Rampa de Boticas: João Fonseca lidera 1º dia

Por a 29 Setembro 2019 00:06

Prestes a comemorar o titulo nacional absoluto, João Fonseca parte para o dia decisivo de domingo, na liderança da ultima prova da temporada, depois de ter sido o mais forte na única subida oficial de prova que estava inscrita no programa deste sábado.

Boticas recebeu engalanada a “família” da Montanha.

A edição 2019 da Rampa de Boticas é, para além da ultima prova da temporada do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group, candidata a receber em 2020 o FIA Hill Climb Masters, recebendo para isso uma delegação da FIA que vem inspecionar o evento.

Muito público presente, que vibrou com o espetáculo dado pelas mais de três dezenas de pilotos que alinharam à partida da rampa organizada pelo Demoporto.

Depois deste primeiro dia de competição, deu para perceber que teremos luta a três pelo triunfo absoluto na ultima prova da temporada.

João Fonseca rodou sempre cauteloso nos treinos, sabendo que tem de concluir as três sessões oficiais de treinos para conquistar o ponto extra que lhe dará o título nacional absoluto e o de protótipos.

Na subida de prova, o piloto do Silver Car EF 10 arriscou mais e, com o tempo de 2:25.745, saltou para a liderança, dando sinal de que vai querer conquistar mais uma vitória.

Atrás de si, Hélder Silva (Juno CN 09) esteve sempre muito rápido e termina este primeiro dia no 2º lugar, a apenas 0,9 segundos de Fonseca.

José Correia impôs o seu Osella PA2000 EVO2 nas três primeiras subidas do dia. Na subida final, a que contava para a classificação, foi terceiro, a dois segundos do seu melhor tempo da jornada, sendo certo que amanhã também estará na luta pelo triunfo.

Quarta posição para o endiabrado Luís Nunes.

Não satisfeito por ter arrumado as contas do título da Categoria Turismo na Arrábida, o piloto apresentou-se em Boticas com as mesmas “ganas” que o fazem retirar tudo do potente Ford Fiesta ST R5 e é já líder destacado na Divisão Turismo 3.

A estrear um KIA CEE’D TCR, o flaviense Luís Delgado dominou a Divisão Turismo 4 e está no 5º lugar da geral da prova.

Nuno Guimarães (BRC CM 02) está na 6ª posição, enquanto Joaquim Teixeira (Seat Leon Supercopa MK3) dominou a seu belo prazer as contas da Divisão Turismo 3, sendo ainda 7º da geral, após este primeiro dia.

Logo atrás, o 8º lugar da geral é ocupado por Gabriela Correia (Seat Leon Supercopa MK3), na frente de Pedro Marques, 9º da geral e melhor GT, na estreia do seu novo Porsche 991 GT3 Cup.

A fechar o Top 10 deste primeiro dia da Rampa de Boticas, está Parcídio Summavielle. O piloto deixou o Skoda Fabia R5 ir abaixo no arranque, perdendo preciosos segundos mas, mesmo assim, está nos 10 primeiros e lidera a Divisão Turismo 1.

Este primeiro dia foi aziago para as mecânicas.

Hugo Araújo (Subaru impreza), Manuel Rocha e Silva (Cupra TCR) e Sérgio Nogueira (Renault Clio RS) não concluíram a subida oficial e prova, com problemas mecânicos nas suas “montadas”, sendo de registar também que Carlos Silva (Peugeot 106) e Manuel Pereira (Mitsubishi Lancer EVO VI) não concluíram a subida a contar.

Nas lides do Campeonato de Portugal de Clássicos de Montanha JC Group, o primeiro dia da Rampa de Boticas consagrou o novo campeão nacional.

Ainda sem o seu habitual Ford Escort MKII, que saiu bastante danificado do acidente na Arrábida, bastou a Ricardo Loureiro arrancar com o BMW 2002 com que se apresentou em Boticas, na primeira subida oficial de treinos, para reclamar o tão desejado ceptro, que lhe assenta como uma luva, mercê da grande regularidade que ostentou ao longo da época.

Nas contas da competição, Carlos Oliveira (Ford Sierra RS Cosworh) dominou a seu belo prazer, sendo sempre o mais rápido, nas 4 subidas realizadas.

Na única a contar para a classificação, estabeleceu a marca de 3:06.363 e parte com um avanço de 3,3 segundos sobre Paulo Teixeira (Ford Escort MK I), segundo melhor entre os clássicos.

O pódio do CPCM JC Group ficou fechado neste primeiro dia com o 3º posto de Luís Coelho, num BMW 325i.

Os 3 melhores dos clássicos pertencem todos à Divisão 5. O melhor da Divisão 6 foi Rui Gama, num Austin Clubman Salloon.

Problemas mecânicos impediram Augusto Vasconcelos (Ford Escort Twim Cam) de terminar a subida de prova, num dia em que o piloto foi regularmente o segundo mais rápido entre os clássicos.

Duelo interessante pela primazia entre os participantes na TPM1300.

Francisco Milheiro (Peugeot 106) e João Silva (Fiat Punto) rodaram sempre forte, com Francisco Milheiro a ser melhor quer nas duas subidas oficiais de treino, quer na subida de prova, estando assim na liderança.

Entre os clássicos 1300 Domingos Fernandes sai na frente, após a primeira subida de prova. O piloto do Autobiachi A112 foi o único a concluir a subida “a doer”, já que José Pedro Figueiredo teve problemas no Datsun 1200.

O dia de domingo começará com nova sessão de Warm Up, aprazada para as dez da manhã. Depois, os pilotos terão ainda direito a mais uma subida de treinos oficiais antes de enfrentarem as duas subidas finais de prova que, como habitualmente, serão decisivas para a classificação final desta ultima rampa da temporada.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas CPM MONTANHA
últimas Autosport
cnm-montanha
últimas Automais
cnm-montanha
Ativar notificações? Sim Não, obrigado