Santinho Mendes: “Estava bem e podia ter ‘apertado’ um bocadinho mais com a máquina”

Por a 2 Novembro 2010 12:00

Aos 70 anos, Santinho Mendes, levou a Mitsubishi L 200 de série ao 12º lugar da geral, enquanto José Mendes, no Opel Astra Proto ‘ficou’ a 30 quilómetros do final, quando tinha um Top 10 à vista.

Com 70 anos recentemente celebrados, António Santinho Mendes foi este fim de semana uma das figuras em destaque na Baja 500 Portalegre. Campeão Nacional de Velocidade, de Ralis, de Autocross e de Todo o Terreno, Santinho Mendes teve como prenda dos filhos uma Mitsubishi L200 e uma inscrição na mais emblemática das provas nacionais.

O piloto de Abrantes, que em Portalegre foi por três vezes segundo classificado – 1987 (na 1ª edição), 1991 e 1997 – mostrou claramente que os anos não lhe pesam muito e levou a sua máquina, uma Mitsubishi L200 Strakar quase de série e preparada nas oficinas da Gercar pelo filho mais velho, a um notável 12º lugar absoluto desta prova pontuável para a Taça Internacional FIA de Bajas.

“E podia ter sido melhor. Tivemos de parar para substituir uma peça de acordo com as instruções que o meu Zé Manel me tinha dado, no caso de o carro começar a falhar e achei que era melhor não forçar porque queria terminar a corrida. Mas estava bem e podia ter ‘apertado’ um bocadinho mais com a máquina. Gosto do Portalegre assim e diverti-me bastante aqui com o meu amigo Carlos”, explica Santinho Mendes.

Santinho Mendes: 'Estava bem e podia ter 'apertado' um bocadinho mais com a máquina'

Na sexta feira, na Super Especial com que se iniciou o rali nem tudo correu bem. A equipa só tarde se lembrou de ver a pressão dos pneus que estava exageradamente alta e não houve tempo para regular tudo. O 41º tempo teve todavia pouca influência porque, sem pó não houve qualquer dificuldade em fazer ultrapassagens e foram muitas as que Santinho Mendes teve de fazer. “Por mim só passou um” acrescenta divertido.

Menos sorte teve o piloto e técnico José Mendes que, acompanhado do irmão Vitor, estava bem próximo do Top 10 quando se partiu uma roda do Opel Astra Proto a 30 kms do final.

Em finais de novembro a família volta a reunir-se para disputar as 24 horas TT Vila de Fronteira e Santinho Mendes irá fazer mais uma pausa no golfe, com que agora ocupa a maioria dos dias.

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado