24h Daytona: Mazda na pole, azar para o #5

Por a 24 Janeiro 2019 22:03

Não foi a qualificação que gostaríamos. O Cadillac #5 resolveu complicar a vida aos pilotos portugueses e Filipe Albuquerque teve de regressar mais cedo às boxes e ver o Mazda #77 ficar com a pole.

Oliver Jarvis voltou a mostrar o grande potencial do Mazda e conseguiu bater o recorde da pista, fazendo o tempo de 1:33:685, o que comparado com o 1:36:083 do ano passado, mostra bem a melhoria do andamento dos DPi agora sem terem de ser “atrasados” para os LMP2 poderem acompanhar. Os Mazda dominaram a sessão, com o #77 a instalar-se na liderança a meio da sessão. O Mazda #55 ainda fez companhia durante algum tempo, mas o Acura #7 de Ricky Taylor ficou com o segundo posto. Juan Pablo Montoya ficou com a terceira posição. O #55 ficou com o quarto tempo, à frente do #31 de Felipe Nasr, o melhor Cadillac.

Filipe Albuquerque nem teve tempo para aquecer. Logo nas primeiras voltas sentiu um problema no carro e regressou às boxes. É provável que seja um problema de travões, mas seja o que for, impediu o português de tentar a pole, obrigando a arrancar do fim do pelotão dos protótipos, no sábado.

Em LMP2 foi o #81 da Dragonspeed a conseguir a pole, seguido do #52 e do #18.

Em GTLM a pole sorriu a Nick Tandy, que fez o melhor tempo da sessão, a sua sexta pole em GTLM no IMSA. O Ferrari #62 começou na frente mas a 10 minutos do fim os Porsche assumiram a frente da tabela e de lá nunca mais saíram. O #912 começou na frente, mas foi o #911 a ficar com o melhor tempo, com a companhia do Corvette #3 de Jan Magnussen e do Ford #67 de Ryan Briscoe. O #62 de Davide Rigon ficou com o quarto tempo, Earl Bamber fez o quinto tempo, à frente de Joey Hand no Ford #66. Seguiram-se os BMW que não pareceram muito interessados na pole e o #4 Corvette de Oliver Gavin.

Em GTD a pole sorriu novamente a um Ferrari, pela terceira vez consecutiva. No ano passado foi Daniel Serra a conseguir a pole, este ano foi novamente um brasileiro a ficar com o melhor tempo. Marcos Gomes ficou com o recorde de pista para os GTD, com o tempo de 1:45:257. Seguiu-se o Mercedes #33 e o Acura #86. Mathias Lauda foi o homem responsável por fazer o tempo do #51 na qualificação GTD, onde só pilotos Prata ou Bronze podiam participar e o colega de Pedro Lamy fez a sexta marca. Tivemos cinco marcas diferentes no top 10, com os Audi, Lexus e BMW a ficarem fora dos primeiros lugares.

Nos DPi a “candidatura” dos Mazda parece ser agora oficial. Foram rápidos durante o ROAR e foram rápidos na qualificação. O andamento é bom, mas uma corrida de endurance exige mais do que apenas velocidade pura. Os Acura mostraram também bom andamento, mas a fiabilidade dos Cadillac poderá falar mais alto, assim como a experiência da Action Express. Assim, saír de 15º para o #5 poderá nem ser um problema.

Em GTLM o equilíbrio é visível mas os Porsche voltaram a mostrar um pouco mais e parecem agora, a par dos Corvette os mais sérios candidatos, se é que podemos sequer pensar em atribuir favoritismo. Em GTD está tudo em aberto mas o #51 de Pedro Lamy parece estar no ponto para o ataque ao pódio.

Resultados aqui

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas IMSA
últimas Autosport
imsa
últimas Automais
imsa
Ativar notificações? Sim Não, obrigado