Civic Atomic Cup: Temporada à lupa

Por a 6 Dezembro 2021 17:39

Chama-se Civic Atomic Cup e chega em 2022. O troféu que marca o regresso às pistas dos icónicos Honda Civic Type-R surge pela mão da Motor Sponsor, organizador português responsável por algumas das mais emblemáticas competições nacionais, como o Troféu C1 Learn & Drive e as Single Seater Series. Um troféu centrado na tríade competição, diversão e controlo de custos que o AutoSport foi conhecer em detalhe…

O surgimento de uma nova competição na velocidade nacional é sempre uma notícia de saudar. A Civic Atomic Cup, anunciada em abril pela Motor Sponsor, constitui uma nova opção para pilotos e equipas no panorama desportivo nacional já a partir do próximo ano. Um desafio que apresenta um formato por fim de semana com duas sessões de treinos, livres e cronometrados, e duas ou quatro corridas com duração de 25 minutos. As equipas são formadas por um a dois pilotos e o carro escolhido é um Honda Civic Type-R (EP3), versão comercializada entre 2001 e 2006. Um conhecido modelo com provas dadas nos palcos nacionais, que esteve na base do outrora Troféu Honda Civic criado no início do século.

Numa altura em que o ano está a terminar e a porta começa cada vez mais a entreabrir-se para o início da Civic Atomic Cup, o AutoSport quis desvendar à lupa esta nova competição e responder à pergunta: Qual o custo de competir na nova Civic Atomic Cup?

Chave na mão’ VS Kit de Preparação

A Civic Atomic Cup tem como objetivo aliar competitividade e diversão em pista a custos controlados, seguindo o ADN das competições com assinatura da Motor Sponsor, de que o Troféu C1 Learn & Drive é um bom exemplo. Um princípio sublinhado pelo responsável máximo do organizador português, André Marques: “Criar uma competição em que todos os participantes estivessem em igualdade de circunstâncias, alicerçada num modelo que garantisse uma base fiável e uma condução aliciante foram metas desde o primeiro momento. É uma fórmula em que acreditamos e que tem sido muito bem recebida por todos desde que lançámos o Troféu C1 Learn & Drive há três anos. O segredo está em proporcionar uma vez mais um formato com corridas emocionantes onde os pilotos sentem e sabem que podem de facto fazer a diferença.”

A fim de garantir um troféu com total equidade entre os participantes, todos os Honda Civic Type-R (EP3) vão ter exatamente as mesmas especificações. Para tal, a Motor Sponsor criou duas modalidades: aquisição do carro pronto a correr com as especificações do troféu (15.000€); venda de um Kit de Preparação (3.750€ + IVA) criado em parceria com a TRS, responsável pelo desenvolvimento técnico da Civic Atomic Cup, e distribuído em exclusivo pela Atomic Shop. O kit permite que pilotos e equipas que já tenham um Honda Civic Type-R (EP3), ou optem por adquirir uma viatura de estrada, o possam adaptar às especificações do troféu.

Com a Civic Atomic Cup, o organizador português pretende oferecer um formato

de corridas que abarque pilotos: estreantes; que queiram evoluir no desporto automóvel; ou já com uma carreira consolidada. “Os Honda Civic Type-R garantem uma performance bem diferente dos C1 do troféu e por isso são uma excelente opção para quem procure evoluir para uma nova experiência, mas também dar os primeiros passos na competição. Ao mesmo tempo, oferecem um conjunto equilibrado com um verdadeiro ADN competitivo que é bastante aliciante para pilotos já com experiência”, frisou o responsável máximo da Motor Sponsor, André Marques.

Honda Civic Type-R na ‘primeira pessoa’

A fim de preparar a época de estreia da Civic Atomic Cup, a Motor Sponsor levou a cabo várias ações em pista, que passaram pelos traçados portugueses de Braga, Estoril e Portimão e pelo circuito espanhol de Monteblanco, nas quais convidou nomes bem conhecidos do panorama nacional a estar ao volante do Honda Civic Type-R do troféu, como é o caso de Francisco Guedes: “É um carro fácil de guiar, com um motor muito conhecido da Honda, que trabalha em altas rotações e que é muito divertido. É um troféu com um conceito que acredito que será um sucesso.” Uma opinião corroborada por Gonçalo Inácio: “Acredito que na relação preço/qualidade é sem dúvida alguma um troféu que vai gerar grande interesse em 2022 nos turismos em Portugal. É um carro super fiável, com um chassis muito bom e travões que suportam bem o desgaste, mesmo em situações de travagens fortes, e que vão seguramente aguentar bem as corridas.” Também Daniel Nunes mostrou-se bastante agradado com o primeiro contacto com o carro: “O Honda Civic Type-R oferece uma boa base a custos reduzidos e torna o troféu muito aliciante em termos de relação preço, qualidade e potência disponível.”

Preços por prova

Com o foco no controlo de custos, a Motor Sponsor disponibiliza os preços finais (ver tabelas) da Civic Atomic Cup, e respetivos fornecedores, quando aplicável, de tudo o que é necessário para a preparação e participação na época de 2022 desta nova competição. “Pensámos o troféu ao detalhe para que pilotos e equipas tivessem do seu lado todos os custos que envolve a participação em cada prova e pudessem dessa forma preparar com total segurança e antecedência a época. Sabemos que os valores de assistência ou revisão entre provas são barómetros onde podem haver maiores oscilações, mediante as equipas, mas as demais variáveis estão cem por cento fechadas”, sublinhou André Marques.

Um troféu que apresenta um custo inicial que pode variar entre os cerca de 15.195€ a 16.519€ mediante a modalidade escolhida: aquisição e preparação do carro ou viatura pronta a correr (ver tabelas). Por prova, os valores médios cifram-se na casa dos 4.129€,montante que inclui inscrição, pneus, gasolina, jogo de travões e assistência (ver tabela), um serviço que no caso de algumas equipas pode também incluir revisão entre provas (verificação de nível de óleo, líquido de refrigeração, apertos, desgaste de componentes e alinhamento).

Com a primeira temporada no horizonte, a satisfação vivida nestes meses de preparação é palavra de ordem no seio do organizador português: “A Civic Atomic Cup tem sido muito bem recebida e neste momento já temos uma dezena de equipas confirmadas e algumas a confirmar muito em breve. O Honda Civic Type-R é um carro que está no imaginário de todos, tem provas dadas e gera um grande interesse. Por outro lado, a relação custo/performance tem sido fortemente destacada por todos os pilotos que já tiveram ocasião de testar o carro. Por último, agradecemos aos nossos parceiros todo o apoio à realização da Civic Atomic Cup, uma fórmula que acreditamos reunir todos os ingredientes necessários para uma época emocionante ao cronómetro”, finalizou André Marques.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado