMR #69 da Oman Racing with TF Sport, com o tempo de1:45.692, 0,346 segundos melhor do que o # 83 da Iron Lynx (Ferrari 488 GT3 Evo) de Sarah Bovy. O carro #95 de Henrique Chaves ficou no último lugar dos GTE.

Prema não deu hipótese

A Prema continua em grande e venceu de forma categórica as 4h de Barcelona. Depois de alcançarem a liderança na volta 18 (tendo largado do sétimo posto), a tripulação do carro #9 nunca mais foi incomodada e apenas nos turnos de Lorenzo Colombo a distância para a concorrência diminuiu ligeiramente. De resto, foi uma prestação sem mácula por parte do Oreca da equipa italiana, numa prestação que os coloca como grandes favoritos ao título. Do lado da Panis Racing, a liderança dada pela pole nas primeiras voltas foi sol de pouca dura, com duas penalizações ( cinco segundos por infração no procedimento de largadas e 10 segundos por infração no procedimento de paragem nas boxes) que complicaram ainda mais a tarefa da tripulação do #65. Terminaram em segundo lugar, com o #37 da Cool Racing a completar o top 3, com uma paragem mais longa na segunda metade da corrida para trocar a frente do carro (após toque com adversários). 

Para a Algarve Pro Racing foi uma tarde de altos e baixos, com o #19 a terminar apenas em 12º. A equipa não conseguiu colocar o carro a tempo na grelha de partida pelo que teve de largar das boxes. Apesar dos bons tempos colocados em pista, um toque com um GTE arruinou as hipóteses da equipa e o 12º foi o resultado possível. Quanto ao #47, terminou em oitavo, conquistando ainda assim um bom o terceiro lugar nos Pro Am, um resultado positivo para esta tripulação com boas lutas em pista. 

Oliveira volta a vencer

Mais uma grande prestação para o carro #13. A tripulação da equipa polaca liderou praticamente toda a corrida, mas esta vitória acabou por não ser muito fácil. A equipa esteve quase sempre na frente, mas Nico Pino exagerou, cortando várias vezes a curva 15, o que motivou uma penalização de dez segundos. A equipa teve que manter uma distância de segurança para os adversários e Guilherme Oliveira cruzou a linha de meta com mais de 15 segundos de vantagem, selando a vitória. O #4 da DKR Engineering Duqueine (S. Alvarez / A. Bukhantsov / T. Van Rompuy)  e o #17 da Cool Racing completaram o top 3. Com este resultado, Oliveira e os seus colegas subiram ao segundo lugar da classificação geral e estão na luta pelo título europeu de resistência. Depois de um arranque titubeante, a equipa do piloto luso está no bom caminho.

Proton Competition vence em LMGTE

O carro #77 da Proton Competition venceu pela segunda vez consecutiva  e reforçou a sua liderança no campeonato. A luta com o #55 da Spirit of Race (D. Cameron / M. Griffin / D. Perel) foi renhida, mas sorriu à tripulação do Porsche 911 RSR – 19 com uma ultrapassagem bem sucedida de Gianmaria Bruni a 20 minutos do final. Em terceiro lugar ficou o Ferrari #66 da JMW Motorsport que liderou no começo da prova. O Aston Martin #95 de Henrique Chaves terminou na sétima posição. 

Resultados AQUI

Fotos: José Bispo

Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Scb
Scb
1 ano atrás

4a vitória da Prema em 3 provas? Isso é obra!

últimas ELMS
últimas Autosport
elms
últimas Automais
elms
Ativar notificações? Sim Não, obrigado