CPVT – O presente e o futuro

Por a 1 Novembro 2018 15:55

Nas duas últimas corridas do ano vimos o então virtual campeão nacional a fazer os mínimos indispensáveis para confirmar o título. O mínimo indispensável significou meia dúzia de voltas, com pneus já muito usados para garantir a classificação. Talvez seja o retrato da velocidade atual.… pilotos com vontade de correr, mas sem condições para isso.

2018 começou com muitos pontos de interrogação. Não é estranho os projetos serem fechados em cima da hora, mas à data agendada para a primeira prova, no Estoril, eram poucos os projetos confirmados. De tal forma que obrigou a federação e o promotor do campeonato a reunir e a definir um novo calendário, de apenas quatro provas, limitando os custos, para poder atrair mais pilotos e facilitar as negociações existentes.

A estreia do campeonato ficou assim adiada para Braga, com uma lista de inscritos melhor que o esperado, graças a inclusão dos Supercars. O conceito estreado no ano passado em Vila Real, voltava assim às pistas e permitia a entrada de mais carros, com a presença de José Correia com o seu Nissan GT-R e de Daniel Teixeira e Joaquim Santos na classe Turismos. Nos TCR, Pedro Salvador fazia o regresso à velocidade, tal como Armando Parente, acompanhado por José Cautela. A completar a grelha tínhamos a recém-formada dupla da Sports&You com Francisco Abreu e Rafael Lobato, Francisco Carvalho com a Veloso Motorsport, Manuel Gião aos comandos do Kia Ceed da CRM, Gustavo Moura que estreava o seu Audi RS3 LMS com apoio da Speedy Motorsport e Francisco Mora também apareceu para fazer a primeira prova do ano, uma presença que não repetiu. Nos TCC João Sousa mantinha a aposta solitária.

 

Turismos – Braga

Resumo Curto Campeonato Portugal de Velocidade de Turismos em Braga.

Gepostet von Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting am Dienstag, 5. Juni 2018

 

A primeira ronda teve como vencedores Armando Parente e Pedro Salvador. Parente  deu a vitória suada à Novadriver, numa pista onde o VW Golf GTi TCR não se dá bem. Na segunda corrida foi Salvador a levar a melhor e a conquistar os 25 pontos. O campeonato não veria outros vencedores. Salvador esteve imparável em Vila Real, fez as duas poles e venceu as duas corridas, algo que repetiu em Braga (que recebeu a terceira jornada em vez do Estoril, na altura em obras), onde a matemática fez dele campeão nacional, bastando para isso aparecer em Portimão, o que fez.

Mas a história do campeonato não é assim tão simples e a luta pelo segundo lugar foi renhida. Abreu e Lobato tiveram uma acesa disputa com Francisco Carvalho durante toda a época e chegaram a Portimão com legítimas aspirações ao vice-campeonato, com ligeira vantagem para a dupla do Peugeot 308 TCR. Mas Portimão trouxe de novo para as luzes da ribalta Armando Parente, que venceu as duas últimas corridas e subindo ao segundo posto nas contas finais. já a solo, pois José Cautela apenas fez o campeonato até Vila Real e em Braga teve a companhia de Henrique Chaves.

 

Racing Weekend – Vila Real

Resumo da prova do Campeonato de Portugal de Velocidade Turismo e Supercar Series. Vila Real, 22 a 24 de Junho de 2018#aceleravilareal

Gepostet von RACING WEEKEND am Montag, 25. Juni 2018

 

Salvador sagrou-se campeão de forma indiscutível.  Cinco vitórias consecutivas foram suficientes para que o piloto e chefe da Speedy conquistasse o título, neste regresso a velocidade. Parente foi vice-campeão e deixou no ar a dúvida de como seria o campeonato se tivesse passado pelo Estoril. Para Abreu e Lobato foi uma época difícil e de aprendizagem. Puderam mostrar o potencial do novo carro da marca francesa, mas os problemas de juventude de um carro que ainda está a evoluir, complicaram a tarefa da dupla, como aconteceu em Portimão, onde os recorrentes problemas de travões se voltaram a fazer sentir. Francisco Carvalho gostava de ter vencido pelo menos uma vez, mas as pistas sinuosas de Vila Real e Braga não favoreceram as características do seu Audi, que na última corrida acabou mais cedo com problemas técnicos.

 

Resumo CPVT Braga 2018

Resumo Curto do Campeonato de Portugal de Velocidade de Turismos em Braga.

Gepostet von Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting am Montag, 17. September 2018

 

Manuel Gião foi também destaque, levando o Kia Ceed ao pódio. Depois de muito trabalho, a equipa conseguiu melhorar os níveis de fiabilidade e Gião pôde saborear o champanhe na última prova. Gustavo Moura teve um ano de adaptação à nova máquina com tudo o que isso implica e João Sousa participou em três provas continuando a mostrar o seu TCC na esperança que outros lhe sigam o exemplo.

Nos Supercars, em GT, José Correia mostrou bom andamento no seu GT-R, e foi pena não termos visto mais máquinas deste calibre. Pedro Marreiros foi também vencedor, com Paulo Pinheiro, tal como Paulo Martins e Gonçalo Manahu teve o azar do seu lado na única participação, em Vila Real. Nos Turismos, Daniel Teixeira mostrou potencial para outros voos, acompanhado por Joaquim Santos e na última prova pelo seu pai Joaquim Teixeira. Pedro Lisboa e Fábio Mota (que faz questão de estar sempre presente em Vila Real) também subiram ao degrau mais alto do pódio e Gabriela Teixeira fez a tão aguardada estreia em circuitos.

Não foi um campeonato mau. Foi o campeonato possível e os intervenientes fizeram o que estava ao seu alcance para abrilhantar da melhor forma as provas. Olhamos para o paddock dos nacionais e não podemos deixar de admitir que há qualidade, quer nos pilotos quer nas estruturas, assim como nas pistas, com traçados interessantes e desafiantes.

 

Resumo Curto CPVT Portimão

Veja aqui o resumo da última jornada do Campeonato Portugal de Velocidade de Turismos em Portimão.

Gepostet von Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting am Montag, 29. Oktober 2018

 

A grande dúvida está no futuro. A situação acutal é insustentavel e todos têm noção disso, bastando para isso ouvir as delcarações dos pilotos quando se fala do futuro. Fala-se num TCR Ibérico, com a FPAK a fazer esforços para que tal aconteça, faltando apenas o acordo do outro lado da fronteira. Há quem aponte para GT4 e outros preferem rumar a outras paragens. 2019 será um ano de grande importância para a velocidade nacional. Será preciso apresentar uma solução sólida, bem estruturada, que  permita aos pilotos atrair patrocinadores. A situação instável que se viveu este ano, com alterações no calendário não se pode repetir.

O cenário do TCR Ibérico parece a melhor solução, pois permite chegar a um mercado mais abrangente o que poderá atrair novos interessados. E um TCR Ibérico bem organizado poderá ser uma melhor montra para os pilotos que participem, numa catergoria presente agora em praticamente todo o mundo. A solução do Open também não pode ser descartada, mas a nível competitivo não será uma solução tão interessante. No meio de tantas dúvidas fica pelo menos a sensação que todos querem remar para o mesmo lado. Que 2019 traga o ínicio de um periodo de sucesso onde o talento nacional poderá ter um palco para se mostrar aos adeptos nacionais e ao mundo.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas CPVT
últimas Autosport
cnv
últimas Automais
cnv
Ativar notificações? Sim Não, obrigado