Porsche Império Endurance Series: Werner/Zonta (4.0); Baptista/Tomasoni (3.8) na ‘pole

Por a 4 Agosto 2019 00:44

Nelsinho Piquet foi o mais rápido do dia, enquanto César Ramos fica com a melhor marca entre os carros 3.8; nas classes GT3 as ‘poles’ ficam com os carros #31 e #3. Os pilotos do carro #1, com o atual campeão de sprint, Werner Neugebauer, e o atual campeão de endurance, Ricardo Zonta, vão largar da pole para os 300 km do Estoril. A etapa abre o campeonato 2019 da Porsche Império Endurance Series.

Numa sessão de qualificação muito equilibrada, o carro da Shell prevaleceu por seis centésimos de vantagem sobre a máquina #7, dos pilotos Beto Gresse e Miguel Paludo. O gaúcho foi o mais veloz do dia entre os pilotos regulares da Porsche Cup.

Em terceiro lugar vai alinhar o carro #33, de Daniel Schneider e Nelsinho Piquet. O primeiro campeão mundial da Fórmula E foi o piloto mais rápido da qualificação e liderou também os dois treinos livres realizados este sábado. A dupla Pedro Aguiar e Guilherme Salas fecha a segunda fila.

O melhor carro da classe GT3 na grelha é o #31, de Luca Seripieri e Alan Hellmeister, em quinto lugar. Ao lado dele vai partir a dupla Ricardo Baptista e Lucas di Grassi.

Na classe 3.8, a pole também ficou com um carro com as cores da Shell: o #00, de Marcelo Tomasoni e Felipe Baptista, autor da melhor volta da qualificação entre os pilotos regulares da Porsche Império Carrera Cup. Vão largar de 15º lugar da geral. Em 16º parte o primeiro GT3 da classe 3.8, conduzido por Nonô Figueiredo e Fran Lara.

Nas classes Sport, com as tripulações dotadas de dois pilotos de graduação bronze, as poles são Neto e Costa na classe 4.0 e Marco e Maurizio Billi na 3.8.

A jornada de Endurance apresentou um desafio adicional para os pilotos dos carros 4.0. Além de lidar com a estratégia de paragem nas boxes, gerir pneus e mudando de pilotos, precisam ainda de lidar com a adaptação aos carros para o ‘set-up’ de endurance (sem o sistema de ABS nos travões).

A corrida de 2h30 ou 300 km de duração tem início programado para as 12h30 locais e transmissão em diretos na Spor TV. O portal Grande Prêmio e os canais oficiais da Porsche Império Carrera Cup no Facebook e Youtube exibem a prova ao vivo.

As qualificações

4.0

Na classe 4.0, com cinco minutos de treino na Q1, os cinco primeiros classificados (no Grupo A) foram Pedro Aguiar, Ricardo Baptista, Sylvio de Barros, Neto e Marcelo Franco.

Quando faltavam três minutos para o final, Daniel Schneider e Miguel Paludo conseguiram entrar no grupo dos cinco mais rápidos, e Werner Neugebauer assumiu a primeira posição, à frente de Aguiar e Baptista.

No minuto final, Paludo melhorou seu próprio tempo e assumiu o primeiro lugar, superando Neugebauer em 0s444. Na GT3, o carro #73 de Gil Farah assumiu a primeira posição, sexto da geral.

As posições finais ficaram com Miguel Paludo, Werner Neugebauer, Ricardo Baptista e Pedro Aguiar, estando os quatro primeiros no mesmo segundo, com Daniel Schneider a fechar o top 5. Gil Farah foi o mais veloz na GT3, à frente de Marcelo Franco.

No Q2, com cinco minutos do Grupo B, a bandeira vermelha foi agitada, antes que os pilotos tivessem registado tempo. Quando faltavam dois minutos, a ordem era Cacá Bueno, Sérgio Jimenez, Ricardo Zonta, Nelsinho Piquet e Lucas di Grassi.

Os tempos caíram em seguida, e Alan Hellmeister fez 1m40s385, superando Jimenez em 0s298, enquanto Zonta ficou 0s053 atrás, em terceiro, seguido por Guilherme Salas e Marcel Coletta.

No final apareceu Nelsinho Piquet para registar a melhor volta de todo o treino, com 1m40s086. O grupo ficou concluído com a seguinte ordem: Piquet, Hellmeister, Jimenez, Zonta e Dennis Dirani.

Nos tempos combinados, a pole position ficou com Ricardo Zonta e Werner Neugebauer, e a primeira fila fica completa com Betinho Gresse e Miguel Paludo. Nelsinho Piquet e Daniel Schneider saem em terceiro, e na GT3 Alan Hellmeister e Lucas Seripieri ficaram com a pole, quinto da geral.

3.8

No início do treino da 3.8, o primeiro a estabelecer uma volta forte foi Fran Lara, com 1m43s479 no carro #3, apenas 0s107 à frente de Pedro Costa, com Marcelo Tomasoni, Chico Horta e Maurizio Billi a seguir.

Quando faltavam dois minutos para o fim, César Urnhani conseguiu entrar no Top 5, em quinto, mas não houve alterações nas quatro primeiras posições até a bandeira xadrez ser agitada.

No Q2, com os pilotos do Grupo B em pista, Nonô Figueiredo mostrou a velocidade do carro #3 ao registar 1m43s120, deixando William Freire a 1s100. Mas depois apareceu César Ramos e conseguiu o tempo de 1m41s590 e assumiu o primeiro lugar.

Os minutos finais foram frenéticos, e Átila Abreu assumiu a primeira posição, com 1m41s529. Logo de seguida, Felipe Baptista fez 1m41s571 e arrecadou a liderança, mas Ramos voltou com tudo e baixou o tempo para 1m41s080. Abreu, Iorio e Guerra fecharam o top 5 da Q2.

Com a média das voltas mais rápidas no Q1 e Q2, a pole position ficou com Felipe Baptista e Marcelo Tomasoni, com 1m42s661, enquanto Nonô Figueiredo e Fran Lara ficaram em segundo da geral, primeiro na classe GT3.

O que eles disseram:

Werner Neugebauer, pole-position

“O entendimento com o Zonta foi muito bom. Andando sem o ABS errei numa travagem na primeira volta, e o Zonta, que é um grande piloto, salvou essa qualificação. Vamos para cima e tentar ganhar esse campeonato.”

Ricardo Zonta, pole-position: “Largar na frente é muito bom, facilita bastante a estratégia. Temos uma corrida longa, está fácil cometer erros, então a estratégia é andar mais limpo possível sem pegar tráfego ou nada na frente para fazer uma boa corrida. A qualificação foi ótima para nós, mesmo com o Werner tendo problemas com um pneu chapado, deu para fazer um bom tempo na média.”

Marcelo Tomasoni, pole-position na classe 3.8

“Foi bom fazer uma pole é muito positivo, ainda mais no Estoril. Estamos com uma dupla bem boa, com os dois correndo na Carrera. Vamos ver o que vai acontecer, é uma corrida longa, vamos com calma. Mas sair na pole já é uma grande oportunidade para as coisas darem certo.”

Felipe Baptista, pole-position na classe 3.8

“Estou tendo essa oportunidade boa, nunca corri de Endurance, então está sendo boa essa experiência de dividir com o outro piloto e evoluirmos os dois. Vai ser legal largar no meio do pelotão nos carros mais rápidos e tentaremos a vitória”.

Nelsinho Piquet, piloto mais rápido do dia

“O carro está muito bom, não tivemos de fazer muita coisa. Gostei muito da pista, eu já a conhecia, mas quando você passa mais de dez anos fora, você acaba esquecendo. Achei que ia demorar mais a ‘pegar’ essa pista, mas ela é muito boa, tem muita borracha, bastante aderência. Está tudo indo bem. Tenho que destacar também o trabalho que o Schneider está fazendo desde os treinos de sprint.”

Miguel Paludo, piloto regular mais rápido do dia

“Foi uma classificação muito boa para nós, temos tudo para ter um grande dia amanhã, o resultado mostra isso. Vai ser uma corrida de muita paciência. Não tendo o ABS no freio, a gestão dos pneus vai ser essencial. Temos um número limitado de pneus, e largar na primeira fila é um grande passo, e temos tudo para chegar na frente. Uma corrida de 2h30 envolve muita estratégia, mas a nossa dupla é muito equilibrada e vamos focar para ver o que conseguiremos.”

Fran Lara, pole na classe 3.8 GT3

“O Nonô é fera demais, guiou muito bem e vem me ajudando há algumas etapas. Então, estamos com uma sintonia legal e super satisfeitos com o resultado. Esperamos fazer uma boa corrida amanhã. P2 no geral e P1 na categoria, não poderia ser melhor. Foi por um décimo apenas! Estamos perto, e disputa vai ser boa.”

César Ramos, piloto mais rápido do dia na classe 3.8

“Estou super feliz. Já conhecia o carro, mas nunca havia andado sozinho. Na qualificação, foi a primeira vez que senti o carro na mão e é um carro muito interessante de guiar. Estou muito contente com a confiança do Zeca, consegui fazer a diferença no grupo e ajudar ele. Tem muitos pilotos rápidos no grupo e é sempre bom estar na frente em qualquer categoria.”

Dennis Dirani

“Depois de tudo o que aconteceu, estou ainda mais feliz de estar guiando bem e tranquilo. Na minha volta faltou um pouquinho, tive de desviar de um piloto que deu uma escapada, então abri minha volta um pouco lento. Mas os 40s0 do Nelsinho eu não conseguiria pegar, foi um bom tempo de volta e na corrida vamos tentar ficar ali na GT3 e disputar a vitória, dá para arrumarmos um troféu, quem sabe um Top3.”

Resultado (tempo da média das voltas dos dois pilotos):

  1. #1 Werner Neugebauer e Ricardo Zonta 1:41.228
  2. #7 Miguel Paludo e Beto Gresse 1:41.282
  3. #33 Daniel Schneider e Nelson Piquet Jr 1:41.374
  4. #20 Pedro Aguiar e Guilherme Salas 1:41.493
  5. #31 Luca Seripieri e Alan Hellmeister* 1:41.656
  6. #27 Ricardo Baptista e Lucas di Grassi 1:41.687
  7. #81 Marcel Coletta e Gil Farah* 1:41.758
  8. #145 Carlos Renaux e Sergio Jimenez* 1:41.788
  9. #18 Carlos Ambrósio e Dennis Dirani* 1:41.919
  10. #5 Sylvio de Barros e Cacá Bueno* 1:42.111
  11. #10 Adalberto Baptista e Bruno Baptista* 1:42.145
  12. #53 Rodolfo Toni e Danilo Dirani* 1:42.204
  13. #88 Eduardo Azevedo e Ricardo Mauricio 1:42.308
  14. #73 Enzo Elias e Marcelo Franco* 1:42.449
  15. #00 Marcelo Tomasoni e Felipe Baptista (3.8) 1:42.661
    1. #3 Fran Lara e Nonô Figueiredo* (3.8) 1:42.762
  16. #777 Neto e Costa** 1:43.215
  17. #77 Chico Horta e William Freire* (3.8) 1:43.251
  18. #87 Nelson Monteiro e Matheus Iorio* (3.8) 1:43.668
  19. #45 Paulo Totaro e Renan Guerra*(3.8) 1:43.699
  20. #15 Leonardo Sanchez e Átila Abreu*(3.8) 1:43.706
  21. #99 Zeca Feffer e Cesar Ramos*(3.8) 1:44.036
  22. #19 Tom Filho e Rodrigo Mello** 1:44.116
  23. #83 Marco Billi e Maurizio Billi**(3.8) 1:44.430
  24. #26 Cesar Urnhani e Nelsinho Marcondes**(3.8) 1:44.505
  25. #50 Ramon Alcaraz e Marcio Mauro**(3.8) 1:44.980
  26. #911 Pedro Marreiros e Paulo Pinheiro*(3.8) 1:45.021
  27. #85 Eduardo Menossi e Pedro Costa**(3.8) 1:45.379
  28. #71 Sang Ho Kim e Gerogios Frangulis**(3.8) 1:47.737
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