SUPER SSV PORTALEGRE 2020: VASCO MARTINS VENCE NA ABERTURA DO ‘NOVO’ TROFÉU

Por a 5 Fevereiro 2020 08:05

A Herdade das Coutadas em Portalegre acordou na manhã de 1 de Fevereiro de 2020 com um manto de nevoeiro e chuva miudinha bem típicos de dia de inverno, mas que o calor das corridas e a emoção vividas em pista ajudaram a dissipar. À medida que a luz difusa ia trazendo claridade a este recinto repleto de história e simbolismo para todos os amantes do todo-o-terreno foi também aumentando o número de máquinas e pilotos presentes no local, inscritos para participarem na primeira prova do renovado Troféu SUPER SSV.

Coube ao “Código d’Aventura” as honras de abertura desta edição de 2020 do Troféu Super SSV organizando a prova no mesmo local onde se disputa a mítica Baja de Portalegre, aproveitando o espaço e alguns caminhos para criar uma pista rápida e divertida. A muita lama existente na pista foi o elemento marcante da corrida, pois as chuvas que caíram nos dias que antecederam ensoparam bastante o terreno, porém acabou também por adicionar algo ao espetáculo da competição e proporcionar um verdadeiro desafio aos pilotos.

Ao todo estiveram 29 equipas presentes no arranque desta competição promovida pela X-Adventure, um aumento significativo e que tem explicação sobretudo nas alterações regulamentares e na nova fórmula desportiva, agora muito mais próxima dos ralis do que das provas de resistência. É agora possível aos participantes rodarem com a pista limpa e terem o seu próprio ritmo, reduzindo bastante os riscos da competição e possibilitando a todos uma oportunidade de darem o seu melhor em pista e divertirem-se em segurança.

A jornada de Portalegre, que voltou a estar integrada no Portalegre TT, começou da forma tradicional, com uma passagem de reconhecimento pelo percurso para os pilotos poderem ficar a saber “o que os esperava”. De seguida disputaram-se os treinos cronometrados, com todos os participantes a realizarem uma passagem cronometrada que viria a ditar a ordem de partida para a primeira PEC do primeiro setor. Inicialmente previsto para ser composto por 5 PETS, o primeiro sector viria a ser encurtado para apenas 3 PETS devido ás condições do terreno, no entanto, há medida as condições da pista até viriam a melhorar um pouco em grande parte do traçado fruto da limpeza feita pelas passagens consecutivas de concorrentes. Assim, reduzido a 6 PET, o Super SSV Portalegre 2020 viria a ser composto por dois setores de 3 PET cada, que confirmaram a espetacularidade deste novo formato por um lado e a validade da formula desportiva pelo outro, tendo no final sido bastante elogiado tanto pela generalidade dos pilotos como das entidades presentes, e até pelo publico.

Desportivamente a prova foi dominada pelos SSV T1 em que tanto os pilotos Hobby como os Federados fizeram valer as suas qualidades e das suas máquinas para superarem os demais, sobretudo face a um terreno complicado que penalizou veículos da classe Buggy e T0. A dupla Vasco Martins / Diogo Morais, em Can-Am Maverick X-3 inscritos na classe Hobby venceram esta prova, totalizando 30m06.7s, sendo ainda a única equipa que conseguiu rodar abaixo dos 5m por PET. Em segundo lugar ficou Vitor Domingos, também ele em Can-Am Maverick X3 da Classe Hobby foi o segundo classificado, a 1m03s dos vencedores. Francisco Guedes, o primeiro dos pilotos Federados fechou o pódio, ao terminar em terceiro lugar a apenas 3 segundos do segundo classificado, para não variar, também em Can-Am X3.

Filipe Palmeiro, do Codigo D’Aventura, entidade organizadora do Portalegre TT e das provas do Troféu Super SSV e Troféu X-Trophy disse-nos já depois de concluidas as provas que: “Foi um fim de semana positivo com muito público e muita animação, com uma pista difícil com muita lama mas que melhorou bastante com o decorrer das provas. Estreámos um formato diferente nos SSV que se revelou um sucesso segundo os comentários dos participantes mas continuando a transmitir muita emoção ao público. “

Luis Pirralho, da X-Adventure: “Hoje foi um dia que começou algo complicado devido ás condições do terreno, mas acabou por correr tudo bastante bem e deixar-nos a todos muito satisfeitos. A nova formula desportiva parece resultar, e a confirmação disso surge pelas quase três dezenas de equipas participantes e também pelos comentários que esses mesmos participantes fizeram mostrando-se agradados com o modo como as coisas decorreram. Sem duvida parece uma formula ganhadora, melhor para os pilotos, para a organização e para o público. Quero destacar o trabalho feito pelo Código d’Aventura, que com muito empenho e com o apoio dos seus parceiros conseguiu colocar de pé um evento que deixa a todos orgulhosos.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas CNTT SSV
últimas Autosport
cntt-ssv
últimas Automais
cntt-ssv
Ativar notificações? Sim Não, obrigado