Tiphanie Isnard (Dacia): “Não está nos nossos planos entrar no WRC, vamos concentrar-nos na evolução futura da Renault e na estratégia do grupo, teremos de esperar para ver” | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

Tiphanie Isnard (Dacia): “Não está nos nossos planos entrar no WRC, vamos concentrar-nos na evolução futura da Renault e na estratégia do grupo, teremos de esperar para ver”

José Luis Abreu by José Luis Abreu
23 Março, 2026
in Destaque Homepage, Newsletter, Newsletter destaque, TT, W2RC
A A

Share on FacebookShare on Twitter

Tiphanie Isnard é Chefe de Equipa da Dacia Sandriders & Co-CEO All Sports Management. Depois da Dacia ter vencido o Dakar pela primeira vez, os responsáveis da marca decidiram terminar o programa Dacia Sandriders mais cedo do que o previsto, no final deste ano.
Até lá, há mais um campeonato para vencer, o W2RC, e para já estão bastante bem posicionados, pois venceram as duas primeiras provas, Dakar e Portugal.
Numa conversa levada a cabo antes do arranque da prova portuguesa, Tiphanie Isnard falou sobre o Dakar, uma vitória histórica mas admite sentimentos mistos perante o fim anunciado do projeto no final de 2026, garantindo, contudo, que o futuro da marca no desporto motorizado continua em aberto…

AutoSport: Antes de mais, parabéns pela vitória no Dakar. Vencer o Dakar é fantástico. Como foi para si e para a sua equipa?
Thipanie Isnard: “Foi maravilhoso, porque por detrás deste resultado estão milhares e milhares de horas de trabalho árduo, de dedicação, de tempo passado fora de casa, longe da família e dos amigos. É, de facto, um grande sacrifício em termos de tempo. Quando vi a equipa a chorar e a viver a vitória intensamente, foi extraordinário, sobretudo ao fim de apenas dois Dakar e um ano de projeto. Foi um grande feito, mas eles merecem-no plenamente.”

AutoSport: O que correu diferente – e melhor – neste Dakar em comparação com as edições anteriores?
Thipanie Isnard: “Temos agora mais experiência, esse é o ponto-chave. Mais experiência com o carro, que se mostrou realmente robusto, e isso foi uma grande vantagem. Tínhamos já um ano de bagagem, em diferentes tipos de terreno, no Campeonato, o que nos deu muita informação. Voltamos mais fortes.
Também a própria equipa está mais experiente, e penso que foi isso que esteve na base deste resultado.”

Artigos relacionados

WRC, Rali da Estónia/PEC7: dia perfeito para Sami Pajari

WRC, Rali da Estónia/PEC7: dia perfeito para Sami Pajari

17 Julho, 2026

Jules Bianchi morreu há 11 anos: tinha as portas abertas na Ferrari

17 Julho, 2026

AutoSport: Qual foi, para si, o momento decisivo deste Dakar?
Thipanie Isnard: “Penso que foi na primeira parte do rali. Tivemos bastante sorte, apesar dos muitos furos, e por isso escolhemos uma abordagem mais prudente. Definimos que queríamos estar a meio da tabela de tempos, nem demasiado acima nem demasiado abaixo, encontrando o equilíbrio certo, para fazer uma corrida mais segura e inteligente. E essa estratégia acabou por fazer a diferença…”

AutoSport: Como é que equilibra o orgulho de vencer o Dakar com a decisão de terminar o programa no final de 2026?
Thipanie Isnard: “Por um lado, é uma boa notícia, porque atingimos o nosso objetivo. Mas, naturalmente, há uma certa tristeza por chegarmos ao fim. Isto faz parte do desporto motorizado e faz parte também da vida de uma marca, que investe muito dinheiro na competição, e o Dakar é extremamente exigente.
No final, quando se sente que foi cumprido o que se pretendia para a marca, encerrara-se esse ciclo. Melhoramos em termos de combustível, melhoramos a fiabilidade do carro, reforçámos a imagem da marca num ambiente outdoor.
É muito positivo termos alcançado os objetivos que nos foram traçados. Portanto, são boas notícias, mas é da natureza destes projetos que, a dada altura, tenham de terminar…”

AutoSport: Isto representa uma saída total da Dacia do desporto motorizado ou a marca está a olhar para outras áreas?
Thipanie Isnard: “Para já, o que está decidido é a saída do programa Dakar. Nunca sabemos o que poderá acontecer no futuro. O que é certo é que estamos muito satisfeitos com o que o desporto motorizado trouxe à marca e também à tecnologia dos nossos carros. O mundo está a evoluir muito depressa e de forma muito diferente, por isso vamos ver o que o futuro nos reserva. Não é uma porta completamente fechada para a Dacia no desporto motorizado.

AutoSport: Já ouviu a palavra WRC ser mencionada entre os decisores de topo da Dacia?
Thipanie Isnard: “É engraçado ver que as pessoas falam disso (ndr, rumores na comunicação social). É um programa interessante, mas neste momento não está nos nossos planos entrar no WRC. Estamos focados nesta campanha nos Rally-Raids. Depois de concluirmos este programa, vamos concentrar-nos na evolução futura da Renault e na estratégia do grupo, e então veremos o que acontece. Mas não vamos competir no WRC ‘para a semana’. Gostamos muito do WRC, mas teremos de esperar para ver…”

Tags: DaciaDacia SandridersTiphanie Isnard
José Luis Abreu

José Luis Abreu

Entre curvas e muito pó, descobri que o olhar treinado pela fotografia e a paixão pelos ralis só podiam levar a um destino: o jornalismo desportivo. E já lá vão mais de 30 anos…

Artigos relacionados

WRC, Rali da Estónia/PEC7: dia perfeito para Sami Pajari
Destaque Homepage

WRC, Rali da Estónia/PEC7: dia perfeito para Sami Pajari

by José Luis Abreu
17 Julho, 2026
AutoSport Histórico

Jules Bianchi morreu há 11 anos: tinha as portas abertas na Ferrari

by José Luis Abreu
17 Julho, 2026
Next Post

WRC 2027: o futuro do Mundial de Ralis escreve-se com ‘tinta do passado’?

Pirelli P Zero R e P Zero Trofeo RS no mercado de substituição de pneus de ultra alta performance

Please login to join discussion
  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários

WRC, Rali da Estónia, Sami Pajari domina com pleno de vitórias: o essencial do 1º dia

17 Julho, 2026
Robert Virves lidera WRC2 no Rali da Estónia após dia de equilíbrio extremo

Robert Virves lidera WRC2 no Rali da Estónia após dia de equilíbrio extremo

17 Julho, 2026
WRC, Rali da Estónia/PEC7: dia perfeito para Sami Pajari

WRC, Rali da Estónia/PEC7: dia perfeito para Sami Pajari

17 Julho, 2026

Jules Bianchi morreu há 11 anos: tinha as portas abertas na Ferrari

17 Julho, 2026
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164
GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

157

GP da Bélgica F1: Hamilton vence e fica a duas de Schumacher

153
GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

147

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright