Rampa do Caramulo: Grande triunfo de Rui Ramalho
[soliloquy id=”322620″]
Continua o grande equilíbrio no Nacional de Montanha, e apesar de Rui Ramalho ter desempatado a seu favor, a margem voltou a ser muito curta, desta vez, 0.260s.
O Nacional de Montanha continua a proporcionar grandes espetáculos e como se não bastasse o bom parque automóvel, o muito público que habitualmente dá coloridos às serras tem podia assistir a belas contendas, que mais uma vez foram decididas ao décimo de segundo. Foi com máxima emoção que se realizou a Rampa do Caramulo, com Rui Ramalho e o Osella PA2000 Evo2 a serem os brilhantes vencedores, e logo com recorde pelo meio, 1:14s670.
Com recordes batidos em todas as subidas exceto na última, Rui Ramalho e Pedro Salvador deram um grande espectáculo, com o piloto do Silver Car a nunca baixar os braços, batendo-se até ao último metro pelo triunfo, mas tendo de se contentar com o segundo lugar final a somente 0.260s do vencedor! Paulo Ramalho, em Osella PA21S foi o terceiro classificado na frente de João Fonseca em BRC CM05 Evo e Nuno Guimarães (BRC CM02), estes, os cinco primeiros da classificação geral e da Categoria 1: “Como é fácil de perceber esta foi uma vitória muito difícil, face a um opositor de enorme valor como é o Pedro. Tive de andar sempre nos limites para conseguir vencer, o que acabou por acontecer e me leva a sair daqui muito feliz. O carro esteve sempre impecável, graças ao excelente trabalho da equipa, a quem quero dedicar este triunfo “tirado a ferros” e que se pode revelar muito importante em termos de campeonato. Precisava de vencer aqui, uma rampa favorável ao meu carro e preparar assim da melhor forma a recta final desta emocionante competição”, disse Rui Ramalho.
Na Categoria 2 Gonçalo Manahu (Porsche 997 GT3 Cup) mostrou-se implacável, consumando o triunfo com o tempo total de 2:52s665, na frente de José Correia em Nissan GT-R GT3 e de Edgar Reis em Porsche 997 GT3 Cup: “Foi mais uma vitória importantíssima para mim, numa rampa ligeiramente favorável ao meu carro e onde precisava mesmo de vencer. Tal como nas provas anteriores este foi mais um triunfo difícil, com a minha equipa a estar em grande plano depois de termos tido alguns problemas ao nível da afinação. Depois ficou bom e consegui vencer” referiu Gonçalo Manahu.
Depois da ausência na subida oficial de sábado, Manuel Correia esteve imparável nas duas subidas de domingo, triunfando na Categoria 4. Luis Silva em BMW M3 foi segundo, com o último lugar do pódio a pertencer a Nuno Pinto em Mazda MX5. Marco Guerra e o Peugeot 306 GTi completou o lote de pilotos que pontuaram nesta categoria: “Sábado tive um problema no arranque, o que aumentou a pressão, já que tinha necessariamente de completar as duas subidas para me poder classificar. Correu bem e consegui mais um triunfo, o quinto do ano. O título está mais perto e isso deixa-me muito satisfeito” disse Manuel Correia.
Joaquim Teixeira venceu destacado a Categoria 5 com o seu Renault Megane Trophy V6, na frente de Francisco Marrão em SEAT Leon Supercopa: “Foi mais uma vitória importante em direção ao título, com o meu foco a centrar-se agora no grupo dos turismos onde conseguimos também um bom resultado. No sábado tive problemas com as bombas de gasolina do Megane e falhei as duas subidas de treinos, mas domingo estive ao meu nível habitual” disse Joaquim Teixeira.
Boas lutas
Sempre na liderança da Categoria 3 ao longo das três subidas, Pedro Saraiva (Mitsubishi Lancer Evo IX) não foi incomodado no caminho até à vitória. No segundo lugar ficou Carlos Luis, em SEAT Leon TDi, seguido por Carlos Guimarães em Peugeot 206 RC. Sérgio Nogueira em Citroen Saxo e José Oliveira em Subaru Impreza, completaram a classificação desta categoria: “Este foi um triunfo complicado, já que apesar de termos estado quase sempre na frente, tivemos de resolver vários pequenos problemas e por isso, este é um triunfo saboroso que dedico à equipa. Com este resultado reforço a minha luta pelo título e por isso vamos continuar na luta”, afirmou Pedro Saraiva. Vitória fácil para Armando Freitas (Toyota Starlet) na Taça Nacional de Montanha: “Foi uma vitória fácil, numa prova onde fui conseguindo melhorar os meus tempos subida após subida. Saio satisfeito por isso satisfeito, e com objetivos concretizados”, disse Armando Freitas.
No Campeonato Nacional de Clássicos Montanha, o grande vencedor foi Flávio Sainhas, que bateu o favorito José Pedro Gomes em carro idêntico e Parcídio Summavielle em Datsun 240Z. Luis Moutinho em Ford Escort e Mário Mesquita em Datsun SSS, fecharam o lote de pilotos que pontuaram no Caramulo: “Não foi nada fácil este triunfo. Tive de me aplicar ao máximo para derrotar a forte oposição e a muita competitividade que existe nos clássicos. Isto torna esta vitória ainda mais gratificante e recompensadora, face ao esforço que tivemos de desenvolver em dois dias de muito calor”, afirmou Flávio Sainhas.
No Troféu Nacional de Clássicos Montanha, a vitória pertenceu aos pilotos da casa, com Fernando Salgueiro em Ford Escort MKI a vencer. Completaram o pódio, Ricardo Loureiro, também em Escort MKI e Carlos Oliveira em BMW 323i. Carlos Fava e Rui Gama completaram a classificação ao volante dos seus VW “Carocha”: “Esta é uma vitória que me deixa muito feliz, porque é na minha terra e porque consegui imprimir um andamento forte e com isso surpreender os meus adversários”, adiantou Fernando Salgueiro. Sempre na frente, Aníbal Rolo e o Datsun 1200 Coupé venceram a Taça Nacional de Clássicos 1300. José Pedro Figueiredo (Datsun 1200) e Domingos Fernandes em Autobianchi A112 completaram o pódio: “Não há vitórias fáceis e esta também não o foi, apesar de nunca me ter sentido ameaçado. O carro esteve sempre impecável e isso contribuiu para um fim-de-semana quase perfeito”, disse Aníbal Rolo.
Classificação
1º Rui Ramalho Osella PA2000 EVO2 2:29.555s
2º Pedro Salvador Silver Car EF 10 a 0.260s
3º Paulo Ramalho Osella PA21S EVO a 16.758s
4º João Fonseca BRC CM 05 EVO a 18.419s
5º Nuno Guimarães BRC CM-02 a 22.801s
6º Gonçalo Manahu Porsche 997 GT 3 a 23.110s
7º José Correia Nissan GT-R GT3 a 25.118s
8º Manuel Correia Ford Fiesta R5 a 26.295s
9º Joaquim Teixeira Renault Megane Trophy a 26.691s
10º Edgar Reis Porsche 997 GT a 28.110s
11º Luís Silva BMW M3/E30 a 28.869s
12º Pedro C. Saraiva Mitsubishi Lancer EVO IX a 36.935s
13º Francisco Marrão Seat Leon MK II a 37.452s
14º Carlos Luis Seat Leon TDI a 41.756s
15º João Guimarães Peugeot 206 RC a 45.743s
16º Sérgio Nogueira Citroen Saxo A1 a 51.183s
17º Nuno Pinto Mazda MX5 E1-B a 55.958s
18º Marco Guerra Peugeot 306 E1-B a 57.995s
19º José Oliveira Subaru Impreza a 1:14.511s
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI