Um Dakar em quatro dias

Por a 29 Maio 2007 10:50

Um Dakar em quatro dias

Prova inaugural da Taça do Mundo FIA de Todo-o-Terreno de 2007 e única a ser disputada no Continente europeu, a terceira edição do Rali Vodafone Transibérico volta a juntar em Portugal a elite do TT mundial.

Dividido em quatro etapas e sete sectores selectivos (Super Especial incluída), o evento organizado pelo ACP apresenta, este ano, um novo e alternativo esquema, fazendo disputar toda a parte competitiva em Portugal, entre a Beira Baixa e o Alentejo, e deixando para Espanha apenas um percurso de ligação até Badajoz, onde finalizará a segunda etapa.

Em todo o caso, e segundo a Organização, as equipas vão encontrar pistas na sua grande maioria inéditas, com diversos tipos de piso e muitas mudanças de ritmo na ementa.

Cartaz de luxo

Com cartaz de luxo, o Rali Vodafone Transibérico junta uma vez mais em solo nacional as equipas oficiais da Volkswagen e Mitsubishi, no retomar do duelo que marcou a última edição do Lisboa-Dakar e mesmo a anterior edição desta prova – quando De Villiers bateu “Nani” Roma por incríveis 24 segundos de diferença!

Embora ausente este ano, o sul-africano da VW terá, contudo, substituto à altura, ou não tivesse Kris Nissen nomeado Carlos Sainz para conduzir o único Race Touareg inscrito oficialmente. Acabado de renovar o seu contrato com o construtor de Wolfsburg, o madrileno terá aqui o palco ideal para tentar confirmar a sua primeira vitória absoluta na disciplina – também para vingar novo desaire no Dakar.

O outro Touareg, inscrito pelo semi-oficial Team Lagos, será entregue a Carlos Sousa, talvez o único português a partir com legítimas e fundadas ambições de lutar pelo primeiro lugar… Até em “honra” do seu recorde de triunfos (5) nesta prova!

A oposição aos “blues” virá, como sempre, dos “Mitsu Evo Boys”, com Dominique Serieys a manter inalterada a dupla de há um ano, composta pelo francês Luc Alphand e o espanhol Joan “Nani” Roma – justamente o grande derrotado de 2006.

Colin McRae, de regresso a Portugal após a memorável exibição na Baja Portalegre de 2004; o brasileiro Paulo Nobre, a quem caberá defender as cores da alemã X-Raid, num dos X3 CC; Josef Sykora, o rápido eslovaco que venceu a Baja Espanha de 2006; e Boris Gadasin, actual líder da Taça Internacional FIA de Bajas, após o triunfo na Baja Itália deste ano, merecem também destaque entre o vasto pelotão internacional.

De resto, e mesmo tendo de sacrificar um eventual brilharete por uma melhor colheita em termos pontuais, também os principais protagonistas dos campeonatos português e espanhol – liderados, respectivamente, por Miguel Barbosa e Francesc Termens – darão outro colorido a esta grande festa, agora com início a uma quinta-feira e final a um domingo. FIA “oblige”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado

Instale a APP AutoSport

aqui
×