12 Horas de Sebring: Um ícone imortal

A corrida de 12 Horas é a mais conhecida corrida que se realiza em Sebring. A primeira edição teve lugar em 1952, 24 meses depois da pista abrir – e desde logo tinha a particularidade de se realizar no sentido oposto ao dos ponteiros dos relógios, o que ainda hoje se mantém. Entre 1953 e 1972, a prova fez parte dos primeiros campeonatos FIA de Sport, incluindo do Mundial de Sport [WSC – World Sportscar Championship].

O ano de 1966 foi de viragem para a pista: dois acidentes, com cinco mortos, obrigaram a severas alterações no traçado, melhorando drasticamente uma segurança quase inexistente até então. A pista ficou mais segura e não existiram fatalidades até 1980, quando o americano, nascido em Cuba, Manuel Quintana (28/11/1930 – 21/03/1980) perdeu no controlo do seu Porsche 911, na Green Park Chicane, ao passar sobre uma mancha de óleo, não resistindo aos ferimentos, durante a corrida.

As 12 Horas de Sebring são há muito consideradas como o primeiro teste real para as 24 Horas de Le Mans e celebra-se invariavelmente no solstício da primavera – em contraponto com Le Mans, que é no de verão. Com temperaturas elevadas, a prova é um intenso teste de resistência e de fiabilidade

para homens e máquinas. O piloto que mais vezes venceu as 12 Horas de Sebring foi Tom Kristensen – em 1999, 2000, 2005, 2006, 2009 e 2012, sempre com um Audi, com exceção do primeiro ano, em que pilotou num BMW. O carro que mais vezes ganhou foi o Porsche 935, com sete triunfos, mais um que o Audi R8. A primeira vitória de um carro com motor Diesel foi em 2006, na prova de estreia do Audi R10 TDI e foi o pontapé de partida para o triunfo do carro

meses mais tarde, em Le Mans.

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